colaborador,empresa,gestor de equipes,liderança,metas,produtividade,resultados,

13 de setembro de 2018

Definir metas: por que o Neotriad vai ajudar você


A produtividade está diretamente ligada à capacidade de se estabelecer metas e objetivos. Porém, o que muitos não sabem é como definir metas para fazer o que realmente importa e o tempo render mais.

Quando temos objetivos claros, cada atividade executada faz mais sentido dentro de um planejamento amplo. Por isso, entender como definir metas é determinante para um dia a dia mais produtivo.

O artigo de hoje traz dicas para facilitar esse processo de planejamento. Recorrer a um software de apoio é a melhor maneira de definir metas, organizar-se e acompanhar seu progresso. O Neotriad, por exemplo, ajuda bastante nessa caminhada, além de oferecer outras funções que turbinam a produtividade.

Qual é a sua meta?

Para entender como definir metas, o primeiro passo é ter uma noção clara sobre quais são essas metas. Todos têm objetivos que desejam alcançar, tanto profissionalmente, quanto no âmbito pessoal.

Metas são planos a serem concretizados dentro de um espaço de tempo razoavelmente longo. Por exemplo, concluir um relatório até o final da semana não deve ser caracterizado como uma meta. Poderia ser uma atividade incorporada a uma meta maior como a conclusão de um grande projeto profissional.

O exemplo anterior é de uma meta relacionada ao trabalho. Porém, é importante também definir metas de caráter pessoal. Imagine que você deseje comprar uma casa até o final do ano que vem. Essa é uma meta que precisa estar atrelada ao acúmulo de um determinado montante, ou seja, tem um planejamento financeiro envolvido.

As metas corporativas

Cabe pontuar, ainda, que há metas referentes à empresa e ao esforço coletivo. Os gestores de equipes têm a possibilidade de estabelecer metas de acordo com o panorama atual do negócio. Isso faz com que todos os colaboradores caminhem na mesma direção e conduzam a empresa a grandes objetivos.

Essa noção coletiva das metas corporativas é fundamental para melhorar a produtividade. Um funcionário ciente do que a empresa deseja alcançar futuramente tende a executar suas atividades rotineiras com mais afinco.

A lógica é simples: quando se tem uma visão do todo e se percebe a contribuição em direção a algo grande, as pessoas se motivam mais. Aqui, vale ressaltar que esse acompanhamento das metas pode ser feito dentro do software Neotriad.

Como mensurar uma meta em andamento

O cumprimento de uma meta depende da capacidade que se tem de mapear seu progresso. Independentemente do objetivo que você estabelecer, procure determinar KPIs (Key Performance Indicators) para ele.

A definição de indicadores lhe dará uma ideia bem clara de como você está progredindo em direção à meta. No caso de uma meta coletiva da empresa, é com os KPIs que o gestor de equipes saberá quais colaboradores estão com uma melhor performance.

Quer ver um exemplo?

Imagine que você estabeleceu uma meta pessoal de passar em uma prova. Um indicador de performance sólido para esse tipo de objetivo é a nota de simulados que antecedem o exame final. O registro de notas no simulado vai indicar a evolução gradual e a distância da nota exigida para passar na prova.

Tarefas são como tijolos de uma grande construção

Sigamos no exemplo da prova. Se você deseja evoluir a cada simulado, deve se preparar bem para eles, certo?

O cumprimento de grandes metas se dá de forma gradual, ou seja, você deve colocar tijolo por tijolo em sua construção. Isso pode ser feito no Neotriad por meio da criação de tarefas. No caso da prova, uma tarefa recorrente é estudar diariamente para se manter em crescimento.

Como muitas metas costumam ter um prazo longo de execução, são justamente as tarefas que ajudarão nessa evolução. Procure ter uma lista de tarefas referentes à meta estabelecida, pois, com isso, você vai se aproximar pouco a pouco do grande objetivo.

A adequação das metas

Grandes planos podem ser ajustados com o passar do tempo. No caso das metas pessoais e corporativas, essa lógica também se aplica.

É possível adequar metas de acordo com o seu andamento e com a influência de fatores externos. Imagine que você se programou para correr uma maratona, mas sofreu uma lesão às vésperas da disputa. Naturalmente, a meta será adiada ou revista.

Esse tipo de ajuste vale também para as metas da empresa. Pode ser que determinado resultado que estava previsto não será factível porque o mercado não favoreceu. Por outro lado, você pode perceber que aquele número inicialmente estabelecido pode ser superado porque a performance da equipe foi excepcional.

As correções das metas coletivas dentro da empresa contribuem para manter todos em sintonia.

Gestor de equipes é o grande beneficiado

Quando se ouve falar em definição de metas, é comum os olhos dos gestores de equipes brilharem. Nada mais natural. Afinal de contas, estabelecer objetivos claros é a estratégia mais segura para garantir a produtividade dos colaboradores.

Se as pessoas não souberem para onde a empresa está caminhando, dificilmente vão render no seu máximo. Cabe ao gestor de equipes definir metas de acordo com o planejamento de médio e longo prazo do negócio.

Uma vez consolidadas as metas, elas ficarão visíveis a todos os colaboradores no painel do Neotriad. As atividades e processos executados a partir daquele momento terão como pano de fundo aquelas metas. Com isso, a evolução no dia a dia fica mais perceptível e todos têm a ganhar – principalmente o gestor de equipes.

A importância de ter um propósito

Definir metas é, em última análise, uma forma de realizar tarefas rotineiras com um propósito. Isso significa que as pessoas que trabalham com metas bem claras fazem as atividades do dia a dia de forma menos mecânica, pois sua motivação é maior – há um propósito.

Pense bem como é mais enriquecedor realizar uma tarefa quando se sabe que ela vai lhe aproximar de um grande objetivo. Essa lógica deve ser aplicada pelos líderes em suas equipes. É importante que todos os colaboradores se sintam parte das metas a serem alcançadas pela empresa.

A busca por um propósito é característica marcante nas gerações mais jovens. Empresas que falham em oferecer esse propósito podem ver os talentos partirem por não mirarem uma perspectiva de crescimento.

Comece já!

Agora que você já sabe como definir metas, que tal passar a utilizar o Neotriad? Conheça o software e faça um teste grátis por 14 dias em sua empresa. Rapidamente, você notará um salto em produtividade em sua equipe.




Deixe seu comentário