lider,líder mundial,

8 de agosto de 2016

Conheça os 7 maiores líderes mundiais e siga suas dicas!


O que define um líder? Essa é uma questão mais complexa do que parece. O fato é que o líder é reconhecido pelo grupo espontaneamente, como um verdadeiro representante, o porta-voz da coletividade. Todos confiam em suas decisões, no seu caráter e creem nas suas ideias. Acontece que não existe uma fórmula mágica para conquistar esse reconhecimento, mas, sim, quesitos como capacidade de persuasão, postura firme e pró-atividade. Todos os líderes mundiais da História guardam suas peculiaridades, aquilo que os tornam especiais.

Se inspirar nessas personalidades é um bom começo para entendermos um pouco sobre liderança e, quem sabe, aplicarmos os ensinamentos no nosso dia a dia. Por isso resolvemos trazer neste artigo, uma lista com 7 líderes mundiais. Confira logo a seguir!

Martin Luther King

Esta lista não seria digna se não incluíssemos Martin Luther King. “Eu tenho um sonho.” Quem nunca ouviu esse discurso? O pastor e ativista norte-americano lutou em defesa dos negros e das mulheres na década de 60. Era um ótimo orador. Tão bom, que acreditava que a palavra era o suficiente para conquistar direitos, defendendo sempre a luta pacífica para a construção de um mundo melhor. Hoje, ele é uma das maiores inspirações para o movimento negro em todo o mundo.

O que podemos aprender com ele?

Aprendemos que entrar em uma luta não necessariamente significa que precisamos ser violentos. A razão tem um grande poder sobre as pessoas, e aqueles que falam a verdade costumam atrair seguidores. Além disso, a crença no potencial do próximo é fundamental.

 

madre teresa

Madre Teresa de Calcutá

Fundadora da ordem “Missionárias da Caridade”, organização presente em mais de cem países, Madre Teresa de Calcutá é um grande exemplo para todos. Seu sonho era simples e comum, principalmente entre os religiosos: ajudar os mais pobres. A grande diferença é que Madre Teresa de Calcutá não se satisfazia com pouco e percebeu que, mesmo para a caridade, era preciso trabalhar duro. Por isso, planejou cada passo até criar a ordem e conseguir a autorização da igreja — o processo levou 20 anos. Queria fazer um trabalho diferencial, negociando, inclusive, com empresas para conseguir o que queria.

O que podemos aprender com ela?

Tão importante quanto levantar as mangas e fazer alguma coisa é planejar cada passo. Você precisa saber exatamente aonde pretende chegar. Além disso, nem sempre é bom copiar fórmulas já estabelecidas no mercado.

 

steve jobs

Steve Jobs

Uma figura controversa no meio empresarial. O fundador da Apple, Steve Jobs, definitivamente revolucionou o mercado de tecnologia, com produtos como o Iphone e o Ipad, no entanto, muitos consideravam o gestor arrogante e autoritário. O fato é que o empresário conseguiu colocar a sua marca não só nos produtos, mas na própria maneira de gerir o negócio — a própria estrutura organizacional da Apple, no passado, só funcionava lá.

O que podemos aprender com ele?

A “assinatura” do empresário pode fazer toda a diferença não só na qualidade dos produtos e serviços, mas, principalmente, na gestão do negócio. Se o objetivo é revolucionar um mercado, é preciso pensar fora de caixa. Além disso, Jobs também dizia que, nem sempre, o público sabe o que quer — ninguém imaginava que telas sensíveis ao toque seriam uma tendência. É preciso, portanto, criar necessidades no consumidor.

 

angela merkel

Angela Merkel

“Mutti” (mãe da ação). É assim que Angela Merkel ficou conhecida na Alemanha. Reconhecida como pessoa do ano pela revista Time, na verdade, Merkel nem sempre teve apoio. Quando ingressou na carreira política, muitos consideravam a falta de carisma como o seu calcanhar de Aquiles. Com o passar do tempo, no entanto, sua competência e seriedade foram reconhecidas não só pelos membros do seu partido, como entre toda a nação, passando a assumir, em novembro de 2005, a chancelaria da República Federal da Alemanha.

O que podemos aprender com ela?

Nem sempre o carisma é uma condição necessária para a formação de um líder. Na verdade, a pró-atividade e o comprometimento podem ser armas ainda mais poderosas para conquistar os colaboradores e fazer com que toda a empresa caminhe no mesmo sentido.

 

obama

Barack Obama

Ao contrário do exemplo que demos anteriormente, Barack Obama é praticamente a representação viva do carisma. Eleito em 2009 como presidente dos Estados Unidos pelo partido Democrata, Obama foi o primeiro negro a ocupar o cargo. Nos debates presidenciais, Obama sempre manteve uma postura cortês e simples, e com uma excelente oratória, conseguiu até mesmo a reeleição. Possui uma assertividade incrível nos seus discursos.

O que podemos aprender com ele?

Nem sempre o líder é aquele que ocupa um cargo de chefia. Mais do que isso, os liderados precisam se identificar com ele. Obama impressiona pois consegue reunir a simplicidade, como um cidadão americano comum, à assertividade.

