produtividade no trabalho,

março 23, 2017

Como manter a produtividade no trabalho sem perder a criatividade?


A produtividade no trabalho é um dos fatores que mais influenciam o dia a dia do trabalhador. Ela está diretamente relacionada à motivação, uma vez que os indivíduos tendem a condicionar seu rendimento pelo ânimo e pela vontade de permanecer em um determinado emprego.

Porém, muitas pessoas tendem a separar a criatividade da produtividade. Esse tipo de pensamento é retrógrado, já que a produtividade pode ser enriquecida com a criatividade a partir do momento em que o indivíduo transforma o ambiente ao seu redor.

Não podemos pensar que o ser humano não consegue ser criativo e, ao mesmo tempo, produtivo. Quando analisamos essas duas qualidades, percebemos que elas estão conectadas pela vontade de crescer e inovar. Por isso, nem sempre você conseguirá encontrar motivação sem buscar a novidade. O comodismo, na verdade, pode atrapalhar bastante!

O objetivo do post de hoje é mostrar o quanto é valioso ser criativo e produtivo ao mesmo tempo, sem comprometer a qualidade do seu trabalho. Confira:

Qual a relação entre a produtividade no trabalho e a criatividade?

Em primeiro lugar, responda: o que você entende como produtividade?

  • Ser organizado?
  • Aproveitar o dia realizando todas as tarefas?
  • Ser prestativo?
  • Não deixar as atividades para amanhã?

Pode ser tudo isso, dependendo do modo como você lida com o seu dia a dia. Quando se pratica a criatividade, buscando formas de melhorar e inovar certas atitudes e ideias, a sua produtividade também será positiva. É como se ambas as qualidades fossem interdependentes.

Se uma ideia é executada com excelência, exercitando a mente e promovendo insights que merecem a sua atenção, você já estará sendo criativo e produtivo.

Para cultivar a criatividade, é preciso disciplina. Ninguém disse que é fácil ser criativo. Mas, como em qualquer outra tarefa, a prática é a sua melhor amiga. Quanto mais você se comprometer com o exercício da mente, encontrar soluções e inovar o seu dia a dia, a probabilidade de aumentar a sua produtividade no trabalho será progressivamente maior.

Para ajudar, separamos algumas dicas de como manter a qualidade no trabalho sendo criativo e produtivo ao mesmo tempo. Vamos lá?

Como manter a produtividade no trabalho sem perder a criatividade?

1. Fuja da procrastinação

É comum que não estejamos 100% motivados para fazer determinada tarefa. Entretanto, a procrastinação pode ser algo tão recorrente que a produtividade será comprometida. Antes de qualquer atitude, é necessário definir os seus objetivos de forma clara e, acima de tudo, palpável, para que seja possível atingi-los.

Dessa forma, você estará focado, concentrado. O que pode auxiliar nesse percurso é determinar algumas recompensas para que a motivação seja a sua aliada. Assim, você exercitará a sua criatividade e será produtivo no ambiente de trabalho.

2. Crie um ambiente favorável

Não é anormal que indivíduos se sensibilizem com o ambiente ao seu redor, que sejam influenciados por um gesto, uma atitude, um sentimento ou sensação. Quando se está perto de alguém que vai ao encontro dos seus ideais, por exemplo, você exerce melhor a sua criatividade. Porém, caso esteja perto de pessoas que estão desmotivadas, são extremamente críticas e não somam à sua vida, é preciso rever o seu ambiente de trabalho.

Por isso que criar um ambiente favorável pode ser muito bom, uma vez que será mais prático adotar medidas que agregam à produtividade em conjunto com a criatividade. Tente manter o seu ambiente prático, organizado, disciplinado e fique perto de pessoas que irão melhorar o seu desempenho, te desafiando e motivando.

Tenha noção de que são as suas escolhas que definem a sua carreira. Busque essa inovação na produtividade no trabalho.

3. Promova a interação

Aquele velho ditado de que “duas cabeças pensam melhor que uma” não poderia ser mais verdadeiro. Em um ambiente de trabalho, saber lidar com a equipe, ouvir opiniões diversas e discutir assuntos promovem uma interação muito positiva, capaz de fortalecer a sua criatividade por te colocar em contato com outros pontos de vista.

Esse novos pontos de vista podem, inclusive, apresentar soluções para os seus problemas. O share agrega conhecimento e ajuda a compreender melhor o que deve ser feito ou dito. Por isso, expresse-se e incentive os outros a se expressarem.

4. Use a tecnologia ao seu favor

Hoje, o mundo está explicitamente conectado. A tecnologia faz parte do nosso dia a dia de tal modo que somos completamente dependentes das facilidades e da praticidade que ela promove. Mas isso não é necessariamente ruim: no ambiente de trabalho, você tem diversas formas de utilizá-la ao seu favor.

Por exemplo: se quer aumentar a sua produtividade e gosta de surfar na internet, nas redes sociais e consegue admitir que isso atrapalha, você pode usar programas que barrem o seu acesso por tempo limitado. Todos precisam de uma folga, só que isso não pode prejudicar o andamento dos seus objetivos, principalmente no emprego.

Outro exemplo é usar aplicativos de checklist, a fim de marcar atividades e metas para serem completadas ao longo do dia.

5. Estude e registre

Para que você possa exercer a sua criatividade e, ao mesmo tempo, ser produtivo, é válido ressaltar a importância do gerenciamento de tempo. Você é capaz de definir o que pode ser feito em cada dia, organizando as suas tarefas e selecionando as metas que deverão ser desempenhadas diariamente.

Porém, tendemos a nos acomodar e esquecer de registrar ideias ou nos manter atualizados sobre temas e processos. Além de levar à procrastinação, o ambiente de trabalho será desmotivador, eventualmente. Logo, tire um tempo para você, de modo que consiga pesquisar, registrar novas ideias e planejar o seu futuro.

Repense e reavalie as suas decisões. Assim, descobrirá se está satisfeito ou não, e o que pode ser melhorado. Procure manter a sua mente exercitada, o seu ambiente de trabalho propício para um bom rendimento e sua rotina saudável.

A criatividade e a produtividade no trabalho são uma dupla que podem e devem caminhar lado a lado!

Se gostou dessas dicas, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

2 Comentários

  1. José Alberto J Loyola disse:

    Bom dia !

    Eis a grande dúvida que encontro no meu trabalho.

    Sempre irei ler este assunto.

    Grato




Deixe seu comentário