disciplina no trabalho,

27 de dezembro de 2016

Disciplina no trabalho: 9 dicas para ter mais sucesso!


Dezembro, última semana do ano, momento de fazer uma pausa e refletir. Talvez, no ano anterior, você tenha feito a mesma coisa e formulado novos planos, como aprender um novo idioma, ser promovido, liderar algum projeto importante na empresa, iniciar aquele MBA, cuidar melhor da saúde, etc. Mas será que você teve a disciplina no trabalho necessária para tirar os planos do papel?

Infelizmente, para a maioria das pessoas, as expectativas para esse ano não alcançaram a realidade. O país está com mais de 13 milhões de desempregados, inflação acima do teto estabelecido pelo governo e juros bastante elevados. Tudo isso sem citar a crise política, o que leva a crer que o ano não foi um dos melhores para a priorização da carreira.

Se você quer garantir sucesso que faltou nesse ano, continue a leitura e descubra como melhorar o seu planejamento e disciplina para alcançar os seus objetivos.

 

1. Inicie o ano sem pendências

Imagine que você está passando por uma pequena dificuldade financeira. Logo, você começa a atrasar algumas contas. Se você não tomar uma ação imediata, qual será o resultado?

Provavelmente em pouco tempo, as suas dívidas estarão com muitos juros, e por isso você terá que modificar drasticamente os seus hábitos, reduzindo as despesas e buscando formas de aumentar a sua renda.

Assim como neste exemplo citado, quando você começa o ano com demandas atrasadas é como se você estivesse “pagando juros”. Por isso, para iniciar o ano livre, analise tudo o que ainda está pendente e converse com o seu gestor financeiro sobre a necessidade de cada item.

Elimine tudo o que for supérfluo, circunstancial, e que não trará resultados significativos. Caso alguns desses itens sejam projetos grandes ou complexos, alinhe-os para que sejam reprogramados para o ano seguinte. Os poucos que restarem, serão pequenos projetos ou tarefas,que você deve dedicar foco total para finalizar ainda este ano.

 

2. Aprenda com os seus resultados

Para ter sucesso no cumprimento de suas metas, o primeiro passo é saber exatamente quais são os seus pontos fracos e fortes. Faça uma análise pessoal e verifique quais foram, as suas oportunidades e os aprendizados. Selecione o projeto ou a área que você obteve o melhor resultado no ano. O que você fez para conseguir isso? Como você trabalhou com a sua equipe, com seus pares e outras áreas? Quais habilidades teve que desenvolver?

Faça o mesmo com o projeto que foi o seu maior fracasso no ano. Analise a fundo os comportamentos e atitudes que o levaram a esse resultado.

Isso não significa que você não cometerá erros, mas se isso acontecer, que sejam erros novos para te proporcionar mais aprendizados e experiências.

Depois dessa análise, você terá um mapa claro do que precisará fazer ou evitar para ter melhores resultados no próximo ano.

 

3. Faça o seu planejamento

Agora que você está livre de pendências e sabe exatamente quais são os seus pontos fracos e fortes, chegou o momento de fazer o seu planejamento.

A primeira coisa a considerar é a quantidade de metas. Lembre-se de que quanto menor for o número que você estipular, maior será a sua capacidade de foco e execução para atingir os resultados desejados.

Outra coisa importante ao realizar o seu planejamento é ter um mindset realizador. Isso significa que em vez de focar nas coisas que lhe faltam, você deve se concentrar no que fazer para que a sua meta seja alcançada.

Para finalizar o planejamento, você deve criar um plano de ação, ou seja, desdobrar a meta em pequenas tarefas, que devem ser realizadas com regularidade, até que o objetivo principal seja atingido. Para isso, delegue o que puder para a sua equipe e acompanhe a execução para garantir que essas metas sejam cumpridas dentro do prazo.

 

4. Saiba o papel da disciplina no trabalho

Segundo Porter e Kaplan, no livro The Strategy Focused Organization, 90% das estratégias falham pela execução e não pela qualidade da estratégia.

Isso significa que, por melhor que tenha sido o seu planejamento, você não alcançará os resultados esperados a menos que tenha muita disciplina no trabalho. Se você é uma pessoa procrastinadora, não se desespere. Essa disciplina deve ser cultivada para que se torne um hábito no futuro. Comece com pequenas metas diárias e, aos poucos, e vá aumentando gradativamente o seu foco.

 

5. Reconheça os seus pontos fracos e tome medidas para contorná-los

Se não consegue se concentrar no trabalho com a internet ligada, desligue-a ou considere usar um navegador apenas para trabalho, com bloqueador de propagandas, sem barra de favoritos e com extensões para bloquear os principais sites que fazem você “fugir” do trabalho.

Para o bem da sua produtividade, não se esqueça de fazer pequenas pausas em horários determinados para acessar os sites que gosta, se alimentar ou descansar.

 

6. Não fique com o seu plano de ação somente na cabeça

Quanto mais livre estiver sua mente, mais capacidade de contração, foco e criatividade estarão à disposição. Por este motivo, não guarde as coisas somente na sua cabeça e utilize um software como o Neotriad para gerenciar todas as suas metas, projetos e equipe.

Caso não seja muito ligado em tecnologia, utilize um bloco ou agenda, mas mantenha sua mente focada apenas em cumprir o plano que você escreveu. Anote as demais demandas que surgirem durante o dia, e as realize somente depois que você finalizar as coisas que são mais importantes primeiro.

 

7. Visualize o seu resultado futuro

Você ficará menos tentado ao ceder uma gratificação imediata se tiver a recompensa que terá a longo prazo bem clara na sua mente.

Visualize os resultados positivos constantemente, como se já estivesse cumprido a sua meta e sinta todos os benefícios que terá ao alcançá-la. Isto dará a você uma força extra para se manter disciplinado.

 

8. Recupere-se rapidamente

Por mais que você tente, nem sempre os seus planos podem acabar do jeito que você espera. O mais importante é a forma como você lidará com essas falhas. Aprenda com erros, corrija sua rota e siga em frente para fazer melhor da próxima vez.

 

9. Alimente-se bem

A alimentação inadequada (ou a falta dela) vai enfraquecer a sua produtividade, uma vez que reduz o nível de concentração e bom funcionamento do seu organismo.

O seu corpo precisa estar bem alimentado e hidratado para fazer o seu cérebro funcionar de forma adequada, prevenir o stress e garantir que você esteja com energia e foco para cumprir as tarefas planejadas e não sucumbir às distrações.

Agora que você já sabe como fazer do próximo ano um sucesso, aproveite para saber mais detalhes sobre como atingir as suas metas!

1 Comentário

  1. Maria Elizabete Silva D' Elia disse:

    Gostei muito das dicas, sempre úteis para atingir metas e resultados.

    Fiquei muito feliz porque já as estou praticando.

    Mas a leitura é sempre válida para aumentar a motivação e disciplina.




Deixe seu comentário