automatização de processos,

8 de Março de 2018

Automatização de Processos: como garantir mais produtividade?


A gestão qualificada de pessoas é chave para que a sua empresa tenha sucesso. Ao mesmo tempo, a agilidade nos processos é um diferencial para conseguir investimentos e para melhorar os resultados.

Então, por que não pensar na automatização de processos? Através de ferramentas como os chatbots, que realizam atendimento automatizado, você pode melhorar a produtividade e obter ganhos incríveis.

 

O que é automatização de processos?

É um processo de racionalização e otimização das atividades chave da sua empresa. Isso integra sistemas e aplicações para reduzir o tempo e os recursos necessários para executar um projeto. O ciclo de produção é reduzido como um todo.

Entenda: 3 vantagens para automatizar os processos do seu negócio

Com a automatização de processos, é possível controlar e monitorar resultados em tempo real. Esses resultados são definidos através de indicadores de performance, que observam onde que há ineficiência e desperdícios.

Além disso, a automatização de processos permite descentralizar funções e delegá-las de uma forma bem mais simples. Através de um sistema integrado de níveis e acessos de aprovação, o controle operacional e o gerenciamento ficam mais simples e intuitivos, diminuindo o tempo perdido com burocracia.

Quatro benefícios da automatização de processos

1. Reduz custos de treinamento

Um processo automatizado bem feito fornece instruções passo a passo durante a execução, tornando desnecessária a designação de um profissional exclusivo para treinamento.

 

2. Reduz custos de operação

Um processo automatizado organizado reduz os gastos com métodos burocráticos, diminui as perdas de materiais e aumenta o tempo útil dos trabalhadores.

 

3. Melhora a produtividade

Com mais tempo para se dedicar ao que é mesmo relevante, os colaboradores da empresa conseguem melhores resultados, as metas das equipes são mais facilmente atingidas e todo o negócio prospera.

 

4. Melhora o atendimento

Esse aspecto é fundamental em todas as empresas. Ao atender um cliente, a empresa precisa estar preocupada com toda a jornada, inclusive o pós-venda.

Quando conectado a processos automatizados, o atendimento obtém dados relevantes que servem para saber o que os clientes querem. Vamos falar um pouco mais sobre isso.

 

A importância de processos automatizados de atendimento

Os consumidores 3.0 querem conveniência, agilidade e estão no comando. Você não vai ter como prendê-los na sua loja ou na sua empresa: eles podem fugir em um milésimo de segundo e se perder na próxima aba da internet.

É por isso que os processos automatizados de atendimento são importantes. Eles não só tornam mais ágil a conversa com o cliente – eles podem ir direto ao ponto, transformando em uma venda o que muitas vezes é apenas uma sondagem.

Leia mais: chatbots – contribuição ou ameaça para a experiência do cliente?

A automatização de processos de atendimento através de chatbots traz todos os benefícios citados no tópico anterior, como redução de custos e melhora na produtividade, e ainda contribui com o crescimento das vendas. O atendimento automatizado proporciona respostas rápidas, sem desperdício de tempo com repetições e sem cometer erros humanos.

 

O atendimento automatizado aumenta a produtividade

Outra garantia que é trazida pelo processo automatizado de atendimento é a coleta inteligente de dados. As conversas de um cliente com um chatbot são registradas através de uma ferramenta fácil e intuitiva, que pode basear as suas próximas decisões. Assim, você consegue, de forma mais simples, saber o que os consumidores querem para adquirir novos e fidelizar os antigos.

 

Exemplos de processos que podem ser automatizados

  • Atendimento de clientes
  • Cadastro de clientes e formulários para cadastro
  • Alterações de cadastro
  • Vendas
  • SAC
  • Pedidos de linhas de crédito
  • Aplicações de cartões de crédito
  • Pesquisas de satisfação
  • Processamento de reclamações
  • Pedidos de manutenção e resolução de erros

Como implementar a automatização de processos

Ferramentas que apliquem BPMS (Business Project Management Service) são importantes para ajudar a identificar e implementar os processos automatizados na sua empresa.. Através delas, você consegue trabalhar, de uma forma intuitiva, para conseguir observar quais processos precisam ser automatizados.

Da mesma forma, as soluções de atendimento através de chatbots da mostram, de forma clara, assertiva e intuitiva, como a conexão com o cliente pode ser automatizada. Chatbots humanizados, com perguntas breves e sucintas, podem trazer enormes benefícios para a sua empresa.

 

 

 




Deixe seu comentário