e-book,ebook,geração x,geração x y z,geração y,geração z,

Fevereiro 1, 2018

E-book sobre produtividade ensina a lidar com jovens


Equipes corporativas normalmente são compostas por pessoas de diferentes perfis e faixas etárias. No atual cenário do mercado de trabalho, os jovens têm conquistado mais espaço e se tornado predominantes em muitas empresas. O desafio é manter engajadas e produtivas as equipes que se mostram tão heterogêneas. Esse foi o ponto de partida para a criação do e-book sobre produtividade das gerações X, Y e Z, desenvolvido pela OSTEC e a Neotriad. O texto é focado nessas gerações, pois compõem os três grupos que ocupam a maior parte dos postos de trabalho atualmente.

Mas o que as gerações X, Y e Z têm em comum? O ímpeto de correr atrás de seus objetivos pessoais e profissionais – característica que, por vezes, eleva o turnover nas empresas. A melhor forma de fazer os jovens vestirem a camisa do lugar em que trabalham é criar caminhos para mantê-los engajados e produtivos. O objetivo desse e-book sobre produtividade é justamente mostrar quais são as soluções que os gestores podem adotar em relação a esse tema.

As equipes são heterogêneas também entre os jovens. Por exemplo, uma pessoa de 20 anos não tem as mesmas referências de alguém de 25, pois faz parte de uma geração diferente. Cabe ressaltar, no entanto, que os três grupos compartilham um aspecto muito relevante: todos vivenciaram o boom da internet – em maior ou menor escala. Em linhas gerais, estabelece-se o seguinte recorte para dividir as gerações X, Y e Z:

  • Geração X: nascidos entre 1965 e 1980
  • Geração Y: nascidos entre 1980 e 1995
  • Geração Z: nascidos entre 1995 e 2010

 

O papel do líder

Os jovens pertencentes aos três grupos abordados no e-book são exigentes em relação à empresa em que trabalham. Por conta disso, o líder se torna mais importante do que em outras épocas, pois recai sobre ele a responsabilidade de manter todos motivados.

Os colaboradores esperam flexibilidade no ambiente profissional e desejam feedbacks constantes sobre suas atividades. Nesse aspecto, não basta apontar erros, mas também reconhecer os méritos em cada um dos colaboradores. Outro ponto que agrada pessoas das gerações X, Y e Z é o envolvimento em tarefas de aprendizagem. São profissionais inquietos que estão sempre em busca de evolução.

 

O que você vai encontrar no e-book

Engajar os profissionais mais jovens e torná-los mais produtivos não é tarefa simples. Por isso, o e-book percorre diferentes temas em direção ao seu principal objetivo. Na parte introdutória, há uma conceituação das gerações X, Y e Z, com o contexto histórico em que estão envolvidas e suas principais características.

A busca pela produtividade – tema central do e-book – está dividida em três partes. A primeira delas traz uma série de dicas de Christian Barbosa, maior especialista em produtividade do Brasil. Ele passa por aspectos como planejamento mensal e os riscos da procrastinação.

No segundo momento, o foco se volta para um conceito bastante atual e que os jovens costumam abraçar: a gameficação. A obra ensina a aplicar essa estratégia para engajar as equipes e aponta suas vantagens.

O último tópico, que trata sobre a busca pela produtividade, é direcionado a softwares que contribuem para esse fim. Empresas dos mais diversos segmentos podem se beneficiar de ferramentas desse tipo.

O uso da internet deve ser controlado?

Pessoas que nasceram ou viveram intensamente o crescimento da internet dificilmente conseguem se desconectar. Essa realidade desperta uma dúvida em muitos gestores: é recomendável limitar o acesso à internet no ambiente corporativo?

Trata-se de um aspecto diretamente relacionado à produtividade, por isso ele também foi abordado no e-book. É possível inclusive verificar com precisão os custos gerados pelo mau uso da internet com a “calculadora da produtividade”.

Certamente, sua empresa tem muito a ganhar com as dicas sobre produtividade, pois profissionais engajados rendem mais e geram mais valor. Acesse e baixe gratuitamente o e-book desenvolvido pela parceria OSTEC x Neotriad.

 




Deixe seu comentário