carreira,empresa,gestão do tempo,performance,produtividade,resultados,vida pessoal,

4 de outubro de 2018

Como aumentar a produtividade: quais atividades são mais valiosas?


Uma pergunta recorrente em diferentes segmentos é como aumentar a produtividade individual e coletiva. Para você fazer suas horas renderem mais, o primeiro passo é mapear quais atividades trazem mais valor ao seu dia a dia.

Quando dedicamos mais tempo a atividades realmente valiosas, nos tornamos mais produtivos. No artigo de hoje, apresentamos algumas dessas atividades. Se você deseja entender como aumentar a produtividade, comece a mensurar o valor de cada hora do seu dia.

Como valorar as atividades do dia a dia

Ao adquirir um bem de consumo durável, é natural que uma pessoa pense a respeito do seu valor futuro. Em geral, os melhores negócios são aqueles em que o produto tende a se valorizar com o passar do tempo.

Veja um exemplo simples:

A compra de uma casa por um preço competitivo pode render lucro dentro de 10 anos. Aspectos como a valorização da região e a economia do país influenciam nessa variação. Por outro lado, a aquisição de um automóvel zero quilômetro, invariavelmente, vai gerar uma perda substancial de valor no mesmo período.

A lógica que utilizamos nos gastos monetários pode ser aplicada no dispêndio de tempo que temos a cada dia. Será que a sua agenda está repleta de atividades que não lhe renderão valor futuro?

O entretenimento como forma de elevar a produtividade

Separar algumas horas da semana para atividades dedicadas ao entretenimento é uma iniciativa saudável. O que diferencia algumas pessoas é a escolha de atividades que aliam o entretenimento à geração de valor.

Você pode optar por passar duas horas assistindo a um programa de amenidades na televisão. Mas, e se a escolha for por acompanhar uma palestra que lhe trará ensinamentos? Perceba que é possível se divertir e aprender ao mesmo tempo, o que gera mais valor às horas do seu dia.

Ainda no exemplo acima, suponha que você manteve a opção pelo programa de amenidades. Você poderia tornar mais valiosas aquelas duas horas se passasse esse tempo correndo em uma esteira. Isso contribuiria diretamente para sua saúde física e, por consequência, para a sua produtividade.

Confira alguns tipos de atividades com grande potencial de elevar o seu rendimento diário.

1. Leitura

Vivemos a era das séries televisivas, mas é preciso equilíbrio para não priorizá-las excessivamente em seu tempo disponível. Livros ainda são uma fonte de inspiração e aprendizado incomparável.

Por meio da leitura, você pode exercitar sua criatividade e também obter conhecimentos específicos para sua área de atuação. Existem livros dos mais diversos perfis, por isso você pode montar uma lista adequada ao seu gosto pessoal e profissional para que a leitura sempre seja um prazer.

Vale destacar, ainda, que os livros são o instrumento mais poderoso de expansão do vocabulário a que temos acesso.

2. Cursos

A leitura pode ampliar o seu domínio sobre temas que fazem parte do seu dia a dia profissional. Mas é recomendável conciliar os livros com alguns cursos específicos.

Atualmente, há inúmeros cursos online, que têm como um de seus trunfos o custo mais acessível. A dica nesse ponto é pesquisar de forma criteriosa para escolher os cursos que realmente vão fazer a diferença em sua carreira.

3. Exercícios físicos

Sabe aquele exemplo da corrida na esteira? Pois os exercícios físicos estão entre os momentos mais valiosos em nossa rotina.

Dedicar algumas horas a movimentar o próprio corpo faz bem em diferentes sentidos. Em primeiro lugar, é uma iniciativa positiva para a saúde, sobretudo para o coração. Outro ponto a se destacar é o aumento na disposição que decorre das atividades físicas.

O resultado é um aumento na produtividade em todas as tarefas pessoais e profissionais que compõem a sua agenda.

4. Hobbies

Aquelas atividades que trazem grande satisfação devem ser valorizadas pelas pessoas. Você sabia que é possível, inclusive, converter alguns hobbies em negócios lucrativos?

Suponha que você curta jardinagem. Que tal cultivar uma horta e escolher estrategicamente alguns vegetais que poderão ser vendidos posteriormente? É possível se focar em temperos, por exemplo.

Outro caso de um hobby que pode se transformar em negócio é um blog. Aquele espaço que você se dedica a textos sobre assuntos de seu interesse pode se tornar maior do que imaginamos. Textos bem escritos e relevantes não precisam necessariamente ser vendidos para gerarem retorno a você.

De repente, alguma pessoa-chave do seu mercado visita o seu blog e resolve entrar em contato com você!

5. Atividades familiares

Muita gente enxerga os compromissos familiares como obrigações na agenda. Outros têm satisfação em momentos como esses, mas cultivam certo sentimento de culpa por julgarem que perdem produtividade.

Dedicar algumas horas de sua semana às pessoas mais importantes de sua vida é extremamente saudável. São elas que vão lhe dar a energia e a motivação para ser cada vez mais produtivo.

Nesse ponto, vale uma reflexão.

Imagine-se com 80 anos de idade. Quando olha  para trás, o que essa pessoa sente que gostaria de ter feito mais? Em muitos casos, passar mais tempo com família e amigos mais próximos aparece em destaque nas respostas.

Tem hora para tudo

Agora você já está craque em fazer as suas horas renderem mais, certo?

Mas vale sempre a ressalva de que não é preciso ser radical na otimização do seu tempo. Haverá aquele momento em que você só deseja se atirar no sofá e assistir a algo trivial para esvaziar a cabeça. Não há nada de errado nisso.

A grande dica é buscar o equilíbrio e evitar que essas horas de preguiça total consumam muitas horas em sua semana. Pense assim: quanto mais otimizado estiver o seu tempo, mais você crescerá pessoal e profissionalmente.

Como aumentar a produtividade: uma última dica

A boa seleção de atividades se torna ainda mais poderosa quando acompanhada por uma boa ferramenta de gestão do tempo. Essa soma faz com que você tenha controle pleno sobre seus horários e o tempo de execução de cada atividade.

Quem busca compreender como aumentar a produtividade deve conhecer o Neotriad. O software contribui para o melhor controle de tarefas e compromissos, além de ser decisivo na gestão de equipes. Aproveite a oportunidade e faça um teste grátis por duas semanas na ferramenta!




Deixe seu comentário