evento,network,networking,palestra,rd summit,rdsummit,

outubro 6, 2017

Como estar em duas palestras ao mesmo tempo?


É claro que ainda não inventaram uma tecnologia que permita a uma pessoa estar em dois lugares ao mesmo tempo. Não duvidemos dos avanços da ciência, mas enquanto isso não acontece seguiremos com o desafio de selecionar atividades que ocorrem simultaneamente. Você, possivelmente, já se viu nessa situação em um grande evento. Quando há duas palestras no mesmo horário, a solução é simplesmente optar por uma e abrir mão de um conteúdo que poderia ter imenso valor.

Mas será que temos mesmo de dispensar esse conteúdo que não pudemos conhecer ao vivo? Como escolher entre duas palestras de um evento, que são igualmente impactantes? De que forma aproveitar ao máximo e absorver todo o conhecimento que um grande encontro proporciona? Há caminhos para minimizar o “problema” de não sermos onipresentes?

Todas essas questões podem ser solucionadas com organização e método. Neste artigo, vamos lhe ajudar a aproveitar grandes eventos ao máximo – sem precisar arrancar os cabelos ao saber que dois profissionais fantásticos vão palestrar simultaneamente em ambientes diferentes.

(Leia também: 6 dicas para melhorar sua organização pessoal e profissional)

 

Trabalho em equipe faz toda a diferença

Uma das melhores formas de curtir um grande evento é reunir amigos e colegas de equipe para acompanhar as palestras em conjunto e debater posteriormente. Que tal dividir esse grupo para ter alcance a muito mais conteúdo? Se você e o seus amigos optarem por esse caminho, poderão compartilhar entre si todo o conhecimento absorvido nas palestras.

A ideia de trabalho em equipe não precisa ser descartada se você for sozinho a um evento, muito pelo contrário. Ir sem companhia abre a possibilidade de expandir o networking de forma natural (nada impede a formação de networking também quando se vai a um evento em grupo, mas não há a mesma propensão de quando estamos sozinhos).

A ampliação da rede de contatos é uma das heranças mais valiosas que podemos ter de grandes eventos; outra boa herança é o conhecimento que absorvemos das palestras. Ir sozinho a um evento permite unir o útil ao agradável: expandir o networking e extrair o máximo das palestras. Para isso, basta combinar com a pessoa que você conheceu no local de irem a duas palestras simultâneas e trocarem figurinhas logo depois. É evidente que cabe uma conversa rápida para ver se essa divisão se encaixa nas prioridades de ambos. Você pode, por exemplo, fazer questão de assistir pessoalmente ao seminário de um profissional extremamente relevante no seu mercado.

 

network

Por que a divisão vale a pena

Seja em um grupo de amigos ou com novos conhecidos, dividir as palestras e compartilhar o conteúdo depois traz uma série de vantagens:

– Consolidação do conteúdo: já reparou que, às vezes, muito do que lemos ou assistimos se perde em meio ao constante bombardeio de informações dos dias de hoje? Isso é mais comum do que se imagina. Por isso, existem técnicas próprias para sedimentar o conteúdo que você deseja fixar no cérebro. Quando compartilhamos informações com outra pessoa, duas dessas técnicas são aplicadas. A primeira é o ato de anotar os pontos fundamentais da palestra e compartilhar com seus colegas. A segunda técnica é justamente essa replicação verbal do conteúdo, que reforça em nosso cérebro a importância daquele conhecimento.

– Treinamento de comunicação: a dificuldade em se expressar é recorrente no mundo corporativo. Há bons profissionais que não se sentem confortáveis quando são convidados a apresentar uma ideia em reunião, por exemplo. Melhorar nesse aspecto é questão de prática – e o compartilhamento de informações em eventos pode ser uma maneira oportuna de treinar a comunicação. Ainda nesse ponto, o bate-papo pode representar uma evolução no traquejo social para pessoas mais tímidas.

– Convite à troca de ideias: no momento em que você conta para alguém o que viu em determinada palestra e expõe a sua opinião sobre aquilo, pode ter uma réplica que, não necessariamente, será de concordância. Esse debate é extremamente saudável, pois observar pontos de vista diferentes sobre um mesmo tema amplia a sua perspectiva sobre ele. Isso pode ser encarado até em uma dimensão mais abrangente nos dias de hoje, já que há uma polarização em questões polêmicas e o diálogo tem perdido força. Ao menos no âmbito profissional, o compartilhamento de ideias sobre palestras pode ajudar.

– Produtividade e gestão do tempo: a divisão em grupos para acompanhar diferentes palestras é um exemplo de produtividade. Enquanto muitas pessoas absorverão apenas o conhecimento da palestra que acompanharam ao vivo, você e seus colegas terão pelo menos o dobro de conteúdo aprendido. Tudo isso graças ao planejamento e à gestão racional do tempo.

(Quer aprender mais sobre produtividade e gestão do tempo? Christian Barbosa, maior especialista brasileiro no tema, ajuda a aumentar a produtividade corporativa)

 

palestras

Como escolher as melhores palestras

A divisão em pequenos grupos ou indivíduos sempre ajuda, mas pode não ser suficiente para contemplar todas as palestras. Suponha que você esteja em um evento com mais um amigo e três palestras acontecerão simultaneamente. Em casos como esse, é preciso optar e deixar uma das três apresentações fora do raio de alcance da dupla. Mas afinal, como fazer essa escolha de forma racional para evitar arrependimentos?

Existem alguns fatores a serem considerados para facilitar a decisão. O primeiro deles é o palestrante; se um dos painéis conta com um profissional de referência em sua área de atuação, e que é quase uma unanimidade, provavelmente valerá a pena priorizar essa palestra. O tema que será apresentado também deve ser levado em consideração. Mesmo em um evento direcionado à sua área, alguns assuntos podem ser mais sensíveis e vitais para seu negócio.

Por fim, o tempo de duração da palestra também tem seu peso na escolha. Digamos que duas palestras tenham duração de uma hora e a terceira levará duas horas. De repente, você e seu colega podem se dividir entre as duas mais curtas e, em seguida, se encontram para acompanhar a metade final da terceira palestra.

 

rd-summit

Você conhece o RD Summit?

Já que o assunto do artigo é eventos e palestras, vale a pena destacar o RD Summit, que acontecerá entre os dias 18 e 20 de outubro em Florianópolis. Trata-se do maior evento de marketing digital e vendas da América Latina. Sem dúvida, é uma excelente oportunidade para expandir o networking e adquirir novos conhecimentos sobre temas atuais e que estão em constante evolução.

Como não poderia deixar de ser, o RD Summit tem um aplicativo próprio que ajuda os visitantes a planejarem com antecedência as palestras que vão priorizar. Fica aí mais uma dica para tirar o maior proveito possível de qualquer grande evento!

E mais: se você for ao RD Summit, visite o stand da Neotriad. Estaremos lá para apresentar todas as funcionalidades da nossa ferramenta e esclarecer as dúvidas para que você e sua equipe possam ser mais produtivos.




Deixe seu comentário