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novembro 30, 2017

5 estratégias eficazes para conquistar novos clientes


A missão de conquistar novos clientes é uma atividade constante na rotina das empresas, sejam elas de produtos ou de serviços. Sobretudo em um cenário difícil como o que o Brasil atravessa, é fundamental trabalhar de forma regular na prospecção de novos clientes. O desafio de captação está longe de ser simples, por isso o artigo de hoje trata justamente desse tema.

Como a sua empresa trabalha para conquistar novos clientes? Será que algo pode ser feito de maneira diferente para aperfeiçoar o processo? Certamente, um caminho promissor passa pela soma de estratégias que, em conjunto, se tornam ainda mais poderosas. Veja quais são elas e como aplicá-las no dia a dia para atrair novos clientes.

 

1 Defina seu público-alvo com precisão

É possível dizer que esse passo inicial tem uma importância especial. Se ele não for bem-feito, todo o trabalho que vem na sequência pode ser em vão. A sua empresa sabe exatamente que tipo de cliente deseja conquistar? Caso a resposta para essa pergunta não esteja na ponta da língua, vale a pena fazer uma reflexão para encontrar o DNA da marca. Isso levará a empresa a consolidar seu posicionamento no mercado e começar o trabalho de captação com mais assertividade.

A definição do tipo de cliente a ser buscado vai nortear decisões futuras e precisa ser baseada em estudos de mercado. Os gestores que identificam oportunidades têm mais condições de triunfar em segmentos competitivos. Uma dica válida para grande parte das empresas é “não ter o olho maior do que a barriga”. Em outras palavras, significa que fazer um recorte específico pode ser uma opção acertada e proporcionar um crescimento sólido à empresa.

 

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2 Atualize a presença digital da empresa

Já há alguns anos, o site de uma empresa funciona como um cartão de visitas. Praticamente todos os possíveis clientes vão navegar por lá para entender se devem ou não investir em uma parceria ou comprar o produto. Nem todas as empresas dão a devida atenção à sua presença digital, mas aquelas que o fazem ganham uma valiosa vantagem competitiva.

Um bom site precisa ser claro em relação aos serviços e diferenciais que a empresa tem a oferecer. Deve ser organizado, direto e, principalmente, construído de forma estratégica sob o ponto de vista do SEO (Search Engine Otimization), ou seja, para que seja encontrado e bem ranqueado pelo Google.

(Leia também: Os 11 termos sobre marketing digital que você precisa dominar!)

Ainda em relação à presença digital, cabe aos gestores da empresa a avaliação sobre a necessidade de estar presente em redes sociais. Para boa parte das companhias, uma fanpage no Facebook vale a pena, mas nem todas têm potencial de conteúdo relevante para o Instagram, por exemplo. Por isso, é necessário lançar mão de estratégias elaboradas por profissionais da área.

Cabe um destaque especial para o LinkedIn, principal rede social profissional do mundo. Ela pode ser um meio para captar novos clientes e também buscar talentos no mercado para fortalecer a empresa.

 

3 Trabalhe em busca da melhoria contínua

O aumento da qualidade do trabalho é uma excelente estratégia de captação de novos clientes, especialmente nos dias de hoje. Com o avanço das redes sociais, cada vez mais pessoas trabalham como verdadeiros advogados das marcas quando nutrem uma confiança genuína por elas. Se a sua marca ou empresa conseguir entrar nesse seleto grupo, poderá conquistar novos clientes também de forma orgânica, ou seja, por meio das boas referências de clientes.

Por mais óbvio que pareça, não custa lembrar que gestores de equipes devem encorajar diariamente os colaboradores a cumprirem suas tarefas com perfeição. Isso evita que eles se desmotivem e também causa impacto na busca por novos clientes, pois cria um mindset positivo que se reflete no atendimento.

(Assista ao vídeo de Christian Barbosa – maior especialista brasileiro em gestão do tempo e produtividade – sobre Mindset Produtivo e Mindset Empreendedor)

 

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4 Envolva os colaboradores nesse projeto

Alguns gestores podem supor que a captação de novos clientes é uma missão restrita àqueles que ocupam cargos de liderança. Naturalmente, esses profissionais têm maior responsabilidade em grandes movimentos da empresa, mas isso não significa que os colaboradores não possam ter sua parcela de contribuição. Envolvê-los no projeto de captação de novos clientes é positivo por dois motivos:

 

  • Proporciona maior ligação com a empresa: qualquer profissional gosta de se sentir valioso. Quando um colaborador passa a fazer parte de uma missão decisiva para o futuro da companhia, a tendência é que ele “vista a camisa da empresa”. Isso se torna ainda mais importante diante do alto índice de turnover observado entre os profissionais mais jovens.
  • Ajuda a descobrir novos líderes: o envolvimento de funcionários jovens pode levar à descoberta de potenciais líderes para o futuro da empresa. Cabe ao gestor de equipes fazer essa observação atenta, que possibilitará um ganho extra além da captação de clientes. Reter talentos também é um caminho para o sucesso.

(Por falar em potenciais líderes, você sabe qual é o seu estilo de liderança? Este artigo ajuda você a descobrir)

 

5 Tenha uma boa gestão de produtividade

À primeira vista, pode parecer que uma boa gestão de produtividade não tem relação direta com a captação de novos clientes. Essa estratégia, no entanto, causa um impacto positivo sobre a empresa como um todo, o que, naturalmente, reflete na melhora do trabalho de captação. As empresas que planejam suas atividades com organização economizam tempo e limitam o aparecimento de urgências. A consequência mais imediata é o aprimoramento do resultado entregue aos clientes – seja por meio de produtos ou de serviços.

Além disso, o tempo economizado por meio da gestão de produtividade pode ser redirecionado a um esforço específico de captação de clientes. Há ferramentas organizacionais que permitem criar projetos dentro de um grande ambiente digital. Conforme o gestor de equipes percebe que alguns colaboradores estão com um tempo livre, é possível redirecioná-los para uma nova atividade de prospecção. Isso pode se traduzir, por exemplo, em uma pesquisa sobre o segmento do provável novo cliente (no caso de uma empresa que presta serviços).

 

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