baixa produtividade,insatisfação,

1 de novembro de 2016

Os 6 maiores problemas gerados pela baixa produtividade no trabalho


Os funcionários são a força motora de qualquer tipo de organização, independentemente do porte ou segmento de atuação. Por isso, ter uma equipe altamente produtiva é o desejo da maioria dos empreendedores. Além de otimizar recursos e tempo, a produtividade no trabalho faz com que o time pense de forma diferente, busque inovações e entregue mais com menos.

Insatisfação, comunicação ineficiente, falta de feedback, inexistência de treinamento e falta de suporte tecnológico adequado são alguns dos principais problemas que mais afetam a produtividade. Nesse sentido, é preciso que você busque estratégias para evitar que esses obstáculos apareçam.

Caso contrário, o ambiente de trabalho se tornará hostil e a inconsistência dos processos pode até mesmo prejudicar o relacionamento da empresa com os clientes. Além disso, outro problema comum em uma organização com baixa produtividade é a perda de oportunidades de negócios. Atrasos, retrabalhos e má gestão do tempo contribuem para que não seja possível entregar mais do que foi planejado.

Se você ainda não está convencido de que ter uma equipe improdutiva é terrível para seu negócio, veja, abaixo, os principais problemas gerados pela baixa produtividade. Além disso, falaremos sobre as causas desses problemas e a importância de ter estratégias para combatê-los. Acompanhe!

1. Aumento do stress no ambiente de trabalho

Sabe quando nada funciona? Quando não há produtividade no trabalho, a equipe fica estressada porque trabalha muito e precisa fazer horas extras simplesmente por falta de organização. É importante ressaltar que um ambiente de trabalho tóxico faz com que as pessoas não consigam mostrar seu melhor potencial, e isso compromete o rendimento da equipe como um todo.

Um bom ambiente de trabalho faz com que todos fiquem confortáveis e possam realizar suas atividades sem nenhum impedimento. Se você e sua equipe precisam enfrentar mudanças de prioridades constantes, o stress fará parte da rotina e ninguém conseguirá trabalhar da melhor maneira possível.

2. Problemas constantes na comunicação interna

Um dos problemas gerados pela baixa produtividade no trabalho é a falta de comunicação interna. Se você usa e-mail como forma de delegar as atividades, por exemplo, saiba que essa não é a melhor solução. Afinal, se todo funcionário precisar acessar sua caixa de entrada constantemente para descobrir o que precisa fazer ou com quem deve falar, o tempo será desperdiçado de forma contínua.

Uma equipe improdutiva corre o risco de ficar ainda mais ociosa se há problemas na comunicação interna. Um funcionário pode simplesmente não fazer nada enquanto aguardar a autorização do superior ou enquanto um colega de trabalho não entregar sua parte do trabalho. Isso faz com que os problemas virem uma bola de neve!

3. Inconsistência dos processos

Uma equipe produtiva faz com que não existam rupturas nos processos. Por outro lado, a inconsistência aparece quando os funcionários realizam as atividades sem um padrão ou quando há muitas demandas e imprevistos.

A falta de uma gestão de processos prejudica não só os negócios, como faz com que as entregas sejam prejudicadas em nível de qualidade. Quando uma atividade precisa ser refeita, é preciso gastar muito tempo e mais recursos.

Cada pessoa precisa saber exatamente o que deve entregar para que a empresa não perca clientes. Isso pode ser alcançado desde que exista uma administração do tempo e uma ferramenta de entrega. Dessa maneira, fica ainda mais fácil identificar quando um funcionário não cumpriu sua atividade com qualidade, possibilitando que a correção seja feita rapidamente.

4. Falta de comprometimento com a empresa

Geralmente, uma equipe improdutiva acaba presa em tarefas muito operacionais. Consequentemente isso faz com que o nível de comprometimento com a empresa seja mais baixo. É um problema grave, pois o que você mais precisa é de funcionários comprometidos e que estejam dispostos a trabalhar.

É difícil cobrar quando não há controle e não há metas claras. Por isso, é preciso investir em plataformas que favoreçam o comprometimento de todas as pessoas da empresa. A produtividade no trabalho deve ser trabalhada por meio de ferramentas práticas e de treinamento.

Uma equipe comprometida pode levar uma empresa a outro patamar no mercado. Quando os funcionários conseguem entregar mais, eles conseguem também focar em ações estratégicas e identificar problemas com os clientes.

5. Equipe insatisfeita com os resultados

Os resultados mostram claramente quando não há produtividade no trabalho. E, mesmo quando uma entrega é realizada, se ela não apresentar o nível de qualidade esperado, a insatisfação pode ser percebida de longe. Depois de tanto trabalho, é esperado que os resultados sejam comemorados.

Quando a baixa produtividade domina o ambiente, a equipe fica insatisfeita, e essa condição não é favorável para as outras atividades. A insatisfação precisa ser contida, pois ela interfere diretamente na entrega e na relação entre todos os funcionários.

Você, como gestor, pode perceber, mas se não buscar ferramentas para controlar a ansiedade ou a falta de comprometimento, sua empresa terá ainda mais dificuldades para realizar entregas. Existem ferramentas que cabem no bolso e que podem trazer resultados gratificantes em curto prazo.

6. Perda de oportunidades de negócios

Hoje, com um mercado altamente competitivo, é preciso ter processos alinhados e uma equipe voltada para fazer mais com menos. Em tempos de instabilidade econômica, qualquer perda pode fazer com que clientes deixem de contratar sua empresa, e isso faz com que o rendimento caia de forma que não possa ser recuperado.

Por isso, entregas pontuais, padrão de qualidade e inovações são aspectos esperados pelo cliente. Caso contrário, é um risco que pode interferir na sobrevivência do negócio. Nesse sentido, é possível afirmar que uma equipe improdutiva faz com que a empresa perca oportunidades de fazer mais negociações. A produtividade no trabalho não só contribui para que um ambiente seja agradável, como também pode alavancar o faturamento da marca.

Viu só como a baixa produtividade traz problemas sérios para uma organização? Busque conhecimento para contornar esse tipo de situação! Baixe nosso e-book “Introdução a Administração do Tempo” para que você possa aplicar as dicas práticas na sua empresa e inspirar sua equipe! E lembre-se de continuar acompanhando nossas dicas para ficar por dentro das novidades!




Deixe seu comentário