carreira,colaborador,conflitos,empresa,Gestão de equipes,gestor de equipes,liderança,meditação,metas,produtividade,

9 de agosto de 2018

Como ser mais produtivo: a meditação pode ajudar você


A busca por mais eficiência no dia a dia da vida familiar e profissional tem sido um desafio para milhões de pessoas. Se você também busca como ser mais produtivo, pode começar considerando a meditação como uma importante aliada.

Exercícios básicos de meditação costumam ter um impacto significativo em sua rotina. É evidente que a dúvida sobre como ser mais produtivo não se encerra no ato de meditar, mas essa prática pode ser um avanço importante.

Quer saber como ser mais produtivo? Então, confira a lista que preparamos com os principais benefícios proporcionados pela meditação em relação à produtividade e comece já a praticar!

Facilidade para lidar com o estresse

A rotina atribulada e repleta de tarefas urgentes tem sido um criadouro de profissionais estressados. Esse círculo vicioso se completa com uma sensível baixa na produtividade das equipes. Pessoas estressadas perdem eficiência em suas atividades e ficam mais propensas a cometer erros.

Se não podemos eliminar completamente o estresse, ao menos devemos lidar com ele de forma inteligente. A meditação ajuda muito nesse sentido, pois o ato de parar, e olhar para dentro de si é uma ferramenta de combate ao estresse.

Maior assertividade na tomada de decisão

Um dos fatores que limitam a produtividade é a dificuldade para tomar decisões. Isso compromete os resultados individuais e coletivos em muitas empresas, além de sobrecarregar o gestor de equipes.

A meditação ajuda a reduzir o estresse – muitas vezes responsável por comprometer a tomada de decisão. A partir do momento em que deixamos a mente mais tranquila, as ideias ficam mais claras e as decisões se tornam mais fluidas.

(Quer mais dicas sobre como ser mais produtivo? Confira este podcast de Christian Barbosa)

Capacidade de memorizar informações relevantes

A meditação é reconhecida por seu efeito de “esvaziar a lixeira” do cérebro, o que contribui para seu melhor funcionamento. Nesse sentido, um dos efeitos positivos é o aumento na capacidade de memorizar informações. Um cérebro menos sobrecarregado tem mais condições de reter dados relevantes.

Um ponto a se considerar, no entanto, é que não se deve superestimar o cérebro. Memorizar mais informações tem relevância no dia a dia, mas é importante dosar essa vantagem.

Se você exigir demais do seu cérebro e tentar guardar tudo na cabeça, rapidamente a lixeira estará lotada novamente. Ou seja, a meditação ajuda a limpar o cérebro, mas cada pessoa tem de procurar maneiras de evitar uma sobrecarga. 

Aumento do foco em cada atividade

A meditação proporciona uma espécie de refresh ao cérebro e isso não é positivo apenas por ampliar a capacidade de memorização. Uma mente mais limpa provoca também um aumento na habilidade de focar em cada atividade de nossa rotina.

Pessoas que conseguem focar verdadeiramente na tarefa que estão realizando têm muito a ganhar com isso. Em primeiro lugar, tendem a cumprir as atividades em menos tempo do que seus colegas mais dispersivos. Outra vantagem importante é a qualidade da execução, que se torna maior porque o cérebro está totalmente dedicado a ela.

(Entenda como ser mais produtivo neste outro artigo do blog. Ele mostra como as urgências derrubam a produtividade das equipes corporativas)

Maior criatividade no dia a dia

Dentre os diversos benefícios em esvaziar o cérebro, o aumento da criatividade é um dos mais fascinantes. Em diversos segmentos, decisões pouco inventivas e muito próximas ao lugar-comum comprometem os resultados. Somente aqueles que vão além conseguem exceder as expectativas.

Meditar é um caminho sólido em direção a uma maior criatividade no dia a dia. Ser criativo é importante não apenas na execução das atividades profissionais, mas também nas tarefas pessoais.

Para gestores de equipes, a criatividade pode ser decisiva no desenvolvimento de novos projetos e caminhos para a empresa. Além disso, líderes que fomentam o pensamento criativo no ambiente profissional têm mais chances de colher melhores resultados.

Facilidade para resolver problemas

Quem cultiva o hábito de meditar tem maior facilidade para resolver os problemas que surgem pelo caminho. Isso inclui tanto os percalços na vida pessoal, quanto eventuais conflitos com colegas de trabalho.

A maior capacidade para lidar com problemas também tem a ver com o alívio na sobrecarga mental. Quando estamos estafados e cheios de coisas para pensar, fica muito difícil encarar um problema. Ao passo que um cérebro menos sobrecarregado possibilita dedicação completa à resolução.

Esse benefício é especialmente valioso para gestores de equipes que têm na mediação de conflitos um de seus principais atributos. Líderes mais aptos a desatar nós entre seus colaboradores tendem a conquistar confiança e ver um aumento no comprometimento da equipe.

Redução na ansiedade por performance

Em mercados tão concorridos, é natural que as pessoas se sintam pressionadas por apresentar ótimos resultados. A consequência disso, muitas vezes, é o desenvolvimento de um quadro de ansiedade, prejudicial à saúde e à produtividade.

Meditar ajuda a atenuar essa ansiedade, que compromete a rotina de tantas pessoas. Conforme se tornam mais tranquilas, passam a performar melhor porque aquela grande pressão deixa de ser um fantasma.

Gestores de equipes devem estar sempre atentos ao comportamento dos membros de seus times. Colaboradores com ansiedade estão mais propensos a tomar decisões desastradas, que podem comprometer o resultado coletivo. Por isso, o incentivo à meditação funciona também como uma prevenção a esse tipo de risco.

Flexibilidade para se adaptar a mudanças

Independentemente de sua magnitude, mudanças geralmente representam rupturas. Algumas delas podem ser absorvidas de forma imediata; outras, porém, chegam a gerar traumas nas pessoas.

Saber se adaptar a mudanças é importante tanto no ambiente corporativo como nas decisões pessoais. E meditar contribui para que você tenha mais facilidade nesse processo. Quem medita regularmente adapta-se mais facilmente às novidades e deixa para trás o que é desnecessário.

Viu como ser mais produtivo é menos difícil do que parece? Dar uma chance à meditação é um excelente começo e pode proporcionar uma série de benefícios. Para mais dicas relacionadas a produtividade, recomendamos a leitura deste outro artigo do nosso blog.




Deixe seu comentário