Motivação,

agosto 3, 2017

6 dicas para manter a motivação no dia a dia


Uma das armadilhas da rotina é a desmotivação. Boa parte das pessoas tem de encarar atividades repetitivas diariamente e não sabem lidar bem com isso. Porém, é preciso encontrar caminhos para manter a motivação em alta – sobretudo se você é um gestor de equipes. Quando alguém se desmotiva, pode ter perdas pessoais e profissionais. Por isso, saber cultivar o ânimo para encarar o dia a dia com energia e disposição é fundamental.

O que muita gente não sabe é que os sonhos de longo prazo podem ter um efeito decisivo para manter a motivação. Eles são um ótimo combustível contra a desmotivação! Mas é preciso estar atento porque a correria e a repetição causadas pela rotina nos levam a deixar nossos sonhos de lado, o que nos desmotiva, e pronto: está criado o círculo vicioso. Neste artigo, trazemos seis dicas simples de colocar em prática para dar uma força na sua motivação.

(Assista: Como definir melhor suas próprias prioridades)

 

1 Elimine as distrações para manter a motivação (e focar nos sonhos)

Podemos dizer, sem exageros, que a época atual é incomparável no quesito distração. A simples presença do celular em nossa mesa de trabalho representa a iminência de perda de foco a cada minuto. Basta uma vibração, um som ou uma luz piscando para interrompermos o que estamos fazendo e checarmos o que a telinha tem a nos mostrar. Alguns estudos indicam como é preocupante o comportamento humano diante dos celulares. Vale conhecer.

E as distrações não se limitam aos celulares. Os e-mails, que pipocam no computador, muitas vezes, são inúteis. Uma boa solução, nesse caso, é ajustar as configurações de spam. Outra fonte de distração é o acúmulo de papéis sobre a mesa, que pode ser resolvido com um pouco de organização. A ordem traz tranquilidade e, claro, foco e ganho de tempo. Ah! E não podemos nos esquecer das redes sociais. Aliás, que tal tentar deixá-las por algumas horas para aumentar sua produtividade?

 

2 Nunca deixe de sonhar

Como foi dito no início deste artigo, os sonhos podem ser uma injeção de ânimo na rotina. O que seria da vida sem os nossos sonhos? Muitas pessoas imaginam grandes conquistas pessoais e profissionais que gostariam de realizar ao longo dos anos e são essas metas que as fazem levantar a cada manhã para que aquele dia seja melhor do que o anterior. Conservar esse espírito é indispensável para manter a motivação.

(Leia também: 7 segredos do gerenciamento de tarefas)

Sonhar é o melhor caminho para manter o foco em um objetivo grandioso que nos faz enxergar atividades repetitivas como uma etapa em busca dele. Vale, no entanto, uma dica complementar a respeito dos sonhos: procure dividi-los em pequenas conquistas (metas) para sentir a evolução e poder encarar cada etapa como um degrau em direção à escalada. Construa seus sonhos passo a passo para manter a motivação elevada, que o levará ao prêmio final.

 

3 Dê recompensas a si mesmo

A injeção de ânimo por superar etapas dos seus sonhos é mais simples do que parece. Além da satisfação natural, você deve se presentear. Isso vai deixá-lo revigorado e pronto para o desafio seguinte. Comprar um novo livro ou mesmo uma barra de chocolate podem ter um efeito bastante positivo no seu mindset.

A ideia do sistema de recompensas vale não apenas na trilha dos seus sonhos, mas também para as tarefas cotidianas que você identifica como possíveis “sanguessugas” de motivação. Quanto mais cansativa a atividade, maior deve ser o presente ao final dela. Isso ajuda a criar uma mentalidade produtiva que o impedirá de desacelerar o ritmo.

(Assista: Mindset produtivo e mindset empreendedor)

 

2

 

4 Visualize seu sonho (literalmente)

Sonhar é algo mágico, mas seu efeito motivador se torna ainda mais poderoso quando conseguimos visualizar com clareza o objetivo final. Criar a imagem mentalmente ajuda, mas a materialização daquela ideia tem um valor ainda maior.

Se você deseja perder peso, por exemplo, crie a sua imagem com o corpo que deseja. Isso pode ser feito no Photoshop ou em um daqueles aplicativos simples de edição de imagens. Vale até mesmo recortar e colar no papel. O importante é materializar o sonho.

Enxergue isso como um amuleto que traz motivação para trabalhar duro em busca do sonho. É importante manter essa imagem sempre acessível a seus olhos. Assim, você poderá olhar para ela todos os dias e cultivar a motivação que somente um grande sonho pode proporcionar.

 

5 Veja sempre o copo meio cheio

A velha história do copo meio cheio ou meio vazio é muito emblemática quando falamos de motivação. Cair no pensamento pessimista é um gatilho para a perda de ânimo. Por isso, enxergue sempre o copo meio cheio diante das adversidades.

Thomas Edison, por exemplo, talvez não tivesse inventado a lâmpada se não fosse persistente e otimista. Quando perguntado sobre os experimentos que haviam falhado, o cientista deu uma resposta que ilustra perfeitamente a ideia: “eu não falhei, apenas encontrei 10 mil caminhos que não funcionam”.

Onde muitos enxergam fracasso, Edison viu a oportunidade de buscar novas soluções com base no aprendizado que ficou dos erros anteriores.

Se até grandes gênios erram, por que temos tanta dificuldade em encarar nossas próprias falhas? Que tal aprender melhor sobre como lidar com os erros?

(Confira neste vídeo sete estratégias que vão lhe ajudar a encarar os erros com uma mentalidade mais positiva)

 

6 Acelere a busca pelos seus sonhos

Muitas vezes, os sonhos parecem distantes por conta da sua grandiosidade, mas cabe a nós encurtar esse caminho. Como fazer isso? Com organização pessoal!

Se você tiver um bom gerenciamento do próprio tempo, certamente conseguirá agilizar as várias etapas que devem ser superadas até a conquista dos grandes objetivos.

Conheça agora mesmo o Neotriad, software desenvolvido para aprimorar a gestão do tempo e tornar a sua vida mais produtiva. Faça o teste grátis por duas semanas!




Deixe seu comentário