colaborador,empresa,gestor de equipes,liderança,neotriad,organização,performance,produtividade,resultados,tarefas,

1 de novembro de 2018

Características de um líder: conheça 5 virtudes decisivas


Você sabe quais são as principais características de um líder? Há várias virtudes que o chefe pode apresentar a seus colaboradores para produzir resultados melhores e um ambiente de trabalho saudável.

Existem certas características de um líder que são ainda mais importantes e devem ser buscadas por gestores de equipes. No post de hoje, vamos apresentar cinco desses pontos positivos que vão ajudar você a potencializar o rendimento do time.

(Leia também: Você conhece o seu estilo de liderança? Descubra aqui!)

Honestidade

É evidente que a honestidade está entre os deveres morais que todas as pessoas precisam seguir. Mas, quando pensamos em liderança, a honestidade tem de ser observada sob outro ângulo.

Um dos fatores que faz o colaborador se dedicar inteiramente à empresa é confiar em quem está no comando. Isso não acontece da noite para o dia; cabe ao líder semear a confiança com demonstrações de honestidade.

Quando, por exemplo, um funcionário erra determinado processo, o líder pode supor que uma atitude de colocar panos quentes evitará que a pessoa se aborreça. Talvez isso funcione em um primeiro momento, porém, o mais eficaz é ser claro no feedback e apontar o erro de forma direta.

É duro levar uma bronca do chefe, mas esses momentos mais difíceis ajudam a sedimentar uma relação de confiança. Mais à frente, quando a pessoa acertar, o líder poderá abordá-la para enaltecer os resultados e demonstrar reconhecimento. Em outras palavras, um profissional comandado por alguém honesto sente vontade de segui-lo e vestir a camisa da empresa.

Competência

De que forma os membros da sua equipe avaliam a sua liderança e as suas decisões? Será que eles olham para você e enxergam alguém realmente competente e apto a comandar uma empresa?

A competência é uma virtude necessária para que uma empresa seja bem-sucedida em qualquer mercado. Mas não basta ser competente, é preciso transmitir essa ideia aos colaboradores.

Isso não significa que você precise passar uma imagem de super-herói, capaz de resolver todos os problemas da empresa. Em ações decisivas para o negócio, seja claro sobre a sua participação sem perder o bom senso.

Tenha em mente que o ideal é despertar o seguinte sentimento em sua equipe: “isso mostra por que ele está no comando e por que estamos evoluindo”. Perceba que existe uma linha tênue nessas demonstrações de competência perante os colaboradores. Não é recomendável atrair todos os holofotes, principalmente se isso for feito de maneira artificial.

Capacidade de inspirar

As pessoas têm como ídolos aqueles que conseguem inspirá-las com os seus feitos. Uma das mais ricas características de um líder é a capacidade de inspirar aqueles que estão ao seu redor.

A competência pode ser inspiradora, naturalmente. Mas pequenos gestos no dia a dia são capazes de alimentar a admiração de seus colaboradores. Certa vez, Steve Jobs abordou o CEO da Pepsi, John Sculley, na intenção de convencê-lo a se mudar para a Apple. Ele disse o seguinte: “você quer continuar vendendo água com açúcar para o resto da vida ou deseja mudar o mundo?”.

De forma bem direta, Jobs mostrou por que a Apple era diferente das outras grandes empresas. A dica é apontar as razões que fazem o seu negócio ser diferente dos outros. Quem trabalha na empresa deve se sentir parte de algo maior.

Essa capacidade de inspirar contribui também para despertar um propósito nos colaboradores. É sempre bom lembrar que as gerações mais jovens valorizam esse conceito e desejam que a empresa em que trabalham seja inspiradora e faça a diferença.

Inteligência

Inteligência é uma virtude valorizada pelas mais diversas razões e tem grande peso também para um líder. O desenvolvimento da inteligência ao longo da vida pode ser acelerado por meio de cursos e outras atividades de aprendizado.

Assim como ocorre com a competência, é importante ter cuidado para não tornar tudo artificial. Se você tomar alguma atitude relevante à empresa, não deve alardear isso para todos os colaboradores. Deixe que eles percebam de forma natural que a sua inteligência foi decisiva para aquele resultado positivo.

Tem algo que muitos subestimam, mas que ajuda a demonstrar inteligência: a capacidade de fazer boas perguntas. Ser inteligente não é ser um “sabe-tudo”. Por isso, é saudável que você aborde membros da sua equipe com perguntas bem formuladas.

A tendência é que eles notem você como alguém competente e que está sempre em busca de novos conhecimentos. Mas lembre-se que as perguntas têm de ser inteligentes, pois uma dúvida banal pode gerar o efeito contrário.

Visão de futuro

Onde você imagina que a sua empresa estará amanhã?

Liderar vai muito além de delegar tarefas e ajudar os colaboradores a melhorarem os resultados. O grande comandante é também aquele que se mostra inquieto em relação à realidade presente e estuda alternativas futuras.

Muitos líderes refletem sobre os próximos passos da empresa para fazê-la avançar. No entanto, não são todos que comunicam isso de forma eficiente para suas equipes.

Uma das características de um líder que você deve buscar é essa capacidade de dialogar com os colaboradores. Se você tiver uma ideia a respeito do futuro do mercado em que atua, por que não marcar uma reunião com os colaboradores para compartilhá-la? Além de estreitar a relação, isso demonstrará que você confia em sua equipe. É natural, ainda, que o encontro produza novos insights e leve a empresa mais à frente.

A ferramenta certa para o grande líder

A boa liderança vai além das atitudes adotadas no dia a dia. Ela passa também pela incorporação de ferramentas de gestão que contribuam para o bom andamento dos processos.

O Neotriad é o software ideal para chefes que desejam delegar tarefas de forma mais precisa e administrar melhor o tempo de sua equipe. A ferramenta melhora a organização dentro da empresa e, em poucas semanas, eleva os resultados individuais e coletivos.

Portanto, além de buscar as características de um líder apresentadas aqui, vale a pena fazer um teste no Neotriad. Durante duas semanas, a ferramenta é 100% gratuita! Faça o teste agora mesmo.




Deixe seu comentário