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21 de julho de 2016

Entenda a importância da comunicação interna nas organizações


Atualmente, para que uma empresa possa sobreviver é indispensável saber se comunicar de modo estratégico com seu público de interesse. Isso acontece, principalmente porque o mercado está muito mais competitivo. Apenas no ano de 2015, o número de empreendimentos abertos ultrapassou 1,5 milhão. Entendendo essa necessidade, empresas bem-sucedidas devem buscar uma comunicação interna mais assertiva.

Hoje, a comunicação não é mais direcionada apenas ao público externo (clientes finais), mas também aos seus próprios colaboradores — e aqui começamos a falar em comunicação interna.

Nesse artigo, vamos identificar os benefícios dessa ferramenta e os fatores que podem influenciá-la no dia a dia do negócio. Ficou interessado? Então continue acompanhando.

Por que falar sobre comunicação interna?

Como já foi dito anteriormente, o mercado nunca esteve tão competitivo. Clientes mais exigentes, concorrência mais acirrada, meios de comunicação mais fragmentados e produtos com ciclo de vida mais curto. Em meio a tudo isso, as empresas têm que se destacar.

Diferente do que muitos acreditam, a melhor forma de criar uma diferenciação não é investindo exclusivamente em marketing digital. Um das melhores estratégias é apostar em uma equipe alinhada e engajada na busca pelos objetivos organizacionais.

Só para ilustrar: uma pesquisa divulgada pela corporação Rockfeller, de Pittsburgh, afirmou que 68% dos clientes que deixam uma empresa o fazem por conta da indiferença com que são tratados. Ou seja, por conta de mau atendimento.

Portanto, por melhores que sejam as máquinas e softwares de uma organização, nada substitui a importância do capital humano. Por isso que é tão importante falar sobre a comunicação interna das empresas.

Alinhar e engajar a equipe é um dos meios para ser uma empresa de sucesso hoje

O que é comunicação interna?

Os primeiros registros de comunicação são datados de 8 mil anos a.C. Isso prova como ela é indispensável para a sobrevivência e evolução da humanidade. Para os negócios não é muito diferente. É, inclusive, fator de conquista (ou fracasso) para qualquer empresa — independentemente de seu tamanho, segmento e faturamento.

Podemos dizer que a comunicação interna é a troca de informações dentro do ambiente corporativo, que pode acontecer de modo vertical (entre chefes e subordinados) e horizontal (entre profissionais do mesmo nível hierárquico). É de responsabilidade dela, que também é conhecida como endocomunicação, fazer circular as informações relevantes e autênticas.

Assim, o objetivo da comunicação interna é manter os colaboradores informados sobre ações, missão, visão e valores da empresa. Além disso, entram também a estratégia de atuação no mercado e tudo que for considerado relevante. Tendo em vista o alinhamento da equipe de trabalho e o engajamento de todos na busca por resultados para os negócios.

Para o sucesso na comunicação é necessário que a alta cúpula da organização também esteja disposta a ouvir seus colaboradores. Isso mantém um diálogo aberto, possibilitando o feedback constante entre todas as partes interessadas.

Quais os benefícios para o negócio?

A endocomunicação busca informar, alinhar e engajar a equipe de trabalho, tendo em vista a importância do capital humano para o sucesso do negócio. Vejamos alguns dos principais benefícios de um diálogo aberto no interior das organizações:

Alinhamento da equipe de trabalho

Um dos maiores benefícios da comunicação interna é a possibilidade de alinhar a equipe de trabalho, fazendo com que todo o time olhe para a mesma direção e busque os mesmos objetivos.

Valorização dos colaboradores

Melhorar a comunicação interna ajuda a tornar os colaboradores mais participativos e engajados

Com uma comunicação clara e objetiva os colaboradores sentem-se mais estimados pela empresa. Com isso, tendem a vestir a camisa do negócio e serem fiéis defensores da marca.

Aumento da competitividade da empresa

Com colaboradores alinhados e valorizados é comum que fiquem mais engajados na busca pelos objetivos da empresa e, com isso, ela torna-se mais competitiva em relação aos seus concorrentes.

Evita rumores e boatos

Um diálogo aberto traz mais transparência e, assim, evita possíveis rumores que tendem a surgir naturalmente na relação humana. Desse modo, evita problemas e conflitos internos.

Melhora o ambiente de trabalho

A endocomunicação também traz melhorias para o clima organizacional, aprimorando as relações interpessoais e impactando de modo positivo a produtividade da empresa, tornando todo o negócio mais rentável.

Integração de novos colaboradores

Além de tudo, a comunicação correta facilita a integração de novos funcionários. Visto que eles se sentem parte do time de forma rápida.

Quais fatores podem influenciar na comunicação interna?

Alguns fatores podem influenciar na comunicação interna da empresa

A qualidade da comunicação depende de muitos fatores, que devem estar devidamente alinhados para promover um diálogo eficaz e que traga resultados reais para a organização. Dentre os principais fatores, podemos destacar:

Alta cúpula

O esforço de se comunicar de modo eficiente deve se iniciar primeiramente nos executivos da organização, pois sem eles pouco importa o esforço de consultores e especialistas na área. A alta cúpula da empresa deve estar engajada com a busca por um diálogo franco e aberto com a equipe de trabalho.

Autenticidade

A verdade deve estar sempre em primeiro lugar e você deve evitar promessas que não podem ser cumpridas. Visto que, mais à frente, elas podem desestimular toda a equipe de trabalho. Por isso, não pode existir o problema do falar vs. fazer: falar uma coisa e fazer outra.

Novas tecnologias

 

Novas tecnologias podem ajudar no diálogo de uma equipe profissional

É cada vez mais comum o uso de tecnologias que promovem os diálogos dentro das empresas, integrando as mais diversas gerações de trabalho. Dessa forma, novas tecnologias vieram para facilitar a vida de todos os envolvidos e tornar a comunicação mais acessível. Um exemplo disso são softwares de gestão de equipes, como o Neotriad, por exemplo.

Cultura organizacional

A cultura de uma empresa corresponde à soma de hábitos, crenças e valores. Ela deve promover a abertura do diálogo de modo horizontal e vertical, com o intuito de um melhor clima organização e melhores resultados para o empreendimento.

Como você observou ao longo de todo o artigo, a comunicação interna é uma das ferramentas mais importantes para o sucesso do negócio, sendo indispensável para o alinhamento e engajamento da equipe de trabalho em busca dos objetivos organizacionais.

Entretanto, algumas empresas ainda fecham seus olhos para essa realidade e deixam de investir no diálogo aberto e claro com seus colaboradores. Perdendo competitividade e participação do mercado e, além de tudo, aumentando o número de problemas e conflitos internos.

Você não quer que isso aconteça na sua empresa, não é mesmo? Então, invista em comunicação interna e aproveite para deixar seu comentário em nosso post contando sobre suas experiências!

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2 Comentários

  1. […] comunicação interna é a base essencial para que uma empresa consiga trabalhar de forma alinhada. Embora a importância […]




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