meta,

20 de julho de 2016

Escrever um sonho e transformá-lo em meta é um GRANDE PASSO


Há 47 anos, um grande projeto foi concretizado e o resultado foi o primeiro passo do homem na lua. Neil Armstrong, comandante de 38 anos, era um ex-piloto de teste de aviões americanos e teve a oportunidade de viver um dos eventos mais espetaculares da história humana, já documentada.

“Este é um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade”, frase eternizada por Armstrong. Porém, o que muitos não sabem que aquele “pequeno passo” havia sido planejado muito tempo antes, em 1945, quando a Segunda Guerra Mundial terminava.

Você já parou para pensar em como uma meta ambiciosa, como a de pisar na lua, é planejada? Sonhar é importante, mas insuficiente. Se você tem o sonho tão grande, continue lendo esse post e descubra o passo a passo para alcançar uma meta como essa.

Rumo para a sua vida

Meta é um sonho escrito e sem eles, certamente você ficará perdido, sem saber o que quer e o que fazer. Traçar uma meta é dar sentido a sua vida. É saber exatamente o por que está gastando seu tempo e suas forças, você tem um propósito.

Definição

Objetivo é um sinônimo de meta. Christian Barbosa, melhor especialista de gestão do tempo do país, define meta, no livro Tríade do Tempo, como “algum objetivo (ou sonho) definido por escrito, de realização possível, importante e que você realmente queira alcançar”.

Podemos caracterizar as metas em Pessoais, Escritas, Possíveis e Importantes.

A meta pessoal é traçada para você mesmo, as escritas são as metas registradas, que terão maior chances de serem concretizadas. Toda meta é possível, é importante lembrar que difícil não é impossível e se a meta não for importante, então você não precisa perder seu tempo com ela, certo?

Escrevendo

Já citamos que uma meta, nada mais é do que um sonho escrito. Porém, existe uma forma correta para você escrever suas metas. A metodologia SMART, escrita por Peter Drucker, é uma das melhores definições já inventadas. O acróstico de SMART é uma excelente maneira para definir a meta:

eSpecífica – O quê?

Mensurável – Quanto?

Alcançável – Como?

Relevante – Por quê?

Temporal – Quando?

Analise

É importante parar e analisar seu sonho, antes que ele te prejudique ou prejudique as pessoas mais próximas. Reflita nos problemas que podem surgir caso você já tivesse alcançado a sua meta? O que te impediu, no passado, de criar esse objetivo? O que você teria perdido se tivesse feito essa mudança?

Não deixe que as suas metas mudem o rumo das coisas.

Por toda vida

Ter uma perspectiva de futuro é super recomendável para você ter metas de curto, médio e longo prazo. Pense no que você gostaria de ter realizado até os 70 anos? Como gostaria de estar? Como seria sua aposentadoria?

Todas as respostas são ações motivacionais. Você pode mudar de ideia ao longo do tempo, mas criar e definir esse rumo para a vida, é um passo muito importante.

Como está seu rumo? Quais são as suas metas? Conte aqui nos comentários. Além disso, você pode escrever suas metas e montar um planejamento bem específico, com o uso do Neotriad. Não perca mais tempo e dê o primeiro passo, um grande passo.

 




Deixe seu comentário