colaborador,empresa,gestor de equipes,liderança,mercado,planejamento,produtividade,

31 de janeiro de 2019

Como melhorar a empresa por meio da mudança de hábitos


Um dos objetivos permanentes de qualquer empreendedor é entender como melhorar a empresa para torná-la mais competitiva. Em muitos casos, é preciso mudar hábitos que fazem com que o negócio patine e perca espaço diante da concorrência.

Portanto, nesse post explicaremos como melhorar a empresa por meio da mudança de hábitos. Com isso, você vai perceber que certas atitudes podem ser transformadas para que o negócio tome um caminho mais consistente. Todas essas iniciativas podem ser implementadas com uma boa dose de planejamento e contribuição dos colaboradores.

1. Identifique quais são os pontos a serem aprimorados

O mapeamento de processos falhos com membros da equipe é um dos passos para melhorar a empresa

Se uma empresa eventualmente perde produtividade, é fundamental diagnosticar quais são os fatores determinantes para isso. É provável que certas atividades estejam sobrecarregando as equipes, o que pode levar a um acúmulo de urgências.

Esse mapeamento inicial permite ao gestor de equipes fazer uma nova avaliação e implementação dos processos internos. Nesta etapa, vale a pena reunir diferentes líderes e funcionários de confiança para passar as novas orientações. É muito importante que os colaboradores se conscientizem a respeito da necessidade de mudar o fluxo de atividades para elevar a produtividade.

2. Avalie se você e seus colaboradores dizem “sim” para tudo

Dizer “não” pode ser um desafio na maioria das situações, sejam elas pessoais ou profissionais. Todos nós queremos atender às expectativas, mas nem sempre isso faz sentido para o negócio.

No mundo corporativo, clientes e até mesmo colegas de equipe podem fazer pedidos de última hora que comprometem toda a rotina. Quando isso acontece, cabe ao gestor de equipes filtrar a solicitação e estabelecer um prazo plausível para ela. Assim como na primeira dica, o líder deve passar a mensagem a todos os integrantes da empresa de que dizer “sim” para tudo pode ser prejudicial aos resultados individuais e coletivos.

(Você sabe como atrair os melhores profissionais para o seu negócio? Confira algumas dicas importantes neste post do nosso blog)

3. Compreenda o que é determinante para o crescimento de sua empresa

Cada negócio tem os seus próprios propulsores, ou seja, aquelas atividades consideradas vitais para o seu sucesso. Você tem uma noção clara de quais são os propulsores do seu negócio?

A compreensão a respeito disso é essencial em um processo de mudança de hábitos. Procure perceber se os colaboradores dedicam tempo suficiente às atividades que realmente fazem a empresa ser competitiva.

Na maior parte dos casos, essa avaliação leva a uma adaptação de fluxos que prioriza as tarefas que, de fato, vão ajudar a melhorar a empresa. Em resumo, a mudança de hábitos é principalmente uma forma de reeducação para priorizar o que vale mais a pena.

4. Tenha sempre um plano B para eventualidades

Certas mudanças podem não funcionar de primeira, por isso é importante ter um plano reserva para reverter a situação

Nem sempre uma mudança sairá exatamente da forma como foi planejada. A alteração em processos e em atividades da rotina da empresa pode ser complexa em algumas situações. Talvez um colaborador não se adapte ao novo fluxo, os clientes não reajam bem inicialmente ou as novas atividades não apresentem a performance esperada.

Os três exemplos são factíveis e podem acontecer em empresas dos mais diversos segmentos. Mudar não é fácil, por isso os líderes que têm um plano B para eventualidades conseguem superar possíveis “traumas”.

Suponha que uma das mudanças previstas deu muito errado. Não adianta insistir em algo fadado ao fracasso. Então, reúna os gestores para buscar uma solução aceitável. Perceba que você não precisa ter cartas na manga o tempo todo, mas possuir a disposição para driblar adversidades já é um passo importantíssimo.

(O planejamento de equipe é um dos fatores que mantêm empresas no eixo e em evolução. Em outro post do blog, apresentamos algumas iniciativas que favorecem o bom planejamento. Confira!)

5. Tenha paciência com a implementação das mudanças para melhorar a empresa

A mudança de hábitos para transformar uma empresa certamente empolga os gestores, pois eles vislumbram a retomada da competitividade. No entanto, isso não é motivo para uma pressão desmedida sobre os colaboradores.

Gestores de equipes devem entender que tudo tem o seu tempo e que as mudanças costumam ser graduais. Que tal montar um cronograma de readequação dos processos? A transformação contínua tende a funcionar melhor do que uma mudança abrupta.

Nesse sentido, líderes pacientes têm chances maiores de colher frutos com o passar dos meses e, mais do que isso, perceberão o engajamento real dos funcionários nesse processo de evolução do negócio.

6. Comemore as (pequenas e grandes) conquistas

Comemorar as pequenas vitórias é importante para manter a equipe engajada

Será que um líder deve esperar por um crescimento de 300% em um ano para celebrar com a sua equipe? Evidentemente, resultados que ficam muito acima do esperado merecem uma comemoração especial, mas as pequenas conquistas também têm um valor considerável para qualquer negócio.

Em um processo de mudança de hábitos, muitos dos ganhos serão um pouco mais lentos do que os gestores gostariam que fossem. Esse ritmo mais lento não é motivo para desânimo e tampouco para puxões de orelha nos colaboradores.

Conforme as mudanças sedimentarem na empresa, os resultados vão aparecer naturalmente. Aos poucos, o crescimento que foi de um dígito chegará a dois e fará com que o negócio alcance um novo patamar. Uma das formas de manter essa escalada virtuosa é comemorar as pequenas conquistas com todos os funcionários, que, juntos, são os responsáveis por fazerem as mudanças acontecerem e gerarem resultados expressivos para o negócio.

7. Adote um gerenciador de produtividade

A adoção de ferramentas é uma das medidas mais inteligentes na mudança de hábitos. Com uma boa avaliação, você perceberá que determinados softwares fazem toda a diferença na rotina corporativa. Não sabe por onde começar? Que tal investir um pequeno valor na produtividade do seu time?

O Neotriad, software focado na gestão de equipes, é uma maneira eficaz de gerenciar a produtividade de todos os profissionais que compõem a empresa. Se o tempo de cada um deles render mais, o resultado natural é um salto em produtividade e em resultados práticos para o negócio.

Já sabe como melhorar a empresa para turbinar os resultados em poucos meses? Então adote as iniciativas propostas no post de hoje e comece agora mesmo um teste gratuito do software Neotriad! Clique aqui e experimente a ferramenta com o seu time durante duas semanas.




Deixe seu comentário