blog saia do lugar,hacks de produtividade,saia do lugar,

12 de janeiro de 2017

Hacks de produtividade: Acompanhe os 15 melhores!


Em alguns momentos não nos damos conta, mas um dos recursos mais finitos que existe é o tempo. Por isso hábitos como a preguiça e a procrastinação podem causar grandes danos à carreira de uma pessoa, pois impedem que ela aproveite seu tempo para alcançar seus objetivos. Por isso este artigo trará alguns hacks de produtividade, para que você possa, com pequenas alterações na rotina, alcançar suas metas.

O que são hacks de produtividade?

A palavra hack (inglês) significa – de maneira um pouco grosseira – cortar, no entanto ela foi incorporada ao vocabulário de pessoas que trabalham com programação de informática para designar uma mudança inteligente, a fim de obter melhora do desempenho do projeto em execução.

Isso nos ajuda a entender porque essa expressão vem sendo usada em listas com dicas, afinal, para que uma pessoa alcance um objetivo ela terá que deixar para trás sua antiga rotina, ou seja terá uma mudança.

Mesmo que você pense que não tem uma rotina, você está enganado. Todos os dias você acorda e, ao levantar da cama, começa seu dia, de forma quase automática.

Muitas vezes uma pessoa não consegue cumprir com um propósito porque pequenas atitudes não permitem. Por isso elas devem ser modificadas.

1 – Coloque seus planos no papel

A mente humana é poderosa e pode nos enganar. Muitas vezes achamos que estamos trabalhando em um projeto, apenas porque estamos pensando nele. Por isso reflita sobre seu objetivo e escreva tudo em um papel.

Pode ser uma folha ou uma agenda, o que importa é tornar esse desejo algo visível, assim você, poderá tirá-lo do campo das ideias e começar a trabalhar nele.

2 – Trace uma linha do tempo da sua vida

Quando falamos em linha do tempo é fácil pensarmos no passado, afinal, já sabemos de tudo o que aconteceu e temos uma ideia clara dos objetivos vencidos. No entanto, para quem deseja ser mais produtivo, essa ideia ajudará a entender o que tem que ser feito para alcançar algo.

Por exemplo: não pegar prova final na faculdade. Coloque em sua linha do tempo o início do semestre e o dia de término das aulas, ficará um espaço entre as duas datas e esse espaço será preenchido com outras datas, como os dias das provas e entrega dos trabalhos, por exemplo.

Desse modo você se organizará.

3 – Não acumule pequenas tarefas

Ligar para o consultório e marcar aquela consulta, dar um recado a alguém, alimentar o cachorro, enfim, nosso dia é cheio de pequenas tarefas, todas elas parecem ser coisas banais, mas não são. Acumulá-las pode gerar estresse e acabar com seu dia, por isso as faça o quanto antes.

4 – Observe seus hábitos

Nossos hábitos podem nos levar a muitos lugares, bons e maus. Por isso é importante observá-los para poder descobrir para onde nos levarão.

Se você está estressado é interessante entender o que causa esse estresse, pois ele pode ser fruto de um hábito ruim, como só consumir notícias negativas, por exemplo.

Com relação à produtividade nossos hábitos podem ser ainda mais poderosos. Observe-se.

5 – Acorde cedo

Normalmente acordamos cedo quando temos algum compromisso a cumprir, como ir trabalhar por exemplo. Mas porque não levantar mais cedo para poder fazer suas tarefas? Por que não levantar antes para cumprir um compromisso com você mesmo, como ir caminhar ou tomar um bom café da manhã?

Isso não significa que você tenha que dormir menos, apenas que, talvez, valha a pena dormir a acordar em novos horários.

6 – Durma bem

Dormir é uma necessidade básica, por isso não deve ser menosprezada. No sono temos a produção de hormônios, o relaxamento da mente e a recuperação muscular, por exemplo.

Não faz sentido que uma pessoa que deseja tornar-se mais produtiva não valorize seu sono. Por isso, nada de levar notebook ou smartphone para a cama. A luz desses dispositivos pode inibir o sono.

7 – Cuidado com o uso da internet

A internet é uma ferramenta incrível, no entanto seu uso para buscar entretenimento pode ser prejudicial para quem está atrás de hacks de produtividade.

Redes Sociais ou serviços de streaming podem fazer com que você, ao invés de cumprir com seus objetivos procrastine.

Estabeleça horários fixos para o uso da internet para entretenimento, como após o término de uma tarefa importante.

8 – Busque ser disciplinado

Disciplina é uma importante aliada para quem quer tornar-se mais produtivo. Estabeleça horários para realizar uma tarefa e respeite isso. Ainda que possa ser complicado no início acostumar-se com uma nova rotina saiba que esse é o melhor modo de aumentar a eficácia em suas funções.

Deixar para terminar algo importante “quando sobrar um tempo” pode significar que a tarefa não fique pronta.

