empresa,estratégia,gestão de tempo,procrastinação,produtividade,

18 de abril de 2019

Como vencer a procrastinação: 10 TED Talks sobre o tema


A procrastinação pode ser considerada a grande vilã quando o assunto é produtividade. Começamos uma atividade e, de repente, nos distraímos com outra tarefa ou algo que não tinha qualquer relação com a atividade inicial. Afinal, como vencer a procrastinação? 

Nesse post, apresentamos a você alguns TED Talks que tratam justamente desse tema. Se você quer entender como vencer a procrastinação, vale a pena conferir esses vídeos de pessoas de diferentes áreas. Desde já, adiantamos que alguns não abordam a procrastinação como algo a ser superado, mas focam em maneiras inteligentes de utilizá-la. 

(Quer entender melhor o conceito de procrastinação? Aqui mesmo em nosso blog, temos um post bem bacana de um dos grandes especialistas no assunto, Christian Barbosa

1. Tali Sharot: Como se motivar para mudar o seu comportamento 

Tali Sharot falando como vencer a procrastinação

Neurocientista cognitiva, Tali Sharot nos ensina a arte de celebrar pequenas conquistas ao longo do dia. Em seus estudos, Sharot identificou que as pessoas tendem a produzir melhor quando percebem uma recompensa por ações imediatas. 

O TED Talk de Tali Sharot é uma importante aula sobre medição do progresso em atividades e projetos. Além disso, ensina a valorizar a nossa capacidade de celebrar pequenas vitórias que nos motivam a seguir em frente. 

2. Al Wizler: a importância do autoconhecimento para mudanças reais 

O empresário Al Wizler centraliza a sua reflexão em um aspecto fundamental da psicologia: o autoconhecimento. Ele utiliza o exemplo trágico de sua mãe para despertar a reflexão. Alguns anos atrás, o vício em cigarro fez com que ela desenvolvesse um câncer de pulmão. A doença a levou à morte. 

Por mais que a mãe de Al Wizler tentasse parar de fumar, o vício era sempre mais forte. O empresário parte desse ponto para nos lembrar da importância da autorreflexão e da identificação de nossos comportamentos para implementar mudanças que são difíceis, porém necessárias. 

3. Victoria Gonzalez: a diferença entre procrastinação e preguiça 

Victoria Gonzalez explicando a diferença entre procrastinação e preguiça

Em terceiro lugar, a jovem estudante Victoria Gonzalez fala com propriedade sobre procrastinação. Principalmente se pensarmos que os millennials estão entre os “campeões” nessa área. Seu TED Talk abre uma discussão importante: será que deixar de realizar atividades por preguiça é o mesmo que procrastinar? 

De acordo com Victoria, a procrastinação não tem essa relação direta com preguiça. Pelo contrário, uma pessoa que procrastina costuma encontrar mecanismos para retardar atividades e ainda assim completá-las. Já as pessoas preguiçosas podem simplesmente abandonar o que estão fazendo naquele momento. 

4. Vik Nithy: por que nós procrastinamos 

O empresário Vik Nithy faz uma análise científica da procrastinação. A nossa estrutura cerebral ajuda a explicar esse hábito de deixar atividades para algumas horas ou dias depois.  

Trabalhos complexos despertam em nossa mente a vontade de deixá-los de lado em nome de alguma atividade mais prazerosa. Esse mecanismo é um dos grandes propulsores da procrastinação. 

5. Archana Murthy: um caminho para vencer a procrastinação 

Só para ilustrar: você sabia que 20% dos norte-americanos são procrastinadores crônicos? A estudante Archana Murthy demonstra que essa realidade não é resultado apenas de preguiça ou má gestão do tempo. Fatores como culpa, ansiedade e baixa autoestima podem contribuir para perpetuar a procrastinação. 

Archana Murthy traz alguns insights para reduzir o impacto da procrastinação no dia a dia e, com o passar do tempo, superá-la por completo. 

