colaborador,empresa,gestor de equipes,inovação,liderança,mercado,resultados,

10 de janeiro de 2019

Lições de liderança: o que o Google ensina às empresas


O Google não se tornou um colosso do Vale do Silício somente pelo talento de seus colaboradores. De fato, esse componente é fundamental, mas sempre esteve acompanhado de importantes lições de liderança.

Os profissionais responsáveis por cargos gerenciais no Google seguem diretrizes bem inovadoras que podem ser seguidas por outras empresas. Nesse artigo, contamos para você quais são algumas dessas lições de liderança que o Google tem a oferecer.

1. Pense grande

Adote a cultura da superação de limites com a sua equipe

Uma empresa como o Google não chegaria tão longe se não pensasse verdadeiramente grande. Surpreendentemente, o princípio é bem simples: se as metas forem superadas com uma margem razoável, é sinal de que elas não estão desafiadoras o bastante.

Essa cultura da superação de limites é um dos pilares adotados pelo Google e certamente uma importante lição de liderança. Cabe ao líder disseminar entre os colaboradores a ideia de definir metas ambiciosas a fim de levar a empresa cada vez mais longe.

Há limites para a ambição?

Um dos pontos-chave nessa lição é a sensibilidade ao estabelecer objetivos. A ambição nas metas tem de obedecer certos limites ou se torna apenas uma missão impossível dentro do negócio.

Portanto, com base no conhecimento a respeito das equipes e do momento da empresa, os líderes devem mapear as oportunidades e compreender primeiramente quais metas podem ser atingidas dentro de uma determinada faixa de tempo. Nesse processo, aliás, os próprios colaboradores podem contribuir com novas ideias.

Há situações em que metas exageradamente ambiciosas podem cumprir um papel importante. Imagine que você e sua equipe estabeleceram uma meta que pode dar um novo rumo à empresa. Caso o objetivo seja atingido parcialmente, ainda assim o legado tende a ser positivo. Mirar muito alto motiva as pessoas a buscarem mais e permite a obtenção de resultados expressivos – mesmo quando a meta não é 100% superada.

(O Facebook é outra gigante da tecnologia que pode trazer inspirações para a sua empresa. Confira o post que fizemos sobre as lições de liderança de Sheryl Sandberg, Chefe de Operações da rede social)

2. Tenha a inovação como mantra: o pensamento 10x

Um das lições de liderança do Google é pensar sempre no crescimento em 900%

Existe um lema no Google que traduz muito bem como os seus líderes pensam grande. A ideia é que uma empresa só consegue ser realmente inovadora quando almeja melhorar 10 vezes em determinado indicador, e não 10%.

Podem parecer apenas números vazios, mas esse pensamento faz toda a diferença para uma companhia chegar ao topo. Em geral, a cultura empresarial diz que um incremento de 10% é bastante satisfatório. Um crescimento dessa ordem, na maioria dos casos, significa um avanço importante dentro do segmento.

A grande questão é que crescer 10% não é sinônimo de uma iniciativa inovadora. O Google defende que, para inovar de verdade, é preciso melhorar 900%, ou 10 vezes mais.

Ofereça todas as ferramentas aos colaboradores

Para uma empresa pensar grande e mirar resultados estratosféricos, é indispensável munir a equipe de todas as ferramentas necessárias para isso. A ambição do Google se reflete na forma como as equipes são abastecidas para elevar os indicadores.

Não poupe recursos na hora de oferecer aos colaboradores os recursos necessários

A gigante do Vale do Silício não poupa recursos e capital humano na busca constante pela inovação. No Google, impera a ideia de que os colaboradores devem pensar grande o tempo todo. Por exemplo, se alguém perceber que é possível utilizar um nível mais avançado de computação para determinado produto ou serviço, deve seguir o seu instinto e utilizar toda a infraestrutura pela inovação.

3. Para liderar com eficiência, inspire os seus colaboradores

Inspirar os colaboradores a pensarem no crescimento deve ser um exercício constante

Se o Google passa a percepção de uma empresa inspiradora para os consumidores, isso é reflexo de uma cultura organizacional. O trabalho desenvolvido na empresa é pautado na ideia de que os colaboradores devem se sentir inspirados por fazer parte de um ambiente inovador e em permanente busca pela superação de limites.

A ideia de inspirar os colaboradores é um exercício constante dentro do Google. A empresa adota uma organização transversal, ou seja, líderes têm de se comunicar e fazer solicitações para profissionais de diferentes áreas.

Para que alguém colabore em determinada tarefa, é preciso inspirar essa pessoa. No Google, não existe a lógica do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Mesmo aqueles que possuem cargos elevados adotam uma abordagem de igual para igual com os funcionários.

A razão para essa metodologia de trabalho é muito simples. Todos os profissionais que fazem parte do Google são altamente capacitados e referência em suas especialidades. Não é porque alguém é chefe de determinada área que outra pessoa vai obedecer às suas ordens.

Quer mais dicas de como liderar sua equipe?

Em nosso ebook Gestão de Alta Performance você encontra o passo a passo que vai te ajudar a aumentar a produtividade do seu time.

CLIQUE AQUI E RECEBA GRATUITAMENTE

4. Use as palavras com sabedoria

Saber quais palavras usar com a equipe é uma lição de liderança essencial

Uma das lições de liderança do Google está ligada à forma como os gestores se comunicam com suas equipes. Como fazer com que o colaborador compre a sua ideia e execute a atividade pedida?

A escolha das palavras é uma etapa fundamental da abordagem junto aos funcionários. Vale sempre lembrar que são profissionais do mais alto nível que não acreditam que qualquer ideia poderá transformar o mundo.

A linguagem dos principais líderes do Google acompanha a ambição mencionada anteriormente. Larry Page, CEO e cofundador da empresa, sabe transformar grandes ideias em frases de efeito que motivam as pessoas.

Ao se referir ao potencial retorno de um novo serviço, Larry Page diz: “Um bilhão de pessoas devem querer usar isso a cada dia. Somente assim saberemos que se trata de uma grande ideia”.

A frase demonstra como grandes líderes devem ser bons contadores de história. O que poderia soar como uma simples frase de efeito tem resultado propulsor sobre as equipes e está totalmente alinhado às metas extremamente ambiciosas do Google.

Lições de liderança: uma dica extra

Além das lições de liderança que o Google apresenta, vamos incluir uma dica extra para você implementar em sua empresa. Uma gestão de equipes bem afinada é fundamental para que o líder consiga conduzir o negócio. Com base nisso, o empreendedor deve buscar ferramentas que o ajudem na missão. Que tal conhecer agora mesmo um software acessível e com grande poder transformador? Clique aqui para saber mais sobre o Neotriad e faça um teste gratuito por duas semanas com a sua equipe.




Deixe seu comentário