colaborador,criatividade,empresa,gestor de equipes,liderança,produtividade,resultados,

6 de setembro de 2018

Como aumentar a produtividade da equipe? Capriche no design!


Gestores estão sempre em busca de respostas para a velha pergunta: como aumentar a produtividade da equipe? Existem diferentes métodos e técnicas para isso, mas algumas passam despercebidas pelas pessoas.

Você sabia que alguns ajustes relativos ao design podem impactar positivamente a produtividade? Algumas características do local de trabalho dão vida a um espaço em que todos rendem mais. Portanto, para saber como aumentar a produtividade da equipe, é preciso ficar atento, também, ao design do ambiente.  

O artigo de hoje traz cinco reflexões sobre o impacto que o design exerce sobre empresas dos mais diversos portes. Você vai se surpreender ao ver que pequenas mudanças podem produzir resultados significativos.

Espaços casuais para trabalhos individuais

Colaboradores que ficam presos a um mesmo espaço durante todo o tempo podem se tornar improdutivos. Portanto, cabe aos líderes oferecer uma alternância a seus subordinados.

A ideia não é que os colaboradores comecem uma verdadeira dança das cadeiras dentro da empresa. Uma iniciativa sutil pode ser benéfica para o resultado coletivo. Para a execução de tarefas individuais, por exemplo, ofereça espaços casuais para os colaboradores trabalharem.

Ambiente de trabalho mais casual

Esse pequeno ajuste espacial no ambiente fomenta a criatividade e provoca uma elevação nos resultados. Claro que não se trata de uma regra absoluta, mas de uma tendência. Vale lembrar, ainda, que essa flexibilidade a respeito do local de trabalho eleva a satisfação das pessoas, que passam a enxergar o local como um espaço mais aconchegante.

Essa tendência tem relação direta com o crescimento do trabalho remoto. Espaços casuais dentro da empresa “simulam” esse ambiente mais doméstico, ao qual as pessoas estão cada vez mais habituadas.

(Quer saber como aumentar a produtividade da equipe? Incentivar a meditação pode ser uma boa!)

Maior controle acústico

Ainda sobre as tarefas individuais, existe um fator que pode ser uma verdadeira dor de cabeça: o som excessivo. Ambientes de trabalho com muita poluição sonora fazem o colaborador perder o foco sobre a atividade que está realizando. O resultado disso é uma baixa na produtividade individual e coletiva.

Há técnicas de design e interiores que ajudam a controlar o som ambiente. A utilização de carpetes, por exemplo, reduz o barulho dos passos das pessoas. Plantas e objetos de decoração absorvem parte do som, o que também alivia o volume e o perigo das distrações.

No entanto, o design não basta quando o assunto é controle acústico. Uma boa dica para o gestor de equipes é reunir seu time para tratar especificamente sobre esse tema. É comum haver pessoas que falam um pouco mais alto do que as outras, por isso o bom senso deve prevalecer.

Disposição espacial para quebrar a monotonia

 

Salas, corredores e mesas padronizadas podem se tornar tediosas para os funcionários. Uma forma de romper essa monotonia visual e espacial é ser criativo na disposição dos móveis. Outra dica é criar regiões temáticas dentro do escritório para tornar o ambiente mais interessante.

A ideia por trás dessas iniciativas é manter os colaboradores contentes em seu ambiente de trabalho. Quando tudo é muito cinza e segue um padrão rígido, as pessoas podem se ver desmotivadas. Há casos em que isso acontece até mesmo de forma inconsciente.

Valorize o espaço físico como propulsor da motivação de sua equipe. Quando cada um percebe seu ambiente de trabalho como um lugar bacana e criativo, a produtividade aumenta de forma natural.

Sensação de propósito e pertencimento

A maioria das pessoas gosta de se sentir parte de algo maior quando chega ao seu local de trabalho. O design do escritório pode contribuir para isso com algumas características.

Há empresas que valorizam seu próprio DNA por meio das escolhas de decoração. Uma ideia é utilizar fotos dos próprios colaboradores, com textos que descrevam a sua importância para o sucesso da companhia.

Mulheres em uma reunião

Essa ideia de propósito e pertencimento é muito forte entre os mais jovens. Pessoas com menos de 30 anos, em geral, são mais inquietas e querem visualizar seu ambiente de trabalho como um local transformador. Em outras palavras, elas desejam se sentir parte de uma grande mudança no mundo.

A decoração pode reforçar o valor da marca para o mundo e também o papel de cada colaborador nessa história.

(Outra dica sobre como aumentar a produtividade da equipe: música pode ser benéfica, mas vale conferir as ressalvas)

Salas individuais para cada equipe

Uma sala de reuniões vazia

Provavelmente, você já ouviu falar em war room, ou sala de guerra. Trata-se da sala de reuniões em que grandes decisões são tomadas e os rumos da empresa podem ser alterados.

Uma teoria que ganha força é a de que essas salas não devem ser compartilhadas por diferentes times. Sobretudo durante processos criativos, é salutar que cada time tenha sua própria sala. A ideia é que o ambiente se torne parte do processo e passe a contribuir para que novas ideias surjam.

As salas individuais para cada equipe podem representar um custo alto para a empresa, por isso é preciso refletir a respeito delas. Conforme dito acima, essa opção de design tem muito a ver com a necessidade de fomentar novas ideias.

É possível que o gestor detecte essa necessidade em situações específicas. Caso isso aconteça, uma alternativa é destacar determinada sala para uma equipe durante um período limitado.

Uma dica extra sobre produtividade

As iniciativas de design sugeridas aqui podem ajudar a tornar seu time mais produtivo. Ainda assim, é preciso trabalhar em outras frentes para que o rendimento seja cada vez melhor.

Uma excelente alternativa para aprimorar as entregas e resultados é adotar um software de gestão de equipes. A ideia é incorporar um ambiente virtual em que todos os colaboradores têm acesso.

Dentro da ferramenta, é possível criar projetos, tarefas, compromissos e outras atividades. O objetivo é organizar o tempo de forma criteriosa. Assim, cada hora do seu dia e da sua equipe renderá mais.

Um dos softwares mais conceituados nesse segmento é o Neotriad, desenvolvido por Christian Barbosa, o maior especialista em gestão do tempo do Brasil. Que tal fazer um teste grátis na ferramenta por 14 dias? Clique aqui para conhecer o Neotriad! É a resposta certa para sua dúvida sobre como aumentar a produtividade da equipe.




Deixe seu comentário