mentalidade,midset,mindset positivo,

12 de abril de 2018

10 dicas valiosas para manter um mindset positivo


Pessoas que cultivam um mindset positivo são capazes de cativar e contagiar quem está ao seu redor. Essa característica tem um impacto benéfico tanto profissionalmente quanto no âmbito pessoal. Mas se você pensa que ter um mindset positivo é sorte ou herança genética, está totalmente enganado! Existem maneiras de desenvolver essa mentalidade, virar a chavinha e adotar uma atitude mais otimista no dia a dia.

O que você tem feito para ser mais positivo em sua vida? Neste artigo, vamos apresentar 10 dicas que vão lhe ajudar a encontrar o seu mindset positivo. São pequenas atitudes que, somadas, facilitam o convívio com seus pares e tornam a vida mais leve – principalmente para você mesmo.

(Leia também: Conheça 4 caminhos para uma vida livre de estresse)

 

1 Seja feliz com pouco

Muita gente associa dinheiro a felicidade, mas essa relação não é tão simples quanto parece. O dinheiro pode ser considerado um facilitador, mas as pessoas têm de aprender a valorizar também as coisas corriqueiras e gratuitas.

Um dos desafios é ser feliz com pouco. E, justamente por ser um conceito tão abstrato e que dá margem a interpretações múltiplas, a felicidade pode estar onde você quiser. Por exemplo, numa pausa para uma cafezinho com um colega de trabalho ou no passeio com seu cachorro. O segredo é curtir o agora, sem pensar no passado ou no futuro.

Nesta dica, cabe uma ponderação: ser feliz com pouco não é sinônimo de acomodação. Você pode encontrar felicidade nas pequenas coisas sem deixar de almejar um crescimento profissional e financeiro.

(Conheça o livro Mais Tempo, Mais Dinheiro, de Christian Barbosa e Gustavo Cerbasi)

 

2 Perceba que relações são mais valiosas do que bens materiais

Essa lição pode ser vista como um complemento à dica anterior. A vida é um conjunto de experiências que acumulamos ano após ano. Ter um zero a mais na conta bancária não faz mal a ninguém, mas o maior valor está na riqueza imaterial.

Familiares, amigos, colegas de trabalho e cada nova pessoa que surge ao longo da vida trazem novas experiências. Ter um mindset positivo é saber dimensionar o valor que as relações têm. Assim, você poderá curtir todas elas ao máximo.

3 Motive quem convive com você

Em muitos momentos, nos deparamos com situações em que pessoas queridas ou colegas de trabalho estão em apuros. Ter um mindset positivo é encontrar palavras de apoio para dar suporte a quem está precisando.

O chamado ombro amigo é muito mais do que passar a mão na cabeça de alguém. Motivar alguém é ajudá-lo a dar a volta por cima, ainda que algumas palavras mais duras precisem ser ditas.

No ambiente corporativo, o gestor de equipes tem de encarar constantemente situações desse tipo. Afinal, seu time é composto por seres humanos, que podem falhar ou fraquejar em certos momentos. O bom líder é aquele que acolhe seus colaboradores quando eles mais precisam e os ajuda a dar a volta por cima. E o mau líder, como é?

(Leia também: Gerente de projetos: 6 dicas para organizar sua equipe)

 

4 Esteja sempre pronto para se reerguer

De que adiantaria motivar os outros se uma derrota fosse suficiente para acabar com suas esperanças? Um mindset positivo está diretamente ligado à capacidade de se reerguer diante de adversidades.

Em várias oportunidades, as coisas não saem exatamente conforme planejado. Estamos sujeitos a imprevistos tanto no ambiente corporativo quando na vida pessoal. E, manter um mindset positivo ajuda a tirar lições de eventos inesperados. Claro que algumas vezes a frustração decorrente do imprevisto é inevitável, porém, a diferença está no tempo destinado a lamentações – que, vamos combinar, só atrasa a vida.

(Leia também: Gerenciamento de projetos: como resolver problemas?)

5 Reconheça o poder de um sorriso

Em certas situações de conflito, uma pequena atitude pode ser um santo remédio. Sorrir é uma forma de “desarmar” seu interlocutor e dar um tom mais amistoso ao diálogo.

Essa dica pode ser aplicada na empresa em que você trabalha de diferentes maneiras. Um gestor de equipes pode lançar mão do poder do sorriso após apontar uma falha no andamento de uma tarefa. Com isso, o colaborador tende a absorver melhor a mensagem e sem aquela carga negativa de uma bronca. Lembre-se de ser sutil e encontrar a medida certa para não passar a ideia de que está tudo bem.

 

6 Seja amigável com desconhecidos

A tecnologia, supostamente, aproxima as pessoas e nos permite conhecer mais gente. Porém, isso nem sempre se traduz em interações leves com desconhecidos. Muitos adotam uma postura mais defensiva e não conseguem ser simpáticos. Um mindset positivo também é cultivado à medida que você demonstra leveza na hora de se comunicar com desconhecidos.

7 Fique contente pelo sucesso de outra pessoa

A sociedade nos impõe um ritmo de competição desde muito cedo. Temos de superar outras pessoas para passar no vestibular, depois para conquistar uma boa vaga no mercado e, em seguida, batalhar para galgar novos degraus em nossa área de atuação.

Essa realidade traz a armadilha da vaidade excessiva e do egoísmo. Buscar o sucesso pessoal não tem nada de errado, mas é muito válido manter uma boa dose de empatia. Ficar contente pelo sucesso de outras pessoas contribui para a manutenção de um mindset positivo e, de quebra, você ajuda o mundo a ser um lugar melhor.

 

8 Adote o otimismo em relação ao futuro

Acreditar que o amanhã será melhor do que hoje é um aspecto definidor de pessoas mentalmente fortes. Não se trata de um pensamento raso e um otimismo gratuito. A ideia é acreditar em um futuro melhor como forma de se motivar dia após dia. Muitas vezes, a realidade pode não despertar otimismo, mas o desafio é manter a cabeça erguida justamente nessas ocasiões.

9 Demonstre reconhecimento a quem merece

Dica fundamental para gestores de equipes! Quando um membro do seu time fizer um grande trabalho, não hesite em demonstrar isso para ele. O reconhecimento contribui para motivar as outras pessoas a manterem o pique em projetos futuros.

Bons gestores também sabem entender a medida certa desse reconhecimento. Há pessoas mais propensas à acomodação quando notam que seu trabalho está muito satisfatório. É papel do líder compreender as particularidades de cada membro da equipe para lidar bem com todos eles. Outra atribuição importante do gestor é saber delegar.

 

10 Torne o dia de alguém mais feliz

Esta dica pode ser adotada na relação com pessoas muito queridas. Proporcionar um dia especial a alguém faz muito bem para essa pessoa e, consequentemente, alimenta seu mindset positivo. O segredo aqui é tomar essa atitude sem esperar nada em troca além de um grande sorriso.

Por fim, uma dica extra: ser produtivo contribui para um mindset positivo

Uma rotina mais produtiva gera mais tempo para atividades importantes, por isso ajuda a manter um mindset positivo. Para melhorar o rendimento das horas em seu dia a dia, adote o software pensado com essa finalidade. Conheça o Neotriad e faça  o teste gratuito por 14 dias.




Deixe seu comentário