comunicação interna,

julho 21, 2016

Entenda a importância da Comunicação Interna nas organizações


Atualmente, para que uma empresa possa sobreviver é indispensável saber se comunicar de modo estratégico com seu público de interesse. Pois, o mercado está muito mais competitivo e apenas no ano de 2015 o número de empreendimentos abertos ultrapassou 1,5 milhão.

Entendendo essa necessidade, empresas bem-sucedidas buscam uma comunicação mais assertiva. Muito diferente do que se via algumas décadas atrás. Hoje, a comunicação não é mais direcionada apenas ao público externo (clientes finais), mas também ao público interno, ou melhor, seus colaboradores — e é aqui que começamos a falar em comunicação interna (CI).

No post de hoje, vamos identificar os benefícios dessa ferramenta e os fatores que podem influenciá-la no dia a dia do negócio. Ficou interessado? Então continue acompanhando o post!

Mas por que falar sobre isso?

Como já dito, o mercado nunca esteve tão competitivo, com clientes mais exigentes, concorrência mais acirrada, meios de comunicação mais fragmentados, produtos com ciclo de vida mais curto e, em meio a tudo isso, as empresas têm que se destacar.

Diferentemente do que muitos acreditam, a melhor forma de criar uma diferenciação não é investindo em marketing digital ou qualquer outra forma de publicidade, mas apostando em gente alinhada e engajada na busca pelos objetivos organizacionais.

Para se ter ideia, uma pesquisa divulgada pela corporação Rockfeller, de Pittsburgh, afirma que 68% dos clientes que deixam uma empresa o fazem por conta da indiferença com que são tratados, ou melhor, por conta do mau atendimento.

Assim, por melhores que sejam as máquinas e softwares de uma organização, nada pode substituir a importância do capital humano, e é por isso que é tão importante falar da comunicação interna das empresas.

 

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O que é comunicação interna?

Os primeiros registros da comunicação são datados de 8 mil anos a.C. Isso prova como ela é indispensável para a sobrevivência e evolução da raça humana. Para os negócios não é muito diferente, sendo fator de conquista (ou fracasso) para qualquer empresa — independentemente de seu tamanho, segmento de atuação e faturamento.

Podemos dizer que a comunicação interna é a troca de informações dentro do ambiente corporativo, que pode acontecer de modo vertical (entre chefes e subordinados) e horizontal (entre profissionais do mesmo nível hierárquico). É de responsabilidade dela, que também é conhecida como Endocomunicação, fazer circular as informações relevantes e autênticas.

Assim, o objetivo da comunicação interna é manter os colaboradores informados sobre as ações, missão, visão e valores da empresa, além da estratégia de atuação no mercado e tudo mais que for considerado relevante. Tendo em vista o alinhamento da equipe de trabalho e, além de tudo, o engajamento de todos na busca por resultados para os negócios.

Para haver sucesso na comunicação é necessário que a alta cúpula da organização também esteja disposta a ouvir seus colaboradores e a manter um diálogo aberto, possibilitando o feedback constante entre todas as partes interessadas.

Quais os benefícios para o negócio?

A Endocomunicação busca informar, alinhar e engajar a equipe de trabalho, tendo em vista a importância do capital humano para o sucesso do negócio. Vejamos alguns dos principais benefícios de um diálogo aberto no interior das organizações:

Alinhamento da equipe de trabalho

Um dos maiores benefícios da comunicação interna é a possibilidade de alinhar a equipe de trabalho, fazendo com que todo o time olhe para a mesma direção e busque os mesmos objetivos.

Valorização dos colaboradores

Com uma comunicação clara e objetiva os colaboradores sentem-se mais estimados pela empresa. Com isso, tendem a vestir a camisa do negócio e serem fiéis defensores da marca.

Aumento da competitividade da empresa

Com colaboradores alinhados e valorizados é comum que fiquem mais engajados na busca pelos objetivos da empresa e, com isso, ela torna-se mais competitiva em relação aos seus concorrentes.

Evita rumores e boatos

Um diálogo aberto traz mais transparência e, assim, evita possíveis rumores que tendem a surgir naturalmente na relação humana. Desse modo, evita problemas e conflitos internos.

Melhora o ambiente de trabalho

A Endocomunicação também traz melhorias para o clima organizacional, aprimorando as relações interpessoais e impactando de modo positivo a produtividade da empresa, tornando todo o negócio mais rentável.

Integração de novos colaboradores

Além de tudo, a correta comunicação facilita a integração de novos funcionários. Visto que eles se sentem parte do time de forma rápida.

 

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Quais fatores podem influenciar na comunicação interna?

A qualidade da comunicação depende de muitos fatores, que devem estar devidamente alinhados para promover um diálogo eficaz e que traga resultados reais para a organização. Dentre os principais fatores, podemos destacar:

Alta cúpula

O esforço de se comunicar de modo eficiente deve se iniciar nos executivos da organização, pois sem eles pouco importa o esforço de consultores e especialistas na área. A alta cúpula deve estar engajada com a busca por um diálogo franco e aberto com a equipe de trabalho.

Novas tecnologias

É cada vez mais comum o uso de tecnologias que promovem os diálogos dentro das empresas, integrando as mais diversas gerações de trabalho. Novas tecnologias vieram para facilitar a vida de todos os envolvidos, tornar a comunicação mais acessível e definitivamente para ficar.

Autenticidade

A verdade deve estar sempre em primeiro lugar e você deve evitar promessas que não podem ser cumpridas e que, mais à frente, vão desestimular toda a equipe de trabalho. Não pode haver o problema do falar/fazer: falar uma coisa e fazer outra.

Cultura organizacional

A cultura de uma empresa corresponde à soma de hábitos, crenças e valores de uma empresa. Ela deve promover a abertura do diálogo de modo horizontal e vertical, objetivando um melhor clima organização e melhores resultados para o empreendimento.

Como você observou ao longo de todo o post, a comunicação interna é uma das ferramentas mais importantes para o sucesso do negócio, sendo indispensável para o alinhamento e engajamento da equipe de trabalho em busca dos objetivos organizacionais.

Infelizmente, algumas empresas ainda fecham seus olhos para a realidade e deixam de investir do diálogo aberto e claro com seus colaboradores. Perdendo competitividade e participação do mercado e, além de tudo, aumentando o número de problemas e conflitos internos.

Você não quer que isso aconteça na sua empresa, não é mesmo? Então, invista em comunicação interna e aproveite para deixar seu comentário em nosso post contando sobre suas experiências!

2 Comentários

  1. […] comunicação interna é a base essencial para que uma empresa consiga trabalhar de forma alinhada. Embora a importância […]




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