6. Adam Grant: é possível aliar procrastinação e produtividade? 

Em um primeiro momento, pode ser um choque a ideia de que é possível ser produtivo mesmo procrastinando. O psicólogo Adam Grant dá o exemplo de Martin Luther King para mostrar o processo de construção do histórico discurso “I have a dream”. O roteiro escrito previamente não foi seguido à risca no momento de dizê-lo. Isso possibilitou algumas inserções que fortaleceram a narrativa. 

De certa forma, o caso de Martin Luther King aponta que voltar a uma atividade dada como concluída pode nos ajudar a lapidar algum detalhe. Isso não é exatamente um convite à procrastinação, mas nos mostra que é válido dar mais tempo ao desenvolvimento de atividades importantes para ter resultados de excelência. 

7- Bronwym Clee: a vacina contra a procrastinação 

Bronwym Clee apresenta a vacina contra a procrastinação

Especialista em liderança, Bronwyn Clee busca compreender o comportamento de um procrastinador. O seu exemplo pessoal mostra que a superação do medo pode ser a chave de como vencer a procrastinação. 

Clee se tornou uma líder de sucesso a partir do momento em que passou a tomar decisões sem o medo de não conseguir colocar em prática as iniciativas previstas. Ou seja, essa coragem – ou falta dela – para lidar com os desafios profissionais tem relação direta com a procrastinação. 

8- Tim Urban: por dentro da mente de um procrastinador 

O criador de conteúdo Tim Urban apresenta uma visão divertida sobre procrastinação e sobre o cérebro de quem cultiva esse hábito. Dois aspectos mentais são destacados por Urban: a necessidade de gratificação instantânea e o pânico repentino. Em resumo, eles consistem naquela vontade incontrolável de interromper uma atividade importante para ver o mais recente vídeo de gatinhos fofos no Instagram. 

Em seu TED Talk, Tim Urban mostra algumas maneiras para limitar a vontade feroz de ter uma gratificação a todo momento. 

9- Valerie Brown: um voto de confiança a quem procrastina 

Grande referência em agricultura, Valerie Brown aborda a procrastinação sob um ponto de vista bem amplo, com uma análise sobre a estrutura da nossa sociedade. O mundo está cada vez mais dinâmico e acelerado, características que se opõem à postura de quem procrastina. 

Brown traz o exemplo histórico de Leonardo Da Vinci e a sua grande obra, Mona Lisa, que levou 16 anos para ser concluída. Não se trata de dizer que procrastinar por um tempo muito longo necessariamente leva a resultados mais ricos, mas de que a velha máxima “a pressa é inimiga da perfeição” deve estar sempre em nosso radar, por mais que o mundo nos diga o contrário. 

10- Andrea Jackson: procrastinação pode não ser a grande vilã 

Andrea Jackson faz uma provocação em seu TedTalk

Por fim, nossa última sugestão é um convite à reflexão. Andrea Jackson, expert em produtividade, divide os procrastinadores em dois grupos: os deliberadamente procrastinadores e os que se tornaram acidentalmente. 

Andrea Jackson menciona grandes gênios como Thomas Edison e Aristóteles para mostrar como eles utilizavam a procrastinação em nome da criatividade. Segundo ela, procrastinar leva ao acúmulo de ideias na mente. Isso possibilitaria um resultado mais criativo, caso determinada atividade fosse postergada. 

Entretanto, cabe a ressalva de que Andrea Jackson utiliza exemplos de pessoas que foram completamente fora da curva em suas épocas. É muito possível que os gênios citados por ela fossem igualmente brilhantes se não procrastinassem. De toda forma, vale a reflexão. 

Como vencer a procrastinação definitivamente! 

É difícil definir uma fórmula sobre como vencer a procrastinação. Afinal, se fosse tão simples, não haveria tantas pessoas com problemas de produtividade decorrentes desse hábito. Os TED Talks que sugerimos no post de hoje vão ajudar você nesse sentido, mas é válido também recorrer a uma ferramenta própria para isso. O Neotriad é um software de gestão de tempo e gestão de equipes que colabora para o uso mais racional das horas do dia. Quer saber mais sobre o Neotriad e fazer um teste gratuito? Então clique aqui!




Deixe seu comentário