colaborador,empresa,empresas,gestão do tempo,gestor de equipes,produtividade,resultados,RH,

17 de janeiro de 2019

Gerenciamento de empresas: como contratar bons profissionais


O gerenciamento de empresas se torna muito mais fluido e simples quando grandes mentes estão reunidas no mesmo time. Portanto, um grande desafio do líder é como contratar bons profissionais e distribuir as atividades corporativas entre eles.

E o que fazer para atrair as melhores cabeças para se juntarem ao seu negócio? No gerenciamento de empresas, contratar bons profissionais e retê-los é fundamental. Quando faltam colaboradores de alto nível, a tendência é do negócio patinar diante da concorrência.

Nesse artigo, apresentamos sete dicas para você atrair os melhores profissionais. São iniciativas bastante objetivas que demandam uma boa dose de dedicação para redesenhar os processos de seleção.

Divulgue os feitos da sua empresa

Utilize eventos para divulgar os grandes feitos de sua empresa e dessa forma atrair profissionais qualificados.

Se o seu negócio apresenta resultados expressivos, por que não divulgá-los de forma consistente? É importante mostrar ao mercado que a sua empresa é referência em seu segmento, pois as notícias correm e chegam aos bons profissionais.

Pessoas talentosas têm interesse em fazer parte de equipes vencedoras. Por isso empresas que divulgam os seus feitos estão um passo à frente. Utilizar canais digitais como as redes sociais podem contribuir nesse esforço de comunicação, além da participação em eventos do mercado.

Utilize ferramentas digitais com eficiência para contratar bons profissionais

A ascensão da internet, sobretudo a partir desta década, facilitou o processo de seleção por parte das empresas. Sites de recrutamento e redes sociais como o LinkedIn possibilitam a identificação de profissionais e sua captação.

Nesse cenário, o seu negócio deve tirar o melhor proveito das ferramentas digitais. Um plano pago em algum site de recrutamento pode ser válido, mas uma boa observação no LinkedIn já será de grande ajuda. A rede social profissional traz perfis detalhados e também referências de pessoas que trabalharam com cada candidato.

Quando alguém chamar a atenção, a abordagem pode ser iniciada pelo próprio LinkedIn ou por e-mail. Não se esqueça também de alimentar o perfil da sua empresa com atualizações e divulgue as vagas que surgirem.

Fique de olho em profissionais de destaque no mercado

O LinkedIn e os sites de recrutamento não são os únicos canais para se chegar aos melhores profissionais. Quem comanda uma empresa deve estar sempre de olho no andamento do mercado. Algum concorrente foi premiado recentemente ou teve um resultado acima da média? Se a resposta for afirmativa, alguma pessoa foi responsável direta pelo feito?

Há situações em que certos profissionais se destacam em relação aos colegas de equipe. A grande questão, nesses casos, é encontrar a maneira de abordar a pessoa. É natural que ela tenha uma reação de resistência no início, seja por querer dar continuidade ao bom trabalho ou por pedir um salário muito acima do padrão. Ao se deparar com uma situação assim, é preciso colocar na balança o quando o profissional pode representar para a sua empresa.

Crie uma prova de seleção bastante criteriosa

Um processo de seleção bem estruturado é uma das formas de como contratar bons profissionais.

Por melhor que seja o profissional selecionado, é importante que ele passe por uma avaliação. A ideia é identificar os candidatos que têm maior domínio a respeito das atribuições a serem desempenhadas no cargo que ele busca assumir.

Outro ponto que entra na prova de seleção é o perfil psicológico do candidato. Existem alguns métodos para avaliar aqueles que são mais propensos a conflitos ou ao individualismo exacerbado. Não basta executar bem a função, tem de saber se relacionar com os colegas.

Dialogue com os colaboradores de destaque na empresa

Peça auxílio da sua equipe na hora da contratação de um novo membro.

Você já possui alguns talentos em sua empresa ou ao menos aqueles profissionais de confiança? Pois eles podem ajudar no processo de captação.

A palavra de colaboradores bastante hábeis tem um peso importante, pois eles, em geral, são capazes de reconhecer outros profissionais valiosos no mercado. Pode ser algum conhecido com o qual já trabalharam, por exemplo, ou um antigo colega de faculdade.

Dialogar com os destaques do seu time tem outro ponto bem positivo. O chefe que pede a opinião do funcionário para uma decisão tão importante para a empresa demonstra que confia naquela pessoa. A tendência é que ela fique contente com o gesto e ganhe uma motivação extra – ainda que a nova contratação não se concretize.

Ofereça uma remuneração compatível com o mercado

Uma empresa que deseja contar com os melhores profissionais deve pagar por isso de forma coerente. É natural que alguém de destaque tenha uma expectativa salarial mais elevada. A remuneração oferecida deve respeitar a média do mercado, mas subir um pouco o sarrafo pode ser decisivo para chamar a atenção dos melhores.

Além do salário, um fator que atrai bons profissionais é a perspectiva de crescimento em médio e longo prazo. A vaga pode vir atrelada a um plano de carreira, com a descrição clara do processo de evolução do candidato dentro da empresa. Em muitos casos, o salário pode até não encher os olhos do profissional, mas a possibilidade de ascensão vai passar a confiança necessária.

Fique atento à adequação do candidato para a vaga

Algumas pessoas são muito talentosas, mas não atingem o mesmo desempenho em certas atividades. Na descrição da vaga, devem estar bem detalhadas as expectativas da empresa e o tipo de tarefa a ser realizada.

Quando uma pessoa não está totalmente adequada a uma vaga, dois efeitos negativos podem aparecer. O primeiro é a queda nos resultados da empresa, decorrente da incompatibilidade. O segundo é o desânimo do próprio profissional, que se vê impotente diante de desafios pelos quais não esperava.

Um profissional não adequado à vaga pode acabar tendo um rendimento abaixo do esperado

O ideal é evitar esse tipo de problema, pois solucioná-lo pode trazer alguns transtornos burocráticos. Antes de bater o martelo sobre o candidato escolhido, certifique-se de que se trata mesmo da pessoa ideal.

Dica extra sobre bom gerenciamento de empresas

As dicas para atrair muitos talentos para a sua empresa certamente vão ajudar na conquista de espaço em seu segmento de atuação. Porém, o gerenciamento de empresas passa por muitos outros aspectos. Um deles é a capacidade de gerir equipes e de manter elevada a produtividade de todos os colaboradores. Você já conhece o Neotriad? O software é a ferramenta certa para uma melhor gestão do tempo dentro da empresa e distribuição de atividades entre as equipes. Clique aqui e faça um teste gratuito em sua empresa por 14 dias!




Deixe seu comentário