agência de marketing,estratégia de marketing,marketing,planejamento estratégico,

dezembro 8, 2017

Estratégia de marketing: aprenda a criar a sua para 2018!


À medida que o novo ano se aproxima, empresas dos mais diversos segmentos voltam suas atenções para o planejamento estratégico de 2018. A retomada da economia depois de anos turbulentos é animadora, mas as organizações que não se prepararem perderão a chance de surfar essa onda promissora. No artigo de hoje, vamos mostrar como criar uma estratégia de marketing para 2018.

Um aspecto a ser destacado é que, a cada ano, uma estratégia de marketing precisa levar em consideração as mais recentes novidades tecnológicas. O mundo tem se tornado gradativamente mais virtual, algo que muda a maneira como as pessoas se relacionam com marcas e produtos. Conhecer esse ambiente hiperconectado é condição para criar uma estratégia de marketing para 2018.

Antes de dar início ao planejamento, o gestor deve ter em mente que esse projeto não pode ser “engessado”, ou seja, precisa ser mutável. É conveniente que a estratégia seja aprimorada no transcorrer do ano, tendo como subsídios resultados parciais de faturamento, rentabilidade e outras métricas. Mas é claro que antes dessa fase de aperfeiçoamento, existem etapas mais básicas, que vamos descrever a seguir.

(Leia também: Planejamentos de sucesso: conheça 4 casos inspiradores)

 

Conheça seu público-alvo

A despeito de todas as inovações tecnológicas que se apresentam quase diariamente, certas coisas nunca mudam. Uma delas é a necessidade de conhecer a fundo as pessoas para as quais você deseja vender um produto ou serviço. Definir com precisão o público-alvo da sua empresa é o primeiro passo para um ano de sucesso. Se você já tem esse target estabelecido, vale a pena fazer uma reflexão para ver se é possível afinar um ou outro detalhe. Isso tornará o perfil mais bem desenhado e otimizará os investimentos de comunicação.

A necessidade de conhecer com profundidade o cliente ideal da empresa está presente em qualquer estratégia de marketing há décadas. O que muda, no entanto, são os caminhos pelos quais os gestores podem traçar esse perfil. Novas tecnologias ajudaram a aperfeiçoar as pesquisas do ponto de vista qualitativo e quantitativo. É recomendável que o gestor de marketing vá atrás de ferramentas modernas que ofereçam subsídios para obter a definição mais precisa do público-alvo da marca.

Estude o mercado e seus players

Ter um domínio sobre o mercado em que atua ajuda qualquer empresa a crescer. Dinâmicas próprias, sazonalidades de maior impacto, desafios estratégicos e outros fatores diferenciam segmentos, por isso o líder empresarial deve mergulhar no universo em que sua companhia foca.

Essa imersão passa também por conhecer melhor os players que fazem parte desse mercado. Às vezes, um olhar atento para o concorrente ajuda no entendimento do que deve ou não ser feito para triunfar. Basear-se em boas práticas de outros players é um expediente comum e pode ser interessante quando bem-feito. A cópia pura e simples, por exemplo, pode ser vista de forma negativa pelos consumidores e criar uma imagem ruim para sua empresa. Iniciativas que se mostraram exitosas nos concorrentes podem ser adaptadas de uma maneira que se encaixe no DNA da companhia.

(Construir uma estratégia de marketing não é tarefa para uma pessoa só. Por isso, o dono da empresa – ou o diretor responsável – deve encontrar grandes líderes para montar um time de marketing campeão. Como fazer isso? Descubra neste artigo)

 

Defina os objetivos e o plano de ação

Após conhecer o público-alvo e os players do mercado, o momento é de estabelecer objetivos de negócio e ações estratégicas que vão ajudar a cumpri-los. A etapa de definição dos objetivos é bem importante porque norteará todo o esforço de comunicação e de vendas. Cabe ao gestor de marketing fazer uma análise para entender qual deve ser o foco para 2018.

Aumentar as vendas? Captar mais clientes? Direcionar a comunicação para um produto específico? Há diversos objetivos possíveis, por isso o trabalho de autorreflexão precisa ser feito com muita calma. Assim, a dedicação de toda a equipe vai se refletir em avanços para a empresa.

As ações que contribuirão para o cumprimento dos objetivos podem se alternar entre o mundo real e o virtual. Porém, anualmente as empresas tomam mais medidas que direcionam a abordagem para canais digitais como redes sociais e e-mail marketing. A grande vantagem é impactar os clientes em maior escala, o que pode resultar na elevação das vendas. Sendo assim, um planejamento e investimento em marketing digital, que inclui produção de conteúdo tanto para ser veiculado nas redes sociais, quanto no blog da empresa e via e-mail, é essencial.

(Leia também: 6 dicas para você e sua equipe montarem um planejamento de ações)

 

Estabeleça um cronograma de atividades

No dia 2 de janeiro de 2018, o gestor deve chegar para trabalhar com uma ideia exata de como as atividades vão transcorrer pelos meses seguintes. Em outras palavras, todas as ações definidas no planejamento estratégico precisam ser colocadas em uma régua de tempo. Cada atividade deve ter uma previsão de início e fim, assim todos os colaboradores ficam a par dos prazos.

O cronograma precisa prever, ainda, uma etapa final de análise dos resultados, fundamental para a construção do planejamento do ano seguinte. Afinal, todos desejam que 2019 seja ainda melhor do que 2018. Durante a análise, será possível ponderar sobre acertos e erros estratégicos, além de fazer uma avaliação do desempenho dos profissionais que compõem a empresa. Por exemplo, se um colaborador não apresentou resultados satisfatórios, o gestor de equipes deve conversar com ele para entender as razões que levaram a isso.

(O planejamento estratégico tem desafios próprios, por isso vale a pena recorrer a diferentes meios para torná-lo mais robusto. Conheça um desses meios neste link)

Um reforço para sua estratégia de marketing

Você já começou a criar uma estratégia de marketing para 2018? Se não, o ideal é agilizar esse processo para iniciar janeiro com metas bem definidas e um plano de ações inteligente. Para lhe ajudar nesse processo, uma ferramenta altamente recomendável é o Neotriad. Por meio desse software, é possível mapear todos os objetivos e inserir as ações dentro da régua de tempo. O Neotriad reúne os membros da equipe em um mesmo ambiente virtual, o que aumenta a produtividade de todos e, por consequência, melhora os resultados da empresa. Faça um teste grátis por duas semanas.




Deixe seu comentário