gerenciamento de carreira,

setembro 14, 2017

4 lições de Tom Brady para o gerenciamento da carreira


O grande astro do futebol americano Tom Brady certamente tem um talento nato que o ajudou a chegar ao topo, mas seus méritos vão muito além disso. O atleta soube gerir sua carreira com maestria para superar momentos de adversidade e manter o nível de excelência. No futebol, há diversos exemplos de jogadores que tiveram uma queda abrupta por não gerirem corretamente suas carreiras. É certo que o talento contribui para uma rápida ascensão, mas não basta para manter um profissional entre os melhores por tantos anos. O marido de Gisele Bündchen sabe bem disso e pautou sua trajetória no gerenciamento de carreira.

Veja por que Tom Brady acumulou títulos na NFL e segue como um dos destaques da Liga Norte-Americana mesmo próximo dos 40 anos de idade.

(Leia também: Carreira em Y: entenda o que é e descubra se você está preparado)

 

tom brady 4

1 Tome atitudes para melhorar sua saúde

Talvez você já tenha ouvido a frase “você é o que você come”. A ideia é muito simples: quanto melhor sua alimentação, melhor sua saúde e maior a disposição para realizar as tarefas do dia a dia. Tom Brady é bastante regrado em tudo o que faz, e com a dieta não seria diferente. O atleta baseia sua alimentação em vegetais e carnes magras, o que contribui para manter o físico em dia para competir em alto nível.

A alimentação é um pilar da vida saudável, mas você deve ter atenção com outros hábitos. Afinal, de que adianta comer de forma regrada se não houver o apoio de uma rotina de exercícios físicos? É claro que ninguém precisa seguir um cronograma de atletas de alta performance, mas a chave está no equilíbrio.

As rotinas corridas fazem muitas pessoas deixarem os exercícios físicos em segundo plano. Não cometa esse erro! O ponto fundamental é entender que manter o corpo em movimento traz saúde física e mental, o que se reflete no seu desempenho profissional.

Quem prioriza a saúde, aumenta a qualidade do sono e se sente mais energizado ao longo do dia, uma vantagem em qualquer carreira.

 

tom brady 5

2 Mantenha a calma nos momentos difíceis

Qualquer pessoa tem de encarar momentos desafiadores no trabalho, em que uma decisão errada pode ter um impacto devastador. Tom Brady vive essa realidade a cada jogo, já que, na posição de quarterback, executa a função mais decisiva do futebol americano. O astro tem a responsabilidade de acertar os passes para encontrar os companheiros em condições de concluir a jogada e anotar o touchdown.

(Para entender melhor as regras do futebol americano, clique aqui)

Manter a calma é uma virtude indispensável para um quarterback, pois o nervosismo certamente levará o jogador a errar o passe e colocar o sua equipe em desvantagem. Brady não é um dos melhores no que faz por acaso. Ele é mestre em manter o seu temperamento estável e faz disso uma arma em seu jogo.

A tranquilidade do astro do New England Patriots ficou explícita no último Super Bowl, em que a sua equipe perdia por 21 a 3 no intervalo após algumas falhas do próprio jogador. Brady demonstrou frieza para dar a volta por cima em questão de minutos e conseguiu liderar uma virada histórica no segundo tempo.

Esse exemplo é muito rico porque já vimos muitas pessoas sucumbirem diante dos erros. A capacidade de se reerguer rapidamente é uma virtude valorizada em qualquer profissional e pode resultar em grandes viradas na carreira. Derrotas e momentos difíceis fazem parte da vida, mas as pessoas não devem se desesperar quando acontecerem. O segredo é aprender com o erro e sair dele melhor do que antes.

(Assista: 7 estratégias para lidar com erros)

 

tom brady 3

3 Demonstre gratidão e seja humilde

Não deixar o sucesso subir à cabeça é fundamental para se manter no topo. Tom Brady sempre foi reconhecido como um profissional humilde, que não fica estagnado e busca sempre desenvolver suas habilidades. As inúmeras conquistas não tiraram o foco do atleta, que se manteve disciplinado mesmo após tantos prêmios coletivos e individuais.

A ideia de ser grato passa por reconhecer o valor em outras pessoas ao longo da carreira, mas também por entender que adversidades podem trazer lições valiosas. Atitudes negativas como jogar tudo para o alto diante de um revés não levam a lugar nenhum. Brady sempre demonstrou ser grato às pessoas e acontecimentos ao longo da sua carreira. Isso o ajudou a conservar uma perspectiva saudável sobre todas as suas vitórias e derrotas. A gratidão tem um poder maior do que imaginamos. Um estudo de 2016 mostrou que ela pode até mesmo mudar nosso cérebro. Manter uma rotina de gratidão durante ajuda a focar no que é positivo e não perder o mindset produtivo.

 

tom brady 6

4 Seja criativo

A criatividade é uma virtude valorizada em qualquer profissional. Ao longo da carreira, Tom Brady demonstrou ser um jogador inventivo e nunca se acomodou, o que trouxe novas estratégias para a sua equipe.

O sucesso passa pela busca de caminhos para inovar, independentemente do seu campo de atuação. Pensar fora da caixa pode levar a grandes conquistas coletivas. Isso é ainda mais valioso para um gestor de equipes ou empreendedor, que pode aplicar novas ideias em uma escala maior. O mercado sempre vai valorizar profissionais criativos.

Tome as rédeas da sua carreira!

A gestão de carreira envolve planejamento e disciplina. Você deve ter autoconhecimento para entender qual tipo de trabalho tem mais a ver com o seu perfil e batalhar para crescer no mercado escolhido.

Tom Brady é uma referência para qualquer profissional, pois é a prova viva de que talento e dedicação são aliados poderosos. Comece agora mesmo a colocar em prática as lições do maior astro do futebol americano.

 

Vamos deixar uma dica extra para você dar uma turbinada em sua carreira e na de sua equipe: conheça o conceito Tríade da Produtividade e entenda por que ele pode representar uma grande virada profissional! Gerir o tempo é fundamental para progredir em qualquer área de atuação, clique aqui e conheça esse conceito.




Deixe seu comentário