colaboradores,empresa,estratégia,liderança,Motivação,produtividade,

9 de maio de 2019

Saiba o que os jovens no mercado de trabalho valorizam


Empresas de diversas áreas recorrem ao vigor de profissionais recém-formados para se manterem competitivas no mercado. Mas nem todos os líderes sabem o que os jovens no mercado de trabalho esperam das organizações em que atuam.

Nesse post destacamos justamente quais são os pontos considerados fundamentais pelos jovens no mercado de trabalho. Conheça os benefícios que fazem a cabeça dos profissionais que já nasceram na era digital.

A busca por um propósito

As novas gerações têm a tendência de procurar um propósito em todas as suas ações

As novas gerações têm a tendência de procurar um propósito em suas ações e nas diferentes esferas de sua vida. Sendo assim, o campo profissional acaba tendo um peso importante nessa conta. Por isso alguns jovens desejam atuar em empresas nas quais confiam de verdade.

Empreendedores devem ter uma preocupação especial com a definição de um propósito para a sua empresa. Não se trata de mudar missão, visão e valores da marca, mas de adotar pequenas atitudes que tenham um norte bem claro.

Por exemplo, uma empresa que trabalha com meio ambiente pode dar o exemplo positivo e criar políticas de incentivo para que os colaboradores utilizem bicicleta em seu trajeto diário. Ações desse tipo podem encantar os jovens que valorizam a busca por um propósito.

Horários mais flexíveis

Outro aspecto priorizado pelos profissionais recém-chegados ao mercado de trabalho é a flexibilidade nos horários. Os jovens são simpáticos à ideia de fazer a sua própria jornada de acordo com as tarefas e atividades previstas.

Alguns líderes podem supor que isso leva a um relaxamento e à queda nos resultados. No entanto, o que se observa em muitos jovens é a capacidade de aliar esse flexibilidade a um senso de responsabilidade. Isso significa ter horários alternados sem perder a produtividade e os prazos das entregas.

Em alguns casos, certos colaboradores podem solicitar alguns dias de home office para cumprir suas atividades em determinado projeto. Cabe ao líder avaliar cada situação de forma individualizada.

Bônus específicos são importantes para jovens no mercado de trabalho

Ferramentas específicas para cada pessoa

Algumas pessoas se tornam mais produtivas quando munidas das ferramentas certas. No caso dos profissionais jovens, existe uma tendência a valorizar as empresas que oferecem esse tipo de benefício.

Na prática, as ferramentas específicas são os itens que vão além do básico do dia a dia. Para a execução de determinado projeto, um segundo monitor pode ser de grande ajuda, por exemplo. Também existem pessoas que rendem melhor se tiverem à disposição um fone capaz de isolar totalmente os ruídos externos.

Um caminho para não passar a impressão de privilégios para certos colaboradores é criar um sistema. O gestor pode oferecer uma verba individual predeterminada, que será utilizada pelos funcionários com ferramentas úteis ao seu trabalho diário. Essa medida tem boas chances de elevar a produtividade da empresa e satisfazer os mais jovens, que se sentem valorizados.

Jovens no mercado de trabalho querem ser recompensados

Uma dúvida recorrente entre líderes é como manter a motivação dos colaboradores sempre em alta. É natural que as pessoas tenham momentos de mais ânimo no trabalho e também aqueles períodos mais mornos.

Para manter a motivação dos mais jovens no ponto mais alto, uma estratégia é desafiá-los. Isso mesmo. Trabalhar com diferentes tipos de bônus por produtividade pode ser determinante para uma equipe com foco total.

Os benefícios extras criativos tendem a fazer ainda mais sucesso entre os jovens. Claro que um bônus em dinheiro ou uma viagem proporcionada pela empresa são bem vistos por qualquer pessoa, mas é possível também oferecer mimos para pequenos objetivos.

Uma folga a mais, um desconto para um plano de academia, um voucher para jantar em um restaurante bacana e um par de ingressos para um show são alguns exemplos de benefícios a serem ofertados de acordo com o rendimento em atividades consideradas importantes na empresa.

Cursos e treinamentos de capacitação

Empresas que investem em treinamentos reconhecem o potencial dos funcionários

Nos últimos anos, empresas de diferentes setores têm notado a importância em oferecer cursos e treinamentos a seus colaboradores. Os planos de capacitação funcionam também como uma forma de manter os jovens motivados a desempenharem o melhor papel no dia a dia.

Empresas que investem em treinamentos reconhecem que os funcionários são ativos que podem se valorizar à medida que se tornam profissionais mais gabaritados. A visão de médio e longo prazo beneficia o empreendedor e alimenta um ambiente de confiança.

Sobretudo entre os mais jovens, pesa bastante a ideia de que a empresa se preocupe em oferecer programas de capacitação.

Possibilidade de crescimento profissional

A evolução profissional tem relação não apenas com os treinamentos proporcionados pela empresa, mas também com o plano de carreira oferecido. Os jovens, cada vez mais, pensam bem à frente e desejam ter uma perspectiva bem desenhada de futuro.

Empresas que apresentam um plano de crescimento sólido têm maiores condições de reter talentos e formar profissionais que vistam a camisa. Isso inclui a progressão de cargos e também uma evolução na remuneração.

Vale uma observação nesse ponto. Em muitos casos, a transição entre cargos pode durar alguns anos. Isso leva os mais jovens a uma postura impaciente. Para atenuar essa reação, é possível trabalhar com uma evolução salarial ainda no mesmo cargo, de acordo com o cumprimento de um conjunto de metas.

Dica extra para conquistar os jovens profissionais

Os cinco tópicos apresentados até aqui são bastante valorizados pelos profissionais que estão chegando ao mercado de trabalho. Uma dica extra, como não poderia deixar de ser, está diretamente ligada à tecnologia.

Os mais jovens são bem antenados e querem ter a segurança de que o seu ambiente de trabalho está adequado à modernidade. Um dos caminhos para causar uma excelente impressão e, de quebra, elevar a produtividade é adotar um software de gestão de equipes.

Quer conquistar os profissionais mais jovens no mercado de trabalho? Então comece agora mesmo a utilizar o Neotriad em sua empresa! A ferramenta vai elevar a produtividade e elevar os resultados de todos os profissionais envolvidos. Conheça agora mesmo e faça um teste gratuito no Neotriad!




Deixe seu comentário