alta performance,

2 de junho de 2016

Como desenvolver alta performance de um time?


Uma equipe de alta performance é a chave para o sucesso nos negócios. Um time de alto nível de desempenho não ocorre em um processo natural. É resultado de muito esforço e de estratégias efetivas e contínuas.  O patrimônio humano da empresa é que vai permitir que os instrumentos e serviços sejam bem manejados, que a qualidade no trabalho seja mantida e que o ambiente organizacional seja saudável.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas sobre como desenvolver um time de alta performance. Ficou interessado? Venha conosco e descubra uma nova liderança rápida e prática com Neotriad.com.

Organize os compromissos

Ter uma agenda da semana, transparente e acessível a todos, é uma ótima maneira de otimizar a organização de tarefas. Sabendo quando há eventos, reuniões e entrega de relatórios, os funcionários podem se programar para realizar tarefas com qualidade e não deixar o trabalho para a última hora. Além disso, é uma forma de demonstrar comprometimento com o time.

Tenha uma estratégia que facilite o acesso a informação

Acessar aos contatos, relatórios e planejamentos da empresa pode se tornar mais fácil com o uso de uma plataforma unificada ou uma estratégia conjunta. A comunicação na empresa é um dos pilares para construir um time de alta performance. Para isso, é preciso que todos estejam informados sobre como utilizar as ferramentas de comunicação.

Defina metas e objetivos de produção e organize-os

Estabeleça metas de curto, médio e longo prazos. Defina objetivos de faturamento dentro de um determinado período de tempo, por exemplo, um mês, um semestre, um ano. Acompanhe ao longo do tempo se os alvos estão sendo alcançados e se está havendo lucro ou déficit.

Compartilhe esse planejamento e os resultados com a equipe. Todos precisam estar envolvidos nos processos da empresa e o objetivo comum é o que vai mobilizar cada funcionário a trabalhar mais e se engajar na produção.

Defina a missão da empresa

A missão da empresa é o ideal que mobiliza o negócio e que caminha junto com o desejo de obter lucratividade. Discuta a missão da empresa junto a seus funcionários e ouça o que eles têm a sugerir. Construam ideais em conjunto e considerem valores pessoais e humanos nessa definição. Um propósito maior com o qual os funcionários se identificam é um elemento importante pra promover o engajamento do time.

Tenha uma cultura de desenvolvimento constante

A cultura da empresa é muito importante para manter um ambiente saudável e produtivo. Ter como ideal o desenvolvimento constante, que envolve aprender com os erros e com os acertos é importante para uma equipe de alta performance. Falhas não devem levar à punição, mas sim à responsabilização e ao diálogo. Discutam as possíveis causas dos problemas e o que podem fazer para que eles não ocorram novamente. Como é um trabalho em equipe, deve ser estimulada a colaboração e todos devem se implicar com as dificuldades que ocorrem.

Defina responsabilidade para cada membro do time

Cada funcionário precisa saber exatamente quais tarefas deve cumprir. É bom haver flexibilidade para que eles circulem entre as tarefas, para que a estrutura do trabalho não fique congelada e, além disso, deve haver um senso de responsabilidade mútua. Mesmo assim, é necessário definir papéis. Um time de alta performance é formado por membros conscientes de sua importância e de quem tem um papel a cumprir.

Dê feedbacks regulares

O feedback possibilita que o funcionário esteja mais consciente e que ele entenda o que vai bem e o que precisa ser melhorado. É uma estratégia que dá mais segurança e que ajuda a equipe a direcionar o seu comportamento. Dar feedbacks regularmente possibilita que falhas sejam corrigidas e que o bom trabalho receba reconhecimento. As duas situações motivam o time, seja manter sua atuação ou mudar a forma de agir.

Garanta espaço para todos serem ouvidos

Em um time de alta performance é importante que todos possam se expressar e dar opiniões e sugestões. Lembre-se que cada um tem uma visão diferente do negócio, mobilizada por suas experiências pessoais, e que isso traz muita diversidade às ideias de cada um. Veja a variedade como riqueza, é ela que ajudará o time a construir soluções inovadoras em conjunto. Todos devem ter o direito de opinar e criticar e o time deve avaliar em conjunto as ideias expressas.

Saiba lidar com o individual e o coletivo

Em todo trabalho coletivo é importante entender que há uma interdependência entre todos, mas que há uma parte individual conjuntamente. É preciso motivar a equipe, mas também estimular cada indivíduo em seus potenciais. Os feedbacks, por exemplo, às vezes serão para todo o time, mas em outras situações podem ser dados individualmente. Há uma responsabilidade mútua, mas também uma implicação de cada um com as tarefas que exercem. Saber lidar com a interface entre o individual e o coletivo é um passo importante para gerir melhor um time, o que contribui para melhorar sua performance.

Seja um bom líder

A liderança não é dar ordens e criticar o tempo todo e nem está ligada só a ser o chefe da empresa. Líder é aquele que direciona, delega, motiva. Ele precisa valorizar cada talento e encontrar estratégias para mobilizar o potencial de cada um. É aquele que exerce influência, estabelece o ritmo de trabalho e ajuda a construir soluções em conjunto.

Desenvolver um time de alta performance envolve muitas estratégias para tornar a comunicação mais efetiva e motivar adequadamente cada membro da equipe. É preciso definir metas e objetivos a curto, médio e longo prazos, acompanhando os resultados junto com a equipe. Além disso, organizar os compromissos, produzindo uma agenda semanal, marcando datas para reuniões e entregas de materiais dá bons resultados. Outras questões importantes são a de ser um líder que motiva o time, delegar responsabilidades, saber dar feedbacks regularmente e garantir espaços para que todos sejam ouvidos. Você pode também buscar ferramentas informatizadas de comunicação para gerir melhor sua equipe e organizar as tarefas.

Com essas estratégias você pode conseguir muito sucesso com sua equipe!

Gostou de saber dicas para desenvolver um time de alta performance? Deixe o seu comentário!

 

14 Comentários

  1. […] de alta performance mantém o time alinhado e toma decisões com base em dados, como aponta este artigo. Além disso, estabelecer metas e traçar planos estratégicos são importantes para definir uma […]




Deixe seu comentário