produtividade,tríade do tempo,

31 de Janeiro de 2017

O que é e como aplicar a Tríade do Tempo nos planejamentos?


Todo empreendedor sabe a importância do planejamento para o negócio. Uma das principais causas de fechamento de empresas está relacionada a isso, segundo estudo do Sebrae.

Existe uma grade quantidade de métodos de planejamento — no entanto, costumam ser complexos e demandar um grande esforço para serem colocados em prática. Para ajudar você a planejar de forma eficiente, sem comprometer o seu tempo, apresentaremos neste artigo a Tríade do Tempo e como aplicá-la no planejamento.

Como a nossa vida não gira em torno apenas do trabalho, abordaremos também como essa metodologia pode ser usada no seu planejamento pessoal e como a sua aplicação ajudará você a ter uma vida mais equilibrada. Continue a leitura e descubra!

Metologia com base científica

Diferentemente de outras metologias, a Tríade tem base científica. Milhares de pessoas em todo o mundo já responderam a pesquisa e muitas continuam realizando anualmente. Com base nesses questionários, nos dados colhidos pelo Neotriad e outros estudos, o método tem sido refinado continuamente.

Como resultado, tem se mostrado ser um método de planejamento pessoal e profissional que ajuda pessoas e organizações a serem mais produtivos e alcançarem os objetivos. Por este motivo, um grande percentual das empresas listadas na Fortune 500 aplicam a Tríade do Tempo.

O que é a Tríade do Tempo

O método Tríade defende a ideia de que precisamos dividir o tempo em três tipos de atividades: as importantes, as urgentes e as circunstanciais. Para que você alcance os resultados esperados, sua rotina deve se concentrar nas atividades importantes e ter o mínimo possível de atividades urgentes e circunstanciais.

De acordo com o livro A Tríade do Tempo, de Christian Barbosa, a metodologia é o conjunto de 5 etapas que agrupam em técnicas específicas, um modelo para tornar pessoas e empresas mais produtivas: Identidade, Metas, Planejamento, Organização e Execução. A aplicação da Tríade do Tempo, testada e aprovada por milhares de pessoas, permitirá que você realize pequenas pausas entre as tarefas, e ainda assim, consiga ser mais produtivo e se dedicar ao que é realmente importante para sua vida.

Ao aplicar a Tríade em sua vida você conseguirá:

  • aprender efetivamente a equilibrar vida pessoal e profissional;
  • identificar as atividades que estão roubando seu tempo;
  • aprender a definir metas efetivas e executá-las;
  • evitar reuniões desnecessárias e outros compromissos inúteis;
  • gerenciar seu e-mail e informações de uso pessoal;
  • aprender a delegar e gerenciar equipes de forma eficaz.

Agora que já conhecemos o método e todos os benefícios que ele traz, que tal vermos como ele pode ajudar no planejamento empresarial e pessoal?

Planejamento Empresarial

Neotriad---Janeiro3

O planejamento permite estabelecer objetivos e aumentar o desemprenho empresarial, se tornando uma ferramenta de orientação e aproveitamento de recursos utilizados pela organização. Porém, nem todas as empresas conseguem obter um processo de planejamento eficiente, às vezes pela complexidade do sistema, como ressaltado.

As pequenas e médias empresas têm uma rotina tão corrida que, muitas vezes, sequer pensam em planejar o ano. Ao contrário delas, as grandes empresas definem metas e objetivos, traçam planos estratégicos de longo prazo, e distribuem obrigações para todos os departamentos da empresa com níveis de responsabilidades diferentes. No entanto, uma coisa em comum entre todas as empresas é que ter o plano não significa cumprir. Segundo Porter e Kaplan, mestres em estratégia, 90% dos planos falham na execução.

O modelo da Tríade ajuda de pequenas a grandes corporações, porque utiliza métodos e ferramentas comprovadas. O grande diferencial é que o planejamento deve ser óbvio, simples e prático. Basicamente é antecipar soluções.

Planejamento Pessoal

Neotriad---Janeiro19

Todos nós queremos alcançar o sucesso, tanto profissional quanto pessoal. Alguns contam com a sorte, outras planejam cada passo e seguem um ritmo de conquistas que as levam exatamente onde projetaram. Quais das duas opções você vai escolher?

Se você escolheu a segunda opção, sabe que precisa fazer um planejamento pessoal. Ele é necessário para traçar o caminho para o sucesso, e incluirá passos como autoconhecimento e disciplina. Cada meta pode ser adaptada de acordo com os desejos e necessidades de cada um, considerando seu estágio atual e onde pretende chegar.

A metodologia da Tríade do Tempo é um indicador, criado para mensurar o resultado da aplicação do método Tríade, de forma a criar um score de produtividade para que as pessoas possam identificar onde melhorar sua rotina de forma bem prática.

Como fazer o planejamento

Para realizar o planejamento pessoal e empresarial, os passos são os mesmos, e devem ser adaptados a cada situação:

  1. Tenha claro o seu propósito: é preciso ter uma força maior que o leve a agir. No caso da empresa, a missão deve estar arraigada em cada colaborador;
  2. Trace metas: o que você precisa fazer para atingir o seu propósito? Aplique o modelo SMART ao criar metas em sua organização e na sua vida. Distribua essas metas em todos os níveis da empresa;
  3. Utilize uma ferramenta: contar uma ferramenta é essencial. É praticamente impossível guardar tudo na mente — em um momento ou outro, você esquecerá e ficará suscetível a muitas urgências. Uma ótima dica é o Neotriad: com ele você pode criar as metas no modelo SMART, gerenciar equipes, delegar tarefas, acompanhar a execução e por meio de indicadores verificar como está o atingimento da meta;
  4. Seja focado: um dos maiores erros no planejamento é querer fazer tudo ao mesmo tempo. O bom planejamento, na verdade, consiste em escolher poucas metas para serem executadas de uma vez. Você pode utilizar a regra 8-4-2, que consiste em ter no máximo 8 metas para o ano, escolher 4 para executar no mês e 2 na semana, dessa forma o seu foco e poder de realização será maior;
  5. Analise os recursos: faça uma análise de SOWT e identifique os seus pontos fortes e fracos (ou suas fraquezas e ameaças). Com base nesses fatores, crie a melhor estratégia para executar o seu planejamento;
  6. Mantenha-se motivado: no meio do caminho é comum ficar um pouco desmotivado e cansado. Tome medidas para manter a motivação pessoal e da equipe. Relembre o início da trajetória, as dificuldades enfrentadas, onde já chegaram e o quão perto estão dos seus objetivos. Dessa forma, você se manterá motivado a continuar seu caminho e alcançará sua recompensa.

A Tríade do Tempo tem demonstrado resultados expressivos há muitos anos, tanto é que boa parte das maiores empresas do mundo utilizam o método, bem como pequenas empresas e pessoas comuns.

Não acredite no que dissemos, faça um teste! Os nossos estudos comprovam que os resultados passam a ser mais efetivos a partir da 5ª a 7ª semana, mas em 14 dias você já conseguirá notar alguma diferença.

Assine a nossa newsletter, conheça melhor a metodologia e veja os resultados na sua vida e na sua organização!




Deixe seu comentário