 

margaret

Margaret Thatcher

Outra figura controversa em nossa lista. Margaret Thatcher tinha uma visão clara para o futuro da Inglaterra: o caminho do progresso era diminuir o papel do Estado e abrir a economia. Alguns economistas, até hoje, atribuem o sucesso econômico do país às decisões tomadas por Thatcher, que ficou no poder entre 1979 e 1990, por três mandatos consecutivos. Acontece que a premiê britânica era uma defensora tão ferranha de suas ideias, que acabou gerando uma série de inimigos, com os quais debatia com fervor, como os sindicados, comunistas, entre outros. Pela ferocidade com que defendia suas ideias, Thatcher ganhou o apelido de “Dama de Ferro”.

O que podemos aprender com ela?

Nem sempre o líder consegue agradar a todos. Na verdade, é comum que ele encontre inimigos, afinal, sempre existiram forças tendendo para lados diferentes. Em alguns momentos, no entanto, é importante manter o pulso firme e batalhar por aquilo que você acredita.

 

walt disney

Walt Disney

A Disney é uma referência mundial para todas as empresas. Hoje, atua no mercado de turismo, de animação e cinema. O foco do seu fundador, Walt Disney, sempre foi na excelência em tudo o que era produzido pela empresa e, por conta disso, conseguiu muito mais do que simples consumidores, mas verdadeiros apaixonados pela marca. Um dos grandes diferenciais da gestão de Walt Disney é o fato de que ele tinha como premissa valorizar seus colaboradores, construindo uma cultura organizacional positiva.

O que podemos aprender com ele?

Por fim, nossa última lição é simples: o líder precisa se preocupar, verdadeiramente, com todos os seus liderados. Disney sabia disso e, portanto, investia bastante para garantir a satisfação dos “clientes internos”. Com isso, criou uma das maiores empresas do mundo!

Gostou de conhecer a nossa lista de líderes mundiais? Achou que ficou faltando alguma personalidade importante? Deixe nos comentários!

14 Comentários

  1. Gilcia Beckel disse:

    Nelson Mandela

  2. João Santos disse:

    Lula, lider da maior quadrilha de todos os tempos.

  3. OSVALDO O MORAIS disse:

    Parabéns pelo tema e pela objetividade em mostrar habilidades ímpares e necessárias para pessoas que almejam a liderança. Quero sugerir aqui o nome de JESUS o maior líder da história, aquele que conseguiu estipular duas ERAS: antes de Cristo e depois de Cristo.

    Dentre as suas habilidades, que não são poucas e são incomparáveis, gostaria de citar duas: a habilidade de AMAR e ENSINAR. Cristo conhecia qual era a sua missão, conhecia os riscos e sabia que a conclusão de sua obra seria executada pelos seus discípulos. Ele se cercou de pessoas simples, iletradas, inseguras, cada qual com suas problemáticas. JESUS se reunia sempre com seus discípulos e alternava momentos de ensino e de amor. Após a morte de JESUS, seus discípulos saíram e pregaram o Evangelho até os confins do mundo.

    O que podemos aprender com JESUS?
    É necessário ter paixão verdadeira pelo que se faz, ou seja AMOR.Amar o que se faz, exige determinação e sacrifícios para alcançar o resultado desejado. É igualmente necessário compreender os liderados e ensiná-los. Não basta definir metas e cobrar que as mesmas sejam alcançadas, se faz necessário capacitar as pessoas a desenvolverem suas habilidades para então, se comprometerem em dar o seu melhor.

    Espero ter contribuído

    Abraço
    Osvaldo de Oliveira Morais.

    • Alba Mirindiba Bomfim Palmeira disse:

      Muito bem lembrado, Osvaldo! Jesus, não poderia faltar à essa lista! Mestre dos Mestres! Ninguém teve maior amor do que Ele, que morreu na cruz por todos nós!

    • Elisvan disse:

      Parabens ao Osvaldo por esta explanaçao belissima, JESUS o maior nome de todos os tempos, todo joelho se dobrara ante a grandeza do seu poder, inclusive estes, citados neste artigo

    • Jeea Macedo disse:

      Parabéns, eu também ia sugerir Jesus, foi o líder mais importante da história, não pode faltar em nenhuma lista.

    • Davi Bastos disse:

      Ótimos agurmentos!!!
      Jesus foi e é o maior lider que já existiu.

    • Elisabete disse:

      Sim o maior lider !!

    • João disse:

      Desculpe mas estamos falando de pessoas que existiram de verdade (segundo a historia) e perante a historia se quer existiu querendo ou não não se pode misturar religião com realidade alguém real que fez um grande feito que eu considero um insulto não estar nesta lista é o adorável e famoso hitler o maior lider mundial este sim pode ser chamado de LIDER.

  4. Edi Carlos Xavier - Palestrante de Vendas disse:

    Excelente post.
    Eu acrescentaria Nelson Mandela pela sua capacidade de resistir a toda a pressão e ter resiliência para conquistar o seu ideal.
    Também acrescentaria Mahatma Ghandi pela sua simplicidade e força espiritual tão elevada.

    Abraços
    Edi Carlos Xavier – Palestrante de Vendas

  5. grande disse:

    jesus o maior de todos os tempos…

  6. A Formiguinha disse:

    As pessoas otárias falam q o Lula é corrupto! Ele tinha que tá nessa lista

  7. Jorge disse:

    Ta na disney pai.
    Adorável é ursinho de pelucia, cachorro fofinho. O cara é um monstro




Deixe seu comentário