9 – Cuide de sua alimentação

Algumas pessoas acham que ser produtivo é fazer sacrifícios, como não tomar café da manhã porque se está “atrasado”, quem pensa assim está perigosamente enganado.

Sem uma alimentação adequada o nível de glicose no sangue pode cair, levando a pessoa a sentir-se sonolenta, impactando diretamente sua produtividade.

Ficar longos períodos em jejum pode trazer riscos à sua saúde e não é recomendado em hipótese alguma.

10 – Saiba usar as filas

Filas fazem parte da nossa rotina e não é incomum associá-las a tempo perdido. Mas elas podem ser aproveitadas, para por exemplo responder os emails, ler um arquivo recebido ou simplesmente relaxar.

Sim, aproveitar as filas como um momento de descanso mental pode fazer com que, ao terminar de enfrentá-las você volte ao trabalho com mais pique.

11 – Use o Internet Banking

É impressionante como ainda existem pessoas que vão aos caixas eletrônicos para poder pagar contas, tirar extratos ou fazer transferências bancárias. Tudo isso pode – e deve – ser feito por aplicativos das próprias instituições financeiras.

O tempo que se gasta indo – ou procurando – por um caixa eletrônico pode ser melhor aproveitado.

12 – Use o método Pomodoro

Um dos mais populares métodos de gerenciamento de tempo que existe.

O método Pomodoro consiste no fracionamento do tempo em blocos de 25 minutos. Assim o usuário trabalha em uma tarefa por esse tempo e, ao terminá-la, descansa por cinco minutos, voltando após esse descanso para mais um bloco de 25 minutos até que a tarefa esteja concluída.

Existe na internet alguns sites que ajudam o usuário a controlar esse tempo e avisam quando está na hora de descansar.

13 – Leia

Uma boa maneira de tornar-se mais produtivo é investir em sua cultura. Pense bem, você está tendo acesso a essas dicas por meio de um texto, então imagine o quanto você não pode melhorar seu rendimento se ler cada vez mais?

Aproveite períodos de tempo como viagens de ônibus e metrô para colocar a leitura em dia, assim, além de você esses momentos também se tornarão mais produtivos.

14 – Medite

A meditação já foi tema de diversos estudos que comprovaram que ela melhora a concentração e memória, além de ajudar a controlar a ansiedade. Bastam cinco minutos diários para que você comece a perceber os benefícios em sua produtividade.

15 – Faça cursos on-line

Estudar não deve ser visto como algo chato e desestimulante, pelo contrário, aprender algo novo é um privilégio. Em alguns momentos não nos damos conta, mas em algumas regiões do mundo o acesso à educação é bem mais difícil do que no Brasil – ainda que tenhamos o que melhorar – e sites são controlados por governos.

Outras pessoas nem têm acesso à internet, por isso se você possui condições não deixe de aproveitar para realizar cursos à distância. Escolha um tema que lhe agrade e estude.

Existe uma infinidade de opções disponíveis. Os sites que oferecem cursos on-line mais famosos são Veduca, Cursera, Khan Academy e Udemy.

Vale à pena também ficar de olho nas palestras do site TED e buscar aulas no Youtube.

Dica Bônus – utilize o método ABCD para fazer suas tarefas

Esse método consiste em dividir suas tarefas em quatro categorias:

A. Tarefas que precisam ser feitas: ou seja, tarefas prioritárias;

B. Tarefas que devem ser feitas: ou seja, são importantes, e devem ser feitas em seguida das tarefas A.

C. Tarefas que seria bom se você fizesse: tarefas que não estão no topo da lista das suas prioridades, mas que você sabe que o ajudaram no seu desenvolvimento profissional se você as fizer.

D. Tarefas que você gostaria de fazer: ou seja, lazer.

Lembra da regra de só poder brincar após terminar a lição de casa? Então, é mais ou menos isso.

Organize suas tarefas por critérios, como importância, ou prazos e as realize. Depois de terminá-las dedique um tempo para descansar – isso também é importante.

Em resumo

Hacks de produtividade podem ajudar muito uma pessoa a construir hábitos positivos e alcançar seus objetivos, mas para isso é preciso estar disposto a mudar e ter disciplina para manter um comportamento construtivo, evitando desperdiçar tempo, por exemplo.

Aliás, o tempo é um recurso muito importante e deve ser usado com sabedoria, principalmente para ajudar a você a realizar seus sonhos.

Agora que você já conhece alguns hacks de produtividade que tal ler algumas dicas de quem alcançou o sucesso?

Artigo produzido pela equipe do Saia do Lugar!

4 Comentários

  1. Rodrigo de Freitas disse:

    Bacana!

  2. Carmen Moura disse:

    Excelente abordagem!

  3. Evaldo Maciel disse:

    A procrastinação é um mal que persegue há anos.

  4. Iussef Zaiden Filho disse:

    Grandes recomendações.
    Iússef




Deixe seu comentário