equipe de marketing,marketing,

21 de Março de 2017

Onde encontrar grandes líderes para meu time de marketing?


Hoje em dia, com a infinidade de opções oferecidas ao consumidor, as empresas precisam estar cada vez mais atentas ao mercado para conseguirem se destacar da concorrência e entregar as melhores soluções possíveis para seu público-alvo.

Para isso, é fundamental contar com uma boa equipe de marketing dentro da empresa. Esses profissionais devem estar atentos às principais tendências de mercado e identificar formas de despertar, no consumidor, o desejo pelo produto oferecido.

Entretanto, assim como qualquer time, esses profissionais precisam contar com uma pessoa responsável pela tomada de decisões e serem direcionados aos objetivos estratégicos da organização. É preciso que a equipe de marketing tenha um bom líder.

Conheça as características de um bom líder

Antes de tudo, é preciso definir o que você espera do líder da sua equipe de marketing. Se você não tem em mente o que quer, dificilmente conseguirá escolher o profissional adequado para sua empresa.

Por isso, definir um perfil de liderança para seu time é fundamental. Esse perfil deve ser pensado levando em consideração os objetivos da empresa e a cultura organizacional.

Além disso, é importante entender que cada profissional é diferente, mas existem características que são necessárias para uma liderança de qualidade. Algumas delas são:

  • ser um exemplo para a equipe;
  • assumir responsabilidades;
  • capacidade de tomar decisões;
  • ter bom relacionamento;
  • ser versátil;
  • saber gerir pessoas;
  • capacidade de reconhecer méritos;
  • estar informado sobre novas tecnologias;
  • ser criativo.

Os dois últimos itens citados acima são mais específicos para o líder de uma equipe de marketing. Mesmo ele contando com profissionais que possuem essas características em seu time, são pontos que contribuem para a sinergia do grupo.

Agora que já sabe o líder que espera ter na área de marketing, é hora de saber onde encontrá-lo.

Verifique se o líder da sua equipe de marketing pode estar dentro da empresa

Antes de começar a procurar fora, vale a pena ficar atento aos talentos que você já possui em sua própria empresa.

Observe se já existe algum profissional que demonstrou ter habilidades e o espírito de liderança necessário para ocupar o cargo. Às vezes, pode haver algum colaborador que precisa apenas de uma oportunidade.

Esse profissional pode estar dentro da área de marketing ou, até mesmo, em outros departamentos. O essencial é que ele já tenha apresentado comportamentos que demonstrem seu potencial.

Investir nesse colaborador pode trazer o retorno esperado para sua empresa. Geralmente, uma promoção consegue motivar o trabalhador a se capacitar ainda mais e atender às expectativas de quem o promoveu.

Além disso, sua empresa mostrará aos demais funcionários que existem oportunidades de crescimento na organização, conseguindo, assim, mais admiração do público interno e melhorando o clima organizacional.

Procure profissionais que estão no mercado

Caso a sua empresa não tenha nenhum profissional adequado para preencher o cargo de líder da sua equipe de marketing, você pode procurar diretamente no mercado de trabalho.

Mas, para que todos saibam que a sua empresa precisa de um novo integrante, é preciso tornar a vaga conhecida. Por isso, você deve investir na divulgação de ofertas de emprego nos canais adequados.

Buscar na concorrência também é uma forma de captar bons profissionais. Muitos deles estão insatisfeitos onde trabalham, esperando apenas uma boa oportunidade de trocar de empresa.

Deste modo, fique atento se existe, nas empresas concorrentes, alguém que se encaixe no perfil de líder que você está buscando. Pode ser interessante fazer uma proposta que atraia a sua atenção e o faça querer liderar a sua equipe de marketing.

Aproveite as redes sociais

Outra forma, talvez a mais interessante nos dias atuais, é a divulgação em redes sociais. Você pode realizar postagens no Facebook, por exemplo, falando sobre a vaga e os requisitos necessários para preenchê-la.

Não se esqueça de que você está buscando um profissional da área de marketing. Então, procure fazer anúncios bem atrativos e criativos. Assim, você passará mais credibilidade para o público e aumentará a chance de conseguir um profissional mais capacitado. Consiga ajuda de um designer, caso necessário.

Busque em agências especializadas

Outra solução para encontrar o líder ideal para sua equipe de marketing são as agências de emprego. Muitas delas são especializadas em buscar candidatos que atendam às demandas específicas das organizações, reduzindo o tempo de procura pelo profissional desejado.

Desse modo, você poderá aproveitar o tempo disponível de outras formas e saberá que o profissional indicado é adequado para a vaga, possuindo o perfil mais próximo à cultura da empresa.

Embora seja necessário investir um pouco mais nas agências, existem opções gratuitas na internet com o mesmo tipo de serviço. Basta acessá-los e buscar os currículos que estejam mais adequados com o profissional que você deseja ter em sua empresa.

Contrate um headhunter

Existe outra opção para ajudá-lo a encontrar um grande líder de marketing. Tem se tornado cada vez mais comum no Brasil utilizar headhunters para encontrar profissionais que deverão ocupar cargos de liderança.

Os headhunters são profissionais que dedicam seu tempo e esforço para encontrar outros profissionais que podem ocupar um cargo importante dentro de uma organização. Eles identificam a pessoa ideal de acordo com o perfil desejado pela empresa contratante.

Ao contratar o serviço de um headhunter e informar que deseja um grande líder para sua equipe de marketing, você terá a certeza de que eles buscarão em suas redes de contatos o profissional com as melhores competências para ocupar o cargo.

Afinal, o sucesso do headhunter como profissional está condicionado ao sucesso da pessoa indicada para a empresa. Portanto, você tem a garantia de que ele fará de tudo para que sua empresa tenha o melhor profissional dentro do esperado.

Seja qual for a forma utilizada para buscar um novo profissional para sua equipe, lembre-se que, para qualquer contratação, é preciso que a área de Recursos Humanos da sua empresa realize os testes necessários para avaliar a capacidade do profissional.

Agora que você já tem uma ideia de onde encontrar o líder ideal para a sua equipe de marketing, que tal compartilhar qual a melhor opção para sua empresa? Deixe seu comentário!




Deixe seu comentário