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24 de janeiro de 2019

Como aumentar o desempenho da sua equipe de vendas


Encontrar novas formas e alternativas para melhorar o desempenho da equipe de vendas é um dos principais objetivos de líderes e gestores. Afinal, quanto melhor o desempenho dos vendedores, maiores serão as vendas e melhores os resultados da empresa.

Mas embora essa busca por melhorias seja constante, conseguir que a equipe de vendas maximize seu desempenho é um desafio. Ainda mais com uma economia que está constantemente passando por mudanças e com clientes cada vez mais bem instruídos.

Encontrar formas de elevar o desempenho da equipe de vendas é essencial

Não importa em qual indústria você esteja: o que funcionou bem há alguns anos, pode não ser bom o suficiente hoje. Esse não é o momento para tentativa e erro, esse é um momento para vender.

Ainda assim, uma coisa é certa: nunca foi tão desafiador vender. Por isso, o assunto “desempenho da equipe de vendas” está no auge e nas principais buscas do Google.

Sabemos que a profissão de vendas se move muito rápido. Em um piscar de olhos, novos concorrentes surgem, produtos semelhantes aos seus são lançados e, antes que você perceba, outra empresa já está à sua frente!

Portanto, para que os vendedores se mantenham atentos e com o desempenho em um nível ideal, separamos 6 dicas. Elas vão ajudar a melhorar o desempenho do seu time e a gerar ainda mais resultados! Confira:

1. Esclareça os objetivos de vendas individualmente e em equipe

Ninguém trabalha direito se não tiver um objetivo claro em mente. Procure agendar reuniões periodicamente e deixar toda a sua equipe ciente dos objetivos da empresa.

Além disso, aproveite para alinhar os objetivos profissionais do seu time. Afinal, é importante entender para onde o seu colaborador quer caminhar em sua jornada.

Leia mais em: 5 dicas para elaborar um planejamento de vendas.

2. Defina metas específicas: divida os objetivos em tarefas menores e realizáveis

Trabalhe as metas de acordo com o tempo e equipe disponível

Uma das maiores questões relacionadas ao estabelecimento de metas é mantê-las em um nível elevado.

É importante possuir objetivos crescentes, mas estabelecer muitas metas dificultará a realização das mesmas. Também será difícil medir como está o desempenho do seu vendedor.

A dica é: dividir grandes metas em objetivos menores.

Isso mesmo! A maneira mais eficaz de alcançar metas importantes parcelando-as em menores. Metas de longo, médio e curto prazo são necessárias para uma estratégia bem-sucedida que pretenda alcançar objetivos.

3. Ensine sua equipe de vendas a vender centrada nas necessidades dos clientes

De acordo com a Marketing Metrics, a probabilidade de vender para um cliente já estabelecido e satisfeito é de 14 vezes maior do que para um novo cliente. Você sabe o que isso significa?

Em um mundo onde o cliente está no controle, os clientes satisfeitos são o segredo do crescimento.

Além disso,  consumidores satisfeitos podem ser uma valiosa fonte de referência para a equipe de vendas.

É por isso que empresas com visão de futuro recomendam que seus vendedores realizem um bom atendimento aos clientes. Isso faz melhorar a experiência do cliente e aumenta as oportunidades de venda cruzada e upselling.

Clientes satisfeitos ficarão com você por mais tempo e indicarão seus produtos e serviços para outras pessoas.

4. Trabalhe no básico e revise: as pequenas coisas importam

Reforce com a equipe de vendas a importância de resolver problemas dos clientes

Os profissionais de vendas têm melhor desempenho quando buscam sempre por soluções de problemas.

Às vezes, as equipes de vendas podem ser abordadas por um cliente que está com um problema quanto ao produto ou serviço oferecido pela empresa. Essa não é a hora de tentar vender. Afinal, é preciso ajudar a resolver aquela dificuldade.

Uma atitude positiva e proativa de solução de problemas também pode ajudar o vendedor a identificar oportunidades de oferecer ao cliente produtos e serviços adicionais futuramente. Por isso, a gestão de carteira de clientes é tão importante!

5. Tenha um bom Software CRM

Hoje em dia, buscar por uma solução digital e online é essencial para otimizar processos e facilitar suas vendas.

Por isso, ter um Software CRM de vendas eficiente para pequenas empresas como a Clientar CRM pode ajudar no desempenho de várias maneiras. Entre elas:

  • Gerar automaticamente os relatórios analíticos de vendas necessários para entender o desempenho atual de vendas e identificar onde procurar melhorias;
  • Trabalhar de forma coesa com a equipe de vendas e usar o painel de controle em tempo real do CRM para conduzir reuniões de vendas bem informadas;
  • Prever com mais precisão a receita de vendas e otimizar a execução do plano de vendas.

Conheça mais em: As grandes vantagens do sistema de CRM.

6. Trabalhe na criação de uma cultura de alto desempenho

Estimule a equipe a batalhar sempre por mais

Em uma equipe de vendas que leva consigo a cultura de alto desempenho, a meta batida nunca é suficiente, ela sempre vai batalhar por mais. E você pode estimular isso!

Faça com que o seu time de vendedores vista a camisa da empresa e lute sempre por mais!

Mas lembre-se: cada equipe de vendas é única, então ajuste nossas dicas para atender às necessidades específicas e áreas de melhoria.

*Este artigo foi escrito pela equipe da Clientar CRM, uma plataforma completa e intuitiva para fazer a gestão das vendas do seu time. Quer ler mais sobre vendas? Conheça o blog da Clientar CRM!




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