colaborador,empreendedorismo,empresa,Gestão de equipes,gestor de equipes,liderança,mercado,planejamento,resultados,

15 de fevereiro de 2019

Gestão de equipes: ter um sistema de recompensas vale a pena?


O dia a dia da gestão de equipes envolve desafios diversos. Líderes devem se manter atentos em relação a cada um dos colaboradores, pois são eles os responsáveis por manter a empresa nos trilhos.

Existem algumas iniciativas que favorecem a boa gestão de equipes, dentre elas está a adoção de um sistema de recompensas. A ideia é criar uma cadeia de premiações e bonificações baseadas na performance individual e coletiva.

Nesse post, apontaremos as vantagens em incorporar um sistema de recompensas à gestão de equipes. Essa estratégia costuma funcionar por elevar a produtividade dos colaboradores.

Como o sistema de recompensas favorece a gestão de equipes?

Empresas que premiam os colaboradores e as equipes que se destacam têm muito a ganhar com isso. O que poderia ser visto como uma despesa traz ganhos práticos que compensam esse gasto que o empreendedor tem com o sistema de recompensas.

O sistema de recompensas oferece benefícios para a gestão de equipes

É possível separar os benefícios da estratégia em quatro grandes pilares. Confira quais são eles:

Motivação dos colaboradores

A imensa maioria das pessoas ganha um combustível extra quando existe a possibilidade de um ganho superior baseado em metas. Gestores de equipes sabem muito bem como colaboradores motivados fazem bem à rotina de uma empresa.

O sistema de recompensas ajuda as equipes a atuarem com maior foco nas atividades, pois estão em permanente busca por resultados de destaque.

É claro que as pessoas têm de se motivar no dia a dia para desempenharem o melhor papel possível. Muitos conseguem atuar no seu limite quase o tempo todo, mas mesmo os profissionais mais comprometidos podem ter um leve salto de produtividade quando enxergam um belo bônus no horizonte.

Desenvolvimento de novas lideranças

Novos líderes podem surgir dentro de um sistema de recompensas

Uma das mais complexas atribuições na gestão de equipes é forjar novos líderes para manter a empresa em crescimento. Abraçar o sistema de recompensas está entre as formas de encurtar esse caminho.

Bônus por metas funcionam como uma espécie de filtro para que os gerentes e supervisores avaliem individualmente os colaboradores. Sobretudo durante os principais projetos, é possível detectar quais pessoas assumiram uma postura mais altiva e se portaram como líderes naturais para que as metas fossem batidas.

Uma maneira de intensificar o aparecimento de novos líderes é focar as recompensas em entregas coletivas. Assim, as pessoas têm de trabalhar bem em equipe para se saírem bem e os novos líderes tendem a aparecer de forma natural.

Atração e retenção de talentos

O turnover de jovens profissionais é uma realidade em diferentes segmentos e se apresenta como uma característica geracional. Uma consequência disso é a dificuldade em reter os talentos que despontam nas empresas.

Um sistema de recompensas pode diminuir o turnover de jovens talentos

Trabalhar com um sistema de recompensas baseado em metas claras é uma forma de chamar a atenção dos profissionais mais talentosos. Quando algum deles pensar em migrar para outra empresa em busca de novos desafios, certamente pensará duas vezes por saber que pode obter um bônus relevante se continuar no emprego atual.

A lógica vale também para as empresas que buscam captar novos talentos no mercado. Um jovem em ascensão, ao observar as oportunidades, vai dar uma atenção especial aos players que deem a ele a possibilidade de incrementar os ganhos de acordo com os resultados alcançados.

Uma empresa que oferece benefícios extras por metas possibilita que as pessoas mais capacitadas incrementem os seus ganhos anuais. Naturalmente, o fator financeiro favorece a permanência dos melhores profissionais e pode, inclusive, levá-los a despontar como novos líderes.

Elevação dos resultados da empresa

A boa gestão de equipes é aquela que leva a empresa a resultados cada vez mais positivos. Uma maneira de evitar que a companhia patine diante da concorrência é incorporar um sistema de recompensas à cultura organizacional.

Profissionais motivados, novos líderes em desenvolvimento e a manutenção de novos talentos são fatores que, em conjunto, ajudam a turbinar os resultados significativamente. Portanto, o que pode ser visto em um primeiro momento com desconfiança e como um gasto inapropriado costuma surtir efeitos benéficos para a empresa, inclusive com resultados práticos.

Quais são os riscos do sistema de recompensas?

Líderes que adotam o sistema de recompensas têm de ficar atentos a dois potenciais problemas que podem surgir. A boa notícia é que ambos podem ser minimizados com um planejamento bem desenhado.

Individualismo e mau relacionamento interpessoal podem surgir dentro desse sistema

  • Individualismo exacerbado: premiações por resultados motivam os profissionais e tendem a colocá-los no máximo de seu rendimento. Porém, muitos deles partem para uma postura muito individualista para atingirem o destaque desejado. Uma forma de atenuar esse risco é priorizar os bônus por conquistas coletivas. Se os prêmios mais expressivos forem para resultados de equipes, dificilmente os colaboradores adotarão uma conduta individualista.
  • Mau relacionamento interpessoal: o individualismo, quando somado à competição acirrada, pode levar a desentendimentos entre os colaboradores. Algumas pessoas se exaltam e entram em rota de colisão com colegas por estarem na disputa pelas recompensas. Esse comportamento não é saudável e precisa ser coibido pelo gestor de equipes com punições. A recomendação é anunciá-las logo no lançamento do sistema de recompensas, pois isso impede que algum funcionário se sinta perseguido ou preterido em razão de uma preferência pessoal do líder.

Um caminho para transformar a gestão de equipes

A adoção de um sistema de recompensas é uma das melhores formas de aprimorar a gestão de equipes. Embora tenha riscos, é possível minimizá-los para aproveitar o que a estratégia tem de melhor.

Líderes que desejam dar um verdadeiro salto na gestão de equipes não devem se contentar com o sistema de recompensas. Vale a pena unir essa iniciativa ao que podemos chamar de pilar tecnológico da gestão de equipes.

Você já ouviu falar no Neotriad?

Trata-se de um software desenvolvido para elevar a produtividade e tornar mais inteligente a gestão de equipes em empresas dos mais diversos portes. Com o Neotriad, as atividades podem ser mais bem planejadas e a utilização do tempo passa a ser mais eficaz. Aproveite para conhecer agora mesmo os benefícios da ferramenta e faça um teste grátis com os seus colaboradores durante duas semanas. Basta clicar aqui!




Deixe seu comentário