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2 de agosto de 2018

Como o marketing de conteúdo ajuda pequenas e médias empresas


Possuir uma boa presença digital é um objetivo importante e cada vez mais recorrente em pequenas e médias empresas. Líderes têm percebido a necessidade de atrair potenciais clientes por meio da internet, mas não sabem ao certo como fazer isso. Um caminho com grandes chances de êxito é investir no marketing de conteúdo.

Basicamente, o foco do marketing de conteúdo é criar materiais informativos e interessantes para atrair o público-alvo para os produtos ou serviços oferecidos pela empresa. A publicação frequente de artigos em um blog, por exemplo, está entre as táticas mais eficientes do marketing de conteúdo.

Essa estratégia visa a manutenção e ampliação de uma base fiel de leitores que, mais à frente, podem se converter em clientes. Para complementar o trabalho, é fundamental também produzir conteúdo para ser disseminado por newsletters, e-mails marketing e redes sociais, que atuam também como propagadoras do material publicado no blog.

Veja a seguir algumas das vantagens quando uma marca/empresa investe em uma estratégia de marketing de conteúdo.

1- Manter uma comunicação coerente

O marketing de conteúdo garante à marca/empresa uma coerência em sua comunicação. Quando a estratégia está bem definida, os conteúdos elaborados tratam de temas que têm a ver com a área de atuação do negócio e, principalmente, com os interesses de seus potenciais clientes.

Uma comunicação coerente também ajuda a criar uma imagem de respeito e autoridade para a empresa. Assim, aqueles que têm o primeiro contato com ela tendem a ficar com uma impressão positiva.

2- Ampliar a presença no ambiente digital

Não importa qual seja o seu segmento de atuação ou o porte da empresa, ter uma boa presença digital pode ser muito benéfico. Isso porque quase todo mundo está na internet e permanece conectado à rede por várias horas durante o dia.

Portanto, investir no marketing de conteúdo ajuda pequenas e médias empresas a ampliarem sua presença digital da forma certa. Bons conteúdos atraem potenciais clientes e aumentam o respeito em torno da sua marca.

3- Reforçar a autoridade da marca no Google

O reforço no respeito em torno da marca não é apenas um benefício intangível. Há outra consequência positiva do marketing de conteúdo nesse aspecto. À medida que uma empresa desenvolve conteúdos sobre temas pertinentes ao seu segmento, ela ganha autoridade e conquista espaço no Google. Mas o que isso quer dizer?

O sistema de busca do Google funciona com base em palavra-chave. Ou seja, aquilo que você digita quando deseja procurar alguma coisa. Se o blog da sua empresa possuir conteúdos relevantes baseados em palavras-chaves estratégicas, ela vai ganhar posições no ranking de buscas. Isso significa que possíveis clientes estarão mais próximos de você quando forem ao Google em busca de soluções.

4- Atrair e converter novos clientes

A melhora no ranking de buscas tem como grande trunfo atrair mais visitantes para o site da sua empresa. Se mais pessoas tiverem contato com a sua marca, uma consequência natural é que parte delas se converta em novos clientes.

O marketing de conteúdo tem um efeito prático que poucas formas de comunicação são capazes de produzir. Está comprovado que empresas que geram materiais de qualidade conseguem atrair seu público e multiplicar o número de clientes.

5- Inibir o crescimento da concorrência

A conquista de espaço junto ao seu público-alvo proporciona um resultado que faz qualquer empresário abrir um sorriso. Se a sua empresa possui mais relevância e está em destaque no Google, é natural que as concorrentes percam espaço.

Lembre-se que a internet é um ambiente extremamente concorrido, por isso aqueles que se destacam ganham corpo. Por outro lado, empresas que não investem em conteúdo podem acabar atropeladas pelas concorrentes que adotam essa estratégia. Afinal, o imenso público da internet busca a rede para informar-se, divertir-se, pesquisar, ou seja, consumir conteúdo.

A era digital é uma realidade há alguns anos e isso só vai se intensificar com o passar do tempo. Marcas que abraçam esse novo momento e trabalham em cima dele estão muito mais próximas do sucesso.

Portanto, não há dúvidas que o marketing de conteúdo, quando bem-feito, traz ótimos resultados para o negócio. Porém, é preciso cuidado e empenho para implementá-lo com eficiência.

Um dos maiores desafios de líderes e gestores é a falta de tempo, ou mesmo de expertise, para planejar, organizar, criar, editar, postar e medir os resultados da estratégia de marketing de conteúdo.

Por isso, um grande número de empresas que investem em marketing de conteúdo contam com parceiros (agências) para desenvolver materiais de qualidade. De quebra, colhem frutos muito interessantes no ambiente digital.

Terceirização da gestão de conteúdo

As significativas vantagens de uma boa produção e gestão de conteúdo conduzem a uma pergunta óbvia: quanto custa tudo isso?

A resposta surpreende muitos líderes, que já viram soluções de comunicação caras e ineficazes. Terceirizar a gestão de conteúdo é uma alternativa compatível com o orçamento de pequenas e médias empresas. Por vezes, pode ser até mais barato do que produzir internamente, tendo em vista que um ou mais colaboradores precisam interromper outras atividades para se dedicar a esse trabalho.

A terceirização também sugere uma melhor qualidade nos materiais, pois são elaborados por especialistas. Lembremos, por exemplo, que um artigo mal escrito depõe contra a marca e pode ter o efeito oposto ao desejado. Em vez de atrair potenciais clientes, um blog mal administrado pode criar maior resistência à sua marca e entregar novos clientes de bandeja à concorrência.

Por que terceirizar a gestão de conteúdo

Além do custo acessível, a terceirização de conteúdo tem algumas vantagens interessantes. Veja as principais:

  • Qualidade do conteúdo: agências especializadas contam com profissionais dedicados à produção de conteúdo, capazes de produzir textos que dificilmente trazem erros ou incoerências.
  • Economia de tempo: a opção por um parceiro de conteúdo evita a perda de produtividade na empresa. Isso porque os colaboradores não acumulam a tarefa de criar conteúdo com suas demais obrigações diárias.
  • Periodicidade: o contrato com uma agência especializada já prevê a periodicidade das postagens no blog e redes sociais e envio de newsletters e e-mail marketing. Com isso, não há “buracos” na frequência, o que ajuda na manutenção e posterior conversão de leitores em clientes.
  • Maior potencial de novos clientes: as possibilidades de conversão aumentam com uma periodicidade bem definida e com a boa qualidade do conteúdo produzido.

Invista em marketing de conteúdo

Ampliar a presença digital pode ser um fator decisivo na decisão sobre investir no marketing de conteúdo. Mas esse é apenas o primeiro trunfo dessa estratégia. Conforme sua empresa ganha espaço na internet, seu público-alvo será mais impactado e suas chances de conversão aumentarão.

Se você tem dúvidas sobre terceirizar a gestão de conteúdo, reflita a respeito dos benefícios apresentados neste artigo. Aproveite também para conhecer a agência MaxContent, que faz um trabalho de marketing de conteúdo consistente e atende a clientes de diversos segmentos.




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