carreira,empresa,gestão do tempo,gestor de equipes,organização,performance,produtividade,resultados,trabalho em equipe,vida pessoal,

11 de outubro de 2018

Como trabalhar em equipe? Valorize a organização pessoal


Saber como trabalhar em equipe faz toda a diferença para a produtividade individual e coletiva nas empresas. Gestores e colaboradores devem adotar iniciativas que aprimorem a administração do tempo e dos processos diários.

Poucos dão o devido valor a ela, mas a organização pessoal está entre as iniciativas decisivas para o bom funcionamento do coletivo. Se você e seus colaboradores não sabem como trabalhar em equipe, implemente uma cultura de valorização da organização pessoal.

Preparamos este artigo especialmente para explicar por que as atitudes voltadas à organização pessoal refletem positivamente no trabalho em equipe.

Melhor organização do espaço físico

A organização pessoal tem um reflexo imediato no espaço físico ao seu redor. Visualize a sua mesa de trabalho e imagine como ela se torna mais agradável quando está bem organizada.

Essa ordem espacial tem grande valor para o trabalho em equipe, pois várias pessoas compartilham aquele ambiente. Quanto mais organizado ele estiver, melhor será o rendimento individual e coletivo.

Soma-se a isso o provável ganho prático que se tem quando todos decidem organizar o seu espaço. Você vai se surpreender ao perceber que o ambiente parece até maior quando tudo está posicionado de forma ordenada. Naturalmente, isso faz com que a produção da equipe evolua.

Clareza na definição de prioridades

O hábito de se organizar ajuda a desenvolver a capacidade de estabelecer prioridades. A simples decisão de jogar fora um papel inútil é resultado de uma definição de que ele não é relevante. Esse discernimento para separar o joio do trigo é valioso na rotina corporativa.

A definição de prioridades faz toda a diferença no trabalho em equipe. Cada um deve estar ciente de quais atividades são mais importantes para que os resultados coletivos sejam satisfatórios.

Quando cada colaborador tem clareza sobre as prioridades, as tarefas que exigem um esforço de várias pessoas se tornam mais efetivas, ou seja, tomam menos tempo do que antes e têm uma execução mais afinada.

Mais tempo para atividades coletivas

A capacidade de priorizar o que é mais importante tem um efeito prático de economia de tempo no dia a dia. Com isso, as pessoas passam a ter mais horas disponíveis para realizar atividades que dependem do esforço coletivo.

Uma empresa que valoriza a organização pessoal tem maiores possibilidades de crescer em médio e longo prazo. Isso porque os profissionais ficam menos sobrecarregados e conseguem dedicar energia ao mais importante.

Um bom exemplo é aquela famosa reunião de alinhamento que tantas empresas realizam. Quando os processos não estão ordenados, esses encontros são adiados ou, quando acontecem, rendem muito pouco.

Ter mais tempo para atividades coletivas gera também resultados práticos para a empresa em curto prazo. Se todos os participantes de um grande projeto se dedicarem 100% a ele, a tendência é uma entrega mais caprichada.

O exemplo positivo

Você já deve ter ouvido falar na ideia de liderar pelo exemplo. Todas as boas iniciativas individuais têm a possibilidade de reverberar e dar início a um movimento coletivo.

A dedicação à organização pessoal pode gerar um efeito parecido dentro da empresa. Por exemplo, se você transformar a sua mesa, rapidamente, seus colegas vão notar e podem se inspirar.

O exemplo positivo é um dos grandes benefícios proporcionados pela organização pessoal. A mudança individual pode se tornar coletiva com um efeito cascata. À medida que mais pessoas aderirem aos novos métodos, o trabalho em equipe vai crescer de forma gradativa.

 

Menos estresse no dia a dia

Ambientes desorganizados podem produzir um efeito opressor sobre as pessoas que o habitam. Se você não acredita nisso, basta visualizar mentalmente uma mesa bem bagunçada, cheia de papéis espalhados de forma caótica.

Há pessoas que acabam se acostumando a essa realidade, mas não se pode dizer que um ambiente desorganizado acalme alguém. Não por acaso, o capricho na organização pessoal leva a uma significativa redução no estresse.

Quando você organiza um ambiente, o caos deixa de ser uma preocupação para você e para as pessoas ao seu redor. Assim, seu cérebro pode voltar sua atenção para o que realmente importa: as atividades que vão gerar resultados para a empresa.

A redução do estresse torna o ambiente profissional mais saudável e tende a reduzir a incidência de desentendimentos entre os profissionais.

Como melhorar a organização pessoal em três passos

Agora que você entendeu como a organização pessoal pode favorecer o trabalho em equipe, mãos à obra! Confira os três passos essenciais para você se tornar mais organizado no dia a dia:

  • Valorize a limpeza: um ambiente limpo é um ambiente organizado. Evite o acúmulo de papéis desnecessários e não largue muitos objetos fora de lugar. Isso vale não apenas para a sua mesa de trabalho, mas também para a sua rotina em casa.
  • Anote tudo: guardar todas as informações e compromissos em nossa cabeça é uma furada. A dica é anotar tudo – de preferência em um sistema próprio para isso – e deixar a mente mais livre. Com isso, você terá mais condições de focar em cada atividade e compromisso do seu dia.
  • Tenha uma rotina de organização: procure separar alguns minutos em seu dia para se organizar. Que tal ter um horário sagrado para fazer uma rápida limpeza e checar as atividades do dia? Isso ajuda a criar uma rotina de organização em seu cérebro.

Como trabalhar em equipe com mais eficiência

Está convencido de que a organização pessoal pode transformar o ambiente profissional? Então vamos deixar uma dica final que será determinante para você se organizar melhor e, de quebra, aprimorar a gestão de sua equipe.

Existe um software que facilita a gestão do tempo e ajuda bastante na priorização de tarefas, ou seja, é meio caminho andado em direção à organização pessoal. Trata-se do Neotriad, ferramenta desenvolvida por Christian Barbosa – maior especialista brasileiro em produtividade.

O Neotriad funciona especialmente bem para aquelas pessoas que não sabem como trabalhar em equipe. Conforme elas se adaptam à ferramenta, passam a gerir melhor o seu tempo e conseguem encaixar as atividades coletivas em sua rotina. Faça um teste gratuito por duas semanas e veja como o Neotriad pode transformar a sua empresa.




Deixe seu comentário