colaborador,empresa,gestor de equipes,liderança,performance,produtividade,resultados,

27 de setembro de 2018

Como melhorar o desempenho no trabalho: 7 boas iniciativas


Bons profissionais estão sempre em busca de evolução. A grande questão é como melhorar o desempenho no trabalho em ambientes cada vez mais exigentes.

O avanço na performance do dia a dia não se dá por meio de uma fórmula mágica. O ideal é adotar uma série de pequenas iniciativas para crescer aos poucos. Se você quer entender como melhorar o desempenho no trabalho, vale se ligar nas dicas especiais que preparamos.

Confira sete iniciativas que vão ajudar você a turbinar seus resultados profissionais.

1. Pratique atividade física

É comum associarmos a prática de atividade física aos cuidados com a saúde. Evidentemente, seu coração agradece quando você faz algum tipo de exercício com regularidade.

O ponto a se destacar é que esse cuidado com a saúde se reflete em todas as esferas. Quem se preocupa em incluir, por exemplo, atividades aeróbicas em sua rotina percebe uma melhora significativa em sua disposição.

A partir do momento em que você se encontra mais bem disposto, sua produtividade aumentará de forma natural. A tendência é que as tarefas sejam executadas com mais eficiência e agilidade.

(Por falar em produtividade, você sabe se a música exerce alguma influência nesse ponto? Descubra agora mesmo!)

2. Escute podcasts e audiolivros

Nas grandes cidades, costumamos perder um bom tempo em deslocamentos diários. Somente entre ida e volta do trabalho, é normal um gasto de pelo menos uma hora.

O que você faz para aproveitar esse tempo? Uma opção comum é curtir uma música para relaxar. Mas que tal substituir sua playlist por algo que possa trazer referências profissionais?

Podcasts e audiolivros são duas excelentes alternativas para tornar os deslocamentos mais produtivos. Você pode escolher temas do seu interesse e absorver uma infinidade de conhecimentos enquanto estiver indo ou voltando do trabalho.

Essa iniciativa é uma forma de refletir amplamente a respeito da gestão do tempo em nosso dia a dia. Evite desperdiçar minutos preciosos que podem ser aproveitados com atividades enriquecedoras. Quanto mais você otimizar seu tempo, mais chances terá de crescer pessoal e profissionalmente.

3. Prepare-se bem para atividades importantes

Uma queixa recorrente diante da dificuldade em gerir o tempo é que as atividades se atropelam ao longo dos dias. Trata-se de um reflexo natural da falta de planejamento que tem sido uma pedra no sapato de muitas empresas.

Quando tarefas e compromissos acontecem sem um mínimo de respiro, a tendência é que a qualidade caia. Isso acontece não apenas pelo estresse gerado pela correria, mas pela falta de uma preparação adequada para atividades importantes.

Vai ter uma reunião decisiva? Então não deixe tudo para a última hora. Procure se inteirar de todos os tópicos que serão abordados para que o encontro seja produtivo. O mesmo vale para uma tarefa que pode mudar os rumos de um grande projeto.

Uma boa técnica é separar os 15 minutos que antecedem uma reunião ou tarefa mais importante para fazer essa preparação.

4. Busque integração com outras áreas

Um hábito de muitos profissionais é se fechar em sua própria “caixinha” dentro da empresa. Claro que você pode executar suas tarefas com precisão se adotar essa postura mais individualista. Porém, todos têm a ganhar com mais integração entre as áreas.

Empresas que fomentam a integração têm mais condições de inovar, pois mais pessoas podem contribuir com sua visão para determinados projetos. Se pensarmos no desempenho individual, esse trânsito mais fluido pela empresa vai lhe permitir ajudar seus colegas de diferentes formas. Ou seja, você vai executar suas atividades e ainda poderá colaborar com ideias em outras áreas.

(Quer saber como melhorar o desempenho no trabalho? Entenda a importância de definir processos de forma clara)

5. Comunique-se de forma objetiva

A boa comunicação é fundamental em qualquer ambiente de trabalho. Se as pessoas não falam a mesma língua, não há entrosamento e os resultados podem cair rapidamente. Por outro lado, um time que se comunica bem evita retrabalho e consegue cooperar para produzir grandes resultados.

Você é um gestor de equipes? Então olhe com ainda mais atenção para essa dica. Líderes que se comunicam bem conseguem elevar o rendimento de várias pessoas ao mesmo tempo. Isso gera resultados muito positivos para a empresa.

6. Faça bom proveito de encontros informais com colaboradores

Mais uma dica que vai especialmente para os gestores de equipes. Encontros informais entre funcionários da empresa têm um potencial do qual muitos líderes não se dão conta.

Os famosos happy hours são muito mais do que uma oportunidade de brindar e conversar sobre amenidades. Nesses momentos, gestores têm a chance de conhecer seus colaboradores de forma mais profunda, em um nível pessoal.

Vale sempre lembrar que as pessoas têm uma vida fora da empresa e, em muitos casos, ela pode impactar diretamente seu desempenho. O bom líder é aquele que compreende as fraquezas de cada um e apresenta caminhos para contorná-las.

Eventualmente, encontros informais podem até incluir alguns comentários sobre o andamento do trabalho. Mas o gestor de equipes deve ter sensibilidade para perceber a abertura a esse tipo de assunto.

7. Procure sempre pensar à frente

Independentemente do segmento de atuação da sua empresa, o mercado costuma premiar os visionários. Pensar à frente é um excelente caminho para inovar e produzir grandes saltos para o negócio. Empresas muito conservadoras podem até ter estabilidade, mas correm o risco de serem ultrapassadas pela concorrência de forma repentina.

Ter a busca por inovação como foco diário é uma forma de render melhor também individualmente. Pessoas inquietas encontram soluções criativas para seus problemas e tendem a performar melhor.

Para alimentar um mindset inovador, procure se munir de grandes referências em sua área. Busque blogs, cursos, livros e vídeos de profissionais e de empresas conhecidos por sua postura disruptiva.

Melhore seu desempenho individual e coletivo

Agora você já tem uma boa ideia de como melhorar o desempenho no trabalho, certo? Vamos deixar uma dica final para você começar essa transformação com o pé direito. A adoção do software Neotriad proporciona um significativo aumento da produtividade individual e coletiva. Para entender como essa ferramenta funciona e fazer um teste grátis, basta clicar aqui.

2 Comentários

  1. Luiz Carlos Ferreira de Sousa disse:

    São dicas preciosas que ampliam nossa visão sobre liderança.

  2. Luiz Carlos Ferreira de Sousa disse:

    São dicas preciosas que ampliam a visão sobre liderança.




Deixe seu comentário