papel do RH,RH,RH no sucesso da equipe,sucesso da equipe,

Fevereiro 8, 2018

O novo papel do RH no sucesso das equipes


O novo papel do RH no sucesso das equipes é direcionar o desempenho das pessoas em um contexto modificado pelo digital.

Para isso, o setor precisa ser uma espécie de tradutor da Transformação Digital, atuando na construção de uma mentalidade que viabilize uma mudança verdadeira e que envolva toda a empresa.

Verdadeira porque não se trata apenas de ter recursos digitais atualizados e automatizar funções, mas de toda a equipe estar disposta a explorar as vantagens desses recursos e se adequar a eles, inclusive a própria automação de tarefas.

 

Afinal, qual é o sentido da Transformação Digital?

Em um negócio, essa pergunta pode ser respondida da seguinte forma:

É elevar a qualidade do trabalho por meio de novas tecnologias, diminuindo o tempo desperdiçado com funções repetitivas – que uma máquina ou um sistema podem fazer melhor  – e, consequentemente, potencializar o que só uma pessoa pode oferecer em termos de inteligência, criatividade, bagagem, liderança, inovação, enfim… A capacidade humana não tem limites.

Com base nisso, podemos dizer que as empresas necessitam que as pessoas desempenhem funções mais estratégicas. O que significa dizer também que elas precisam diminuir barreiras operacionais geradas por limitações de diferentes naturezas.

Como resultado ideal, haverão equipes de trabalho menos fragmentadas, mais conectadas e conscientes de metas a curto, médio e longo prazo.

 

O que é o sucesso na era digital?

Conforme as tecnologias foram avançando, o processo de produção também se modernizou, surgindo nas empresas uma necessidade maior de criar funções gerenciais e estratégicas.

Essa mudança trouxe aos ambientes de trabalho novas configurações, inserindo uma dinâmica mais colaborativa, com foco nas atividades em equipe.

Dessa forma, os valores também mudaram, assim como a própria noção de sucesso.

Hoje, o RH busca alinhar metas individuais com a missão da empresa, pois entende que a motivação de colaboradores é benéfica para os negócios, assim como a realização profissional é importante para as pessoas.

 

Mas o que isso tem a ver com a Transformação Digital?

Lembra da história de romper barreiras, reduzir limitações e modernizar funções? A tecnologia tem um poder de trazer conforto, praticidade, agilidade, qualidade de vida e muitas outras vantagens à rotina das pessoas.

Uma empresa moderna é mais eficiente e, por isso, pode ter uma cultura mais flexível.

Com as possibilidades da era digital, muito daquilo que era rígido e imutável em modelos tradicionais, como a própria jornada de trabalho, sofre rupturas.

E assim ocorre com a hierarquia, as relações interpessoais no trabalho, políticas de informação, valores éticos, ou seja, ocorre aquele famoso “efeito dominó”.

Só permanece na cultura o que de fato faz sentido para o resultado final e para as pessoas.

 

Que papéis o RH desempenha para o sucesso das equipes?

Agora que você já compreende que o RH é um facilitador do sucesso das equipes através de ferramentas e plataformas digitais, é preciso compreender esse papel na prática em um contexto de transformação digital. Confira!

 

  • Desenvolver uma cultura digital que abrace toda a empresa

O RH deve ter um entendimento do trabalho para além de processos e operações, por isso, há um papel bastante relevante no direcionamento de equipes, que é em torno da integração de equipes com a cultura organizacional.

Essa função influencia significativamente no comportamento de colaboradores, assim como em sua trajetória dentro da empresa.

 

  • Instaurar tecnologia e processos digitais no core-business

Imaginando um cenário de migração para um modelo digital, o RH possui uma função ativa na implementação de novas tecnologias, já que lida diretamente com as pessoas utilizarão estas tecnologias.

Rever escopos de trabalho ou job descriptions, abraçando as tecnologias e ferramentas, além de disseminá-los pela empresa, pode se mostrar um atalho muito eficiente nesta jornada de transformação.

 

  • Quebrar silos para que diferentes equipes trabalhem juntas

Isso envolve transparência na divisão de informações relevantes, orientando a equipe para focar nas mesmas metas. Aqui entra o processo de Comunicação, que deve também fortalecer o que se espera do novo cenário da empresa, nas relações internas e externas, criando uma linguagem única.

As áreas de Marketing e Vendas, por exemplo, devem trabalhar juntas, integrando tanto as ferramentas quanto o conhecimento adquirido pelos profissionais. A tecnologia consegue mostrar com clareza onde cada setor precisa do outro para chegar ao melhor resultado.

 

  • Contratar e reter talentos digitais

O perfil de talentos também muda com o cenário digital, portanto, essa questão é de extrema importância para o RH.

Além disso, o setor precisa entender profundamente as necessidades das equipes, o que as motiva e o que pode ser melhorado constantemente, criando um cenário de satisfação e desenvolvimento para reter os chamados talentos digitais.

 

  • Desenvolver e treinar novas lideranças

Orientar líderes a desenvolverem novas responsabilidades na empresa de acordo com as mudanças trazidas pela Transformação Digital é uma das tarefas principais do setor.

Nenhum transformação se sustenta sozinha. São necessários líderes para que as mudanças se tornem rotina em todos os setores – e aqui não estamos falando apenas de executivos.

Entendendo a evolução dos estágios da Transformação Digital em uma empresa, vemos que, muitas vezes, colaboradores com aptidões digitais avançadas são os mais indicados para serem treinados e, em pouco tempo, assumirem uma posição de liderança para disseminar a cultura digital por toda a organização.

E a responsabilidade de tudo isso, acredite, é do RH.

 

  • Guiar as equipes no caminho do Digital

Finalmente, para sintetizar todo esse conteúdo, podemos dizer que o RH deve guiar as equipes para o caminho do Digital pois, assim, ele estará guiando para tudo aquilo que a empresa entende como sucesso.

Para isso, é essencial que qualquer profissional de RH que esteja vivendo o digital faça uso de indicadores para estruturar os objetivos do negócio. Termos como KPIs ou mesmo OKRs não costumam fazer parte da rotina de setor de Recursos Humanos. E o problema está justamente aí: este setor também deve responder a metas definidas em prol da Transformação Digital.

Assim, com uma gestão de metas concreta, tanto o setor quanto todos os colaboradores da empresas terão uma direção a seguida em conjunto.

 

2 Comentários

  1. Nair disse:

    Excelente reflexão, Tiago! Cada vez fica mais clara a necessidade (e importância) do RH na implementação de novas tecnologias para a gestão das equipes e metas. Esse é um caminho sem volta. Parabéns pelo texto. Abs




Deixe seu comentário