baixa produtividade,colaborador,empresa,estratégia,Gestão de equipes,liderança,trabalho em equipe,

11 de abril de 2019

Liderança de sucesso: aposte na comunicação escrita!


Comandar uma equipe envolve diferentes aptidões, mas poucos sabem que uma liderança de sucesso está relacionada também à capacidade de colocar as palavras no papel. Escrever bem é uma habilidade que pode diferenciar grandes líderes e beneficiá-los de algumas formas no dia a dia.

Esse post explica como a boa escrita contribui para uma liderança de sucesso. Se você atua na gestão de uma equipe, certamente poderá se dar bem, caso desenvolva sua capacidade de escrever.

(Leia também: Lições de liderança: o que o Google ensina às empresas?)

Uma habilidade pouco valorizada

Por que a capacidade de escrever um bom texto não é tão valorizada em líderes?

Quando observamos listas sobre as principais habilidades que definem um grande líder, dificilmente a escrita aparecerá em destaque. Ascendência sobre os colaboradores, capacidade de ouvir cada pessoa, visão de mercado, conhecimento técnico e vários outros fatores estão entre os mais valorizados.

Mas por que a capacidade de escrever um bom texto não é reconhecida como virtude dos líderes? Talvez porque falte ao mundo corporativo a percepção exata de quais são as vantagens em ter uma escrita de qualidade.

Entenda a seguir por que um líder tem muito a ganhar se souber escrever textos coerentes e bem articulados.

(Leia também: Como liderar uma equipe: 5 lições da chefe de operações do Facebook)

A comunicação é um atributo vital para o líder

A comunicação é uma habilidade essencial para líderes

Bons líderes são aqueles que sabem se comunicar com todos os membros de sua equipe. Isso significa ouvi-los e também passar as orientações para que tudo saia conforme o previsto e que o time se mantenha produtivo.

É evidente que a comunicação verbal ocupa a maior parte das interações entre líder e equipe. No entanto, a escrita se faz presente em vários momentos da rotina corporativa. O uso de e-mails, por exemplo, é essencial em várias empresas e tem impacto no andamento das atividades.

Escrever um e-mail pode soar como algo trivial, mas é importante manter a coerência e a objetividade nas mensagens, além, é claro, de se atentar para a boa ortografia.

(Leia também: Gestão de e-mail: 8 dicas para o seu sucesso)

Uma oportunidade para reflexão e evolução

Escrever ajuda, inclusive, a promover uma reflexão melhor sobre determinadas situações

Comandar uma equipe ou uma empresa é uma atribuição complexa. Existe uma pressão muito grande que parte da própria pessoa para levar o negócio à frente e mantê-lo competitivo. Há momentos em que a reflexão individual se faz necessária e ajuda na busca por ideias inovadoras.

A capacidade de colocar os pensamentos no papel é muito positiva para essas situações. Quando tudo parecer difícil e o mercado se mostrar hostil, a grande ideia para virar o jogo pode surgir em um momento de autorreflexão do líder. Papel e caneta podem ser a ajuda que você mais precisa em direção à evolução da empresa.

Mas vale fazermos uma ressalva neste ponto. Um líder não precisa tomar para si toda a responsabilidade de tirar coelhos da cartola em momentos difíceis. Sob o seu comando, membros da equipe podem ser convidados a contribuir com insights para ajudar a empresa.

(Você sabe qual é o seu estilo de liderança? Neste post, contamos quais são os principais perfis de líderes, com suas virtudes e defeitos)

Um caminho para aprimorar a equipe

Uma liderança de sucesso pede por uma boa capacidade de se comunicar com os colaboradores

Quando um líder está insatisfeito com um ou mais membros de sua equipe, a comunicação é fundamental para aparar as arestas. Isso pode se dar por meio de conversas, mas também pela comunicação escrita.

Na explicação de conceitos, por exemplo, escrever bem pode fazer toda a diferença para o melhor entendimento. Isso permite que os colaboradores aprimorem suas habilidades e passem a entregar mais para a empresa.

A percepção de que o líder é um profissional capaz de se comunicar de diferentes formas também reforça a confiança do time na pessoa que deve ser uma inspiração a todos. Ou seja, além de aprimorar a equipe, a comunicação escrita pode também despertar um sentimento de admiração, fator que contribui para a retenção de talentos.

Escrita é capaz de ajudar no gerenciamento de crises

Dominar a linguagem é importante no momento de passar uma mensagem de gerenciamento de crise

Qualquer empresa pode se ver impactada por algum evento desagradável que compromete a sua imagem. Isso pode se dar tanto por uma falha técnica, quanto por um descuido individual ou coletivo.

Diante de uma crise, a empresa não deve se fechar para o mundo ou jogar a sujeira para baixo do tapete. Encarar o momento difícil é papel do líder, que precisará se comunicar com o mercado de alguma forma.

Um dos caminhos é utilizar os canais digitais da empresa para passar uma mensagem reparadora a respeito da situação. Se a escolha for essa, é natural que um líder que domina a linguagem escrita conseguirá expressar melhor as ideias e restaurar a imagem da empresa após um episódio negativo.

Para uma liderança de sucesso, valorize a comunicação escrita

Há muitos trunfos para um líder em saber se comunicar bem

Escrever bem, certamente, não é a mais valiosa virtude de um líder. Porém, como você pôde observar até aqui, há muitos trunfos em saber colocar as ideias no papel de forma organizada.

Líderes e empresas que valorizam o bom texto cultivam um ambiente de comunicação em alto nível. Além disso, aqui vale também a velha história da diferenciação. Se pouca gente no mercado valorizar a escrita por parte dos comandantes, aqueles que abraçarem a ideia terão destaque por conta disso e atingirão uma liderança de sucesso.

Uma boa dica para a melhorar a gestão de equipes

Aqui em nosso blog, há muitas dicas para empreendedores aprimorarem a gestão de equipes em seus negócios. Além da comunicação escrita, tema deste post, há uma iniciativa que costumamos destacar devido a seu significativo impacto no dia a dia corporativo.

Trata-se da adoção de um software próprio para a gestão de equipes. Por meio do Neotriad, é possível gerenciar as atividades de todos os integrantes da empresa e fazer um uso mais inteligente do tempo individual e coletivo.

Para ter uma liderança de sucesso em seu negócio, vale a pena fazer ao menos um teste no Neotriad. Neste link, você conhece todos os recursos da ferramenta e realiza um trial durante duas semanas. Clique aqui e comece agora mesmo!




Deixe seu comentário