marketing digital,

novembro 24, 2016

Os 11 termos sobre marketing digital que você precisa dominar!


Na correria do dia a dia, pode ser que você esteja esbarrando em uma série de termos referentes ao marketing digital cujos significados nem imagina. Por exemplo, você sabe o que são leads? E personas? Ou testes A/B? Para trabalhar de forma eficiente nessa área, você não só precisa conhecer essas palavras, como também saber a melhor maneira que elas podem auxiliar as suas estratégias.

Para ajudar você nesse caminho, separamos aqueles que são considerados os principais termos do universo da publicidade online que devem fazer parte do seu vocabulário. Assim, você vai conseguir elaborar estratégias mais eficientes e conquistar seus objetivos.

Veja a seguir 11 termos sobre marketing digital que você precisa dominar!

  1. Persona

Trata-se de uma pessoa fictícia criada para servir como base ao se referir ao seu público-alvo. Em vez de desenvolver uma campanha focada em mulheres de 18 a 25 anos, por exemplo, você aponta seus esforços para a Bianca, estudante de 20 anos que possui dificuldades para conciliar o trabalho e os estudos. Ao trabalhar com personas, você coloca os desejos e as preocupações da sua audiência em foco, permitindo uma comunicação mais eficiente.

  1. Leads

O termo é usado para se referir às pessoas que possuem interesse no seu produto ou serviço. Ao trabalhar com marketing digital, é o seu objetivo ter contato com o máximo possível de leads, conseguindo filtrá-los de um público maior que também inclui gente que não se interessa pelo que você está oferecendo. Em geral, trata-se do objetivo da maioria das campanhas.

  1. Palavra-chave

É uma palavra ou expressão que rende acessos a partir de sites de buscas como o Google. Ao desenvolver conteúdo no seu site ou blog, você pode utilizar essas combinações de palavras para aumentar suas chances de aparecer no topo do ranking quando o público pesquisar por elas. Tome cuidado para não exagerar: os algoritmos ficam cada vez mais sofisticados, sendo capazes de distinguir exageros de usos legítimos dos termos.

  1. Testes A/B

O marketing digital nos permite trabalhar de uma forma bastante precisa, tendo acesso a resultados bem específicos sobre a performance das nossas campanhas. É nesse cenário que surge toda a força dos testes A/B: o termo se refere a experimentos feitos em suas comunicações para determinar as melhores estratégias. Um sistema muito comum é veicular dois conteúdos idênticos, exceto por um único detalhe diferente, e depois avaliar os resultados obtidos. A partir daí, é possível ver qual variação tem melhor retorno.

  1. Impressão

Ao trabalhar com anúncios na internet, uma das métricas a serem consideradas é a de impressões. Significa o número de visualizações que aquele conteúdo recebeu durante todo o tempo que existiu. Quando o seu objetivo é obter visibilidade, não cliques, o foco da sua publicidade deve ser nas impressões. As principais plataformas de anúncios da web, como o Google AdWords e o Facebook Ads, usam essa métrica para ajudar você a impactar seu público da melhor maneira.

  1. Conversão

No marketing digital, o termo conversão é usado para se referir ao seu objetivo. Se a sua empresa quer conquistar mais vendas, então uma conversão é a compra de um produto. Nem sempre isso é o foco, porém. Pode ser que o seu objetivo sejam downloads de um arquivo ou que o público assine uma newsletter, por exemplo. Ao falar em conversão, fica claro que o assunto é referente ao alvo máximo dos esforços empregados naquela campanha.

  1. Link building

A autoridade de um site, conforme o Google considera, é determinada pela quantidade de links que você recebe. Quanto mais páginas apontarem para a sua, mais destaque você obtém. Uma estratégia eficiente para realizar isso é publicar conteúdo em outros espaços, certificando-se de criar links de volta para o seu site. Mas não exagere: somente trabalhe dessa forma quando houver contexto para esses links. Além disso, certifique-se de usar as palavras-chave certas.

  1. Taxa de cliques

Se o seu objetivo é direcionar tráfego para o seu site a partir do seu conteúdo, precisa ficar de olho na taxa de cliques. Esse indicador é uma média entre o número de cliques obtidos em relação ao total de pessoas que visualizaram o anúncio ou o e-mail marketing. Para que suas campanhas obtenham bons resultados, o ideal é que você conte com uma taxa de cliques alta, fazendo com que boa parte das suas visualizações se converta em acessos.

  1. SEO

Todo site quer aparecer no topo dos resultados do Google e o melhor jeito de trabalhar nisso é usando SEO. A sigla significa search engine optimization, ou otimização para mecanismos de buscas. Trata-se de uma série de estratégias cujo foco é deixar suas páginas otimizadas para serem lidas adequadamente pelo algoritmo do Google e demais sites de pesquisas. Isso significa deixar seus títulos e descrições no tamanho adequado, empregar as palavras-chave certas, entre outros.

  1. Inbound Marketing

Uma das principais tendências modernas do marketing, refere-se a trabalhar com foco em atrair o público, em vez de ir atrás dele e interrompê-lo, como ocorre na publicidade tradicional. O inbound marketing faz uso de uma série de canais diferentes, desde e-mail marketing até blogs e redes sociais, para impactar as pessoas de forma positiva nas várias fases do funil de vendas. É um caminho para ganhar a confiança do público com conteúdo de qualidade e atingir a conversão.

  1. CPA

A sigla significa custo por aquisição e se refere ao quanto é gasto para obter cada conversão em seus anúncios digitais. Trata-se de uma métrica de grande importância para que você consiga chegar a um equilíbrio nos seus esforços. Afinal, não é eficiente gastar mais para conquistar uma venda do que o valor gerado por ela. Ao modificar os parâmetros dos seus anúncios e sua estratégia, você consegue otimizar seu CPA e melhorar seus resultados.

Ao conhecer cada uma dessas palavras, você fica mais qualificado para enxergar todas as possibilidades da publicidade na internet e os mecanismos que o marketing digital possui para entregar bons resultados à sua empresa.

Quais desses termos você já conhece e aplica em suas estratégias de marketing no dia a dia? Conte para a gente nos comentários a seguir!

1 Comentário

  1. Cícero disse:

    Olá, estou estudando exatamente este assunto nos últimos meses.
    Os temas levantadas são extremamente relevantes, porém bastantes complexos pra quem esta começando, mas com certeza merece um estudo mais aprofundado pois é um ótimo caminho a ser seguido.

    #borapraaction

    Achei este artigo, que também pode complementar este assunto para pequenas que ainda não estão familiarizadas com estes termos, ou seja, pra quem esta começando a colocar a mão na massa agora.

    http://www.ideiacao.com.br/empreendedorismo/marketing-digital-para-pequenas-empresas/




Deixe seu comentário