saúde mental e física,

agosto 31, 2017

15 dicas rápidas para manter a saúde mental e física


A pressão por resultados é inerente à rotina corporativa e temos de conviver com ela de forma inteligente. Quando isso não acontece, a saúde mental e física ficam prejudicadas, por isso algumas atitudes simples podem ser incorporadas à rotina para manter corpo e mente em pleno funcionamento. O foco no trabalho precisa ter a medida certa. Caso contrário, se torna prejudicial. O equilíbrio leva ao sucesso de cada um e da equipe.

 

Confira a seguir 15 dicas rápidas para manter a saúde mental e física em dia:

1- Durma bem: dizem que o ideal são oito horas de sono, mas não há um número certo. O importante é saber, e dormir, o tempo necessário para a saúde e bem-estar do seu organismo. Uma boa noite de sono é o primeiro passo para você ser mais produtivo.

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2- Faça caminhadas: andar é um exercício menos valorizado do que deveria. Uma boa caminhada mantém o coração no ritmo certo e ainda representa uma oportunidade para um refresh mental. Essa pausa pode despertar a criatividade e contribuir diretamente para o desempenho profissional. Uma dica adicional: caminhar sob o sol tem um efeito ainda mais forte de revitalização – mas não se esqueça do protetor solar, é claro.

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3- Explore a sua cidade: já que você vai andar, por que não unir o útil ao agradável? Aproveite a oportunidade para conhecer melhor a cidade e se sentir parte dela. Procure saber mais sobre lugares bacanas para comer algo diferente ou encontrar uma referência cultural desconhecida.

 

4- Tire uma soneca: pouca gente está plenamente satisfeita com o seu sono, em quantidade e qualidade. Uma das formas de corrigir esse problema é encontrar brechas para cochilos na rotina. Pode ser algo bem rápido, de 10 a 20 minutos. O efeito da soneca será percebido rapidamente. Uma boa sugestão é tirar o cochilo depois do almoço. Entenda por quê.

 

5- Coloque as ideias no papel: quando você tiver alguma ideia bacana durante o dia, registre-a! Nunca sabemos quando um pensamento aparentemente trivial pode se tornar algo importante depois de um tempo. O hábito de anotar ideias e observações rotineiras tem também a vantagem de esvaziar a nossa cabeça e deixá-la livre para trabalhar em novos pensamentos. É como mover do HD para o pendrive – para colocar em termos bem atuais.

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6- Tenha encontros com você mesmo: isso parece estranho, não é mesmo? Mas a ideia é ter um tempo só seu para fazer algo que lhe dá prazer e satisfação. Assistir a um filme ou série, ler um livro, jogar videogame, passear no parque… Encontre a atividade que realmente ajuda a manter o seu equilíbrio e representa a felicidade na sua rotina.

 

7- Renove a sua casa: a repetição da rotina também está representada na casa que cada pessoa vive. Ao final de cada dia, entramos pela mesma porta e damos de cara com os mesmos móveis e a mesma decoração. Por que não mudar isso de tempos em tempos? Você pode comprar algo novo para aprimorar o visual do lar e ainda aproveitar para doar algum objeto que já não faça sentido na sua vida.

 

8- Dê bastante risada: pode parecer bobagem, mas dar boas gargalhadas tem um efeito muito benéfico sobre a nossa saúde mental. Sabe aquela comédia pastelão? Reúna os amigos e dê risada até a barriga doer. Isso faz um bem danado.

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9- Renove a sua dieta: melhorar a alimentação é mais simples do que parece. Não é preciso fazer mudanças radicais logo de cara, pois a privação excessiva pode fazer tudo voltar à estaca zero. Procure evoluir aos poucos com cortes estratégicos em alimentos que não fazem bem e adições pontuais. Por exemplo, coma uma maçã no lanche da tarde em vez de um biscoito industrializado. Tomar mais de água durante o dia também já representa um avanço.

 

10- Tire uma folga aleatória: aqui vale o famoso “take a break”. A ideia é fazer uma pausa inesperada apenas para sair da rotina. Mas é claro que você precisa de alguma autonomia para fazer isso de forma responsável sem impactar o trabalho dos colegas.

 

11- Vá trabalhar com a sua roupa favorita: todo mundo tem uma roupa favorita que guarda sempre para ocasiões especiais. Nada impede você de vestir aquela roupa uma vez para ir ao trabalho. Essa é a típica quebra na rotina que pode gerar um retorno emocional e mental.

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12- Compartilhe suas expectativas: pessoas vão decepcionar você no trabalho e em relacionamentos afetivos, isso acontece. A melhor atitude em casos assim é deixar claro o seu desapontamento e conversar a respeito. No ambiente profissional isso é fundamental para aprimorar o desempenho da equipe.

 

13- Esteja aberto a novas experiências: não tenha medo de mudanças, elas podem representar uma evolução na sua vida. A resistência a mudanças leva à estagnação, que é negativa do ponto de vista pessoal e profissional.

 

14- Aprenda a dizer “não”: em geral, as pessoas aceitam condições que não as agradam pelos mais diferentes motivos. Dizer “não” é bastante valioso. Pode ajudar você e a empresa a deixar de lado o caminho mais óbvio, por exemplo. Muitas vezes o passo à frente está justamente no trajeto mais inovador.

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15- Saia da zona de conforto: a rotina, por essência, pressupõe a repetição dia após dia. Uma das melhores formas de fugir um pouco da rotina e não cair no marasmo é tomar atitudes que fogem ao padrão. Que tal fazer algo diferente em um dia aleatório? Um exemplo: falar com um estranho no metrô.

 

Viu só como é possível manter a saúde física e mental com pequenas atitudes? Procure colocar algumas delas em prática para ter uma melhora na sua rotina. Aproveite para dar também um upgrade na sua produtividade. Preparamos um e-book gratuito que funciona como um guia para aumentar a produtividade pessoal e também da sua equipe. Clique aqui e faça o download.

4 Comentários

  1. Cassiano disse:

    Excelentes dicas! Para alguns chega a ser difícil pensar que dormir 15 a 20 min depois do almoço melhora a produtividade, mas de fato dá resultado.

  2. Saúde D+ Produtos Funcionais disse:

    Muito bom o conteúdo.
    Parabéns!

    http://www.saudedemais.com.br




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