controle de tarefas,

4 de agosto de 2016

Controle de Tarefas: saiba como aumentar a produtividade da equipe!


Aumentar a produtividade de uma equipe há muito tempo deixou de ser utopia. E muito se engana quem acredita que isso depende apenas dos colaboradores. Os gestores são peças fundamentais para essa meta, pois é responsabilidade deles realizar o controle de tarefas, organizando as atividades que os profissionais de suas equipes desempenham.

Aliás, é justamente essa organização e o controle sistemático das demandas do setor que desenvolvem equipes de alta performance e levam à melhora dos resultados da empresa.

Quer saber como isso é possível? Confira alguns pontos que abordaremos a seguir!

O controle de tarefas

Uma equipe que é bem liderada tem consciência de que seu gestor não pode perder tempo com atividades operacionais, por exemplo. E isso é possível porque um líder delega as tarefas de seu setor de forma adequada e faz com que sua equipe seja participativa, com autonomia na superação dos desafios. E se você acha que delegar é difícil, saiba por quê!

A arte de delegar é coerente com dois sentimentos: confiança na equipe e desprendimento. O gestor que não delega, não o faz, principalmente, porque não tem segurança na competência dos outros. Por isso, é tão importante que um líder conheça a fundo sua equipe. Nesse processo, ele mapeia as competências de seus liderados e faz uma projeção do quanto pode contar com cada um deles.

Então, tão logo um líder de sucesso assume tarefas, ele já tem em mente para quais profissionais vai delegar e em quanto tempo poderá colher os resultados. Mas, até que ele chegue a esse nível de confiança, ou dependendo do grau de dificuldade e importância da demanda, ele não deixa seu colaborador se virar sozinho. Assim que delega, ele passa a acompanhar a execução daquela demanda.

Dessa forma, é possível entender que a liderança corresponde à capacidade do gestor em planejar, acompanhar a execução e avaliar os resultados.

  • Planejamento: o líder precisa ser capaz de direcionar assertivamente cada uma das tarefas que ele recebe, tomando como base as competências individuais de sua equipe, as tarefas atuais de cada um e a disponibilidade dos profissionais.
  • Execução: o processo de execução deve ser acompanhado pelo líder, que tem a obrigação de se manter atualizado sobre o andamento das demandas e fazer o devido controle de tarefas, direcionando a execução delas para maximizar os resultados.
  • Avaliação: ao término de cada tarefa delegada, o líder precisa avaliar os resultados e fazer as devidas ponderações para o profissional que a executou. Esse processo de feedback deve ser constante e muito bem-feito, de forma que o profissional entenda as necessidades de seu líder e possa sempre aprimorar o seu próprio trabalho.

Como é possível perceber, para ser um bom líder, é preciso ter total domínio das atividades executadas pela sua equipe. Mas, ao mesmo tempo que é sua principal função, também é o maior desafio. Ainda mais quando a equipe é composta por muitos profissionais, de diversos perfis, ou tem um fluxo de atividades muito grande.

O suporte ideal

Você imaginou como seria estressante a liderança de uma equipe com 30, 50 ou 100 pessoas? Ter que tomar a decisão de delegar cada uma das inúmeras tarefas recebidas e ainda acompanhar todos os processos em andamento pode ser humanamente impossível.

Para ajudar a rotina dos líderes, o Neotriad 5.0 foi desenvolvido para dar suporte ao controle de tarefas. A ferramenta permite que o gestor repasse atividades pelo próprio sistema, defina prazos e acompanhe as demandas pendentes de cada um de seus colaboradores. Além de otimizar os resultados da equipe, com o uso do software o líder consegue ficar mais atento à qualidade da execução das demandas e ativar o sistema de notificações para não perder os inúmeros prazos.

Com essa solução, os gestores são capazes de dividir tarefas para multiplicar resultados sem sobrecarregar seus liderados. Neotriad 5.0 oferece ferramentas que possibilitam até o compartilhamento de informações entre os envolvidos para que a equipe seja imbatível mesmo economizando diariamente várias horas.

Gostou do post? Deixe o seu comentário, compartilhe!

1 Comentário

  1. mary rosalie martins lalli disse:

    Muito bom e oportuno.




Deixe seu comentário