gestão de performance,tecnologia,

novembro 22, 2016

Entenda o impacto da tecnologia na Gestão de Performance!


Os resultados e processos da gestão de performance são essenciais para o desenvolvimento das organizações, pois impactam diretamente no aumento da produtividade dos funcionários. Mas para que ela seja implantada e conduzida com eficácia, é fundamental adotar soluções tecnológicas que amparem e ajudem a garantir o sucesso de suas práticas e estratégias.

A gestão de performance alinhada à gestão de talentos permite gerir, recompensar, desenvolver e avaliar corretamente os colaboradores, além de aumentar a satisfação no trabalho.

Isso se traduz em ganho de eficiência nas operações e demais atividades organizacionais, ainda mais se integradas com tecnologias que permitam a obtenção de informações mais confiáveis, entrega de avaliações mais justas e melhores oportunidades de desenvolvimento.

Veja mais sobre os benefícios e impactos dessa integração a seguir!

Implantação de indicadores estratégicos e melhora nos processos de avaliação

O gerenciamento da performance é focado no desenvolvimento e ampliação dos resultados de uma empresa, setor, departamento ou profissional. Para que isso possa ser feito, são necessários indicadores de desempenho que mensurem adequadamente a atuação de cada um desses elementos, de modo que seja possível compará-los com as expectativas, metas e objetivos planejados pela diretoria.

Com a adoção de uma ferramenta de análise tecnológica, como uma plataforma de gestão, é possível estabelecer tais indicadores de modo a avaliá-los e monitorá-los com frequência. Tudo para que se possa corrigir desvios de funções ou baixa produtividade.

Os processos de feedback e acompanhamento contínuo são favorecidos, pois cada colaborador pode receber em tempo real informações sobre seu desempenho. Isso elimina um dos maiores entraves para o êxito profissional e organizacional, que é a falta de clareza sobre o que a organização espera de cada colaborador e como ela avalia sua atuação.

Também é possível indicar exatamente onde cada funcionário se encaixa nos processos e quais atividades estão sob sua responsabilidade direta. Dessa forma, ele poderá se concentrar naquilo que realmente será cobrado e avaliado.

Criação e repasse de metas claras e objetivas mesmo em ambientes remotos

Outra grande vantagem do uso de tecnologia na gestão de performance é a possibilidade de se desenvolver e repassar metas claras e objetivas a todos os colaboradores, independentemente de onde estejam. Com uma linguagem padronizada e simplificada por sistemas de gestão dinâmicos, as metas de desempenho poderão ser entendidas por cada funcionário que se encontre num projeto ou filial.

Tal ponto se torna ainda mais importante quando colaboradores não têm contato com gestores por muito tempo, como em áreas remotas ou viagens longas, situações onde manter o desempenho elevado sem alguém para repassar referências pode ser bem difícil.

Isso pode ser solucionado com o uso de tecnologias de comunicação e avaliação integradas a plataformas de gerenciamento da produtividade.

Otimização e gerenciamento de produtividade

Aliás, a otimização e gerenciamento de produtividade por meio de plataformas é um dos diferenciais para quem quer implantar uma gestão da performance de excelência. Isso porque módulos implantados geralmente permitem organizar e dividir tarefas, estabelecer indicadores de desempenho precisos e facilitar o controle das atividades da equipe.

Além de permitir avaliar o nível de eficácia na execução de cada processo, rotina e atividade, uma plataforma de gerenciamento da produtividade permite identificar gargalos e tarefas que estão prejudicando cada colaborador.

Dessa forma, podem-se estabelecer medidas visando auxiliá-lo em suas funções, promover seu desenvolvimento ou até modificar a forma de execução e controle de tarefas.

Coaching e desenvolvimento de funcionários

Além de avaliar corretamente os colaboradores por meio de indicadores e monitoramento, é fundamental que ações de desenvolvimento sejam criadas. Não basta identificar um problema que afete o desempenho de um funcionário; é preciso indicar formas de auxiliá-lo a superar tal desafio.

Muitas vezes o funcionário apresenta baixo rendimento por conta da falta de uma habilidade ou competência que poderia ser ensinada por meio de treinamento. Ferramentas de tecnologia que possuem módulos de aprendizagem e desenvolvimento, bem como cursos online, plataformas colaborativas ou outras soluções de ensino profissional devem fazer parte de uma boa gestão de performance.

Nesse sentido, vale até buscar sistemas que permitam a implantação e condução de um programa de coaching.

Implantação de um programa de reconhecimento e recompensas justo

Outro grande benefício do uso de tecnologia voltada para a gestão de performance reside na possibilidade de se implantar um programa de recompensas justo e atrativo.

Tendo como base indicadores confiáveis e precisos, além de torná-los transparentes para todos os envolvidos, é possível estabelecer formas de recompensar aqueles colaboradores que possuam desempenhos elevados ou alinhados com as metas organizacionais.

Em tempos onde a disputa por talentos é crescente, tal prática pode até ser usada como diferencial na retenção e captação de bons profissionais para atuarem na empresa.

Também é importante focar no reconhecimento a cada colaborador que se destacou, de modo que ele se sinta prestigiado dentro da organização. Isso aumenta seu grau de engajamento e pode se transformar em um círculo virtuoso, onde ele buscará conservar seu desempenho visando manter o reconhecimento recebido.

Condução da gestão de performance de forma constante

Soluções de tecnologia modernas que amparam e fornecem suporte adequado para a gestão de performance apresentam altos níveis de acessibilidade, disponibilidade e facilidade de integração com outros sistemas gerenciais. Isso permite que os gestores possam acessá-los onde e quando precisarem.

Tais pontos são essenciais para o aumento da produtividade no trabalho e êxito de uma organização, pois permitem que a gestão de performance seja realizada de forma constante e atuante. Assim, evita-se a visão distorcida de que esse tipo de prática está ligada a eventos periódicos, como épocas de avaliação e aplicação de questionários. Tal noção é ultrapassada e não condiz mais com a realidade do mercado.

Hoje, é fundamental que as metas e ações de uma boa gestão de performance sejam realizadas com o máximo de frequência possível, de modo que correções e mudanças de estratégias possam ser feitas rapidamente.

Agora que você já sabe como a tecnologia pode influenciar positivamente no gerenciamento de desempenho, que tal assistir nosso webinário e ficar por dentro do Metodologia de Tríade aplicada na plataforma Neotriad? Você descobrirá mais sobre essa plataforma que funciona como um completo sistema de planejamento de equipe e pessoal. Não deixe de assistir!




Deixe seu comentário