pessoas mentalmente fortes,

agosto 15, 2017

Conheça as características de pessoas mentalmente fortes


Quem nunca ouviu aquele velho chavão “só os fortes sobrevivem”? A frase pode soar assustadora para alguns e uma grande bobagem para outros. Pois não é uma coisa, nem outra, principalmente quando o assunto é força mental. As pessoas mentalmente fortes tendem a triunfar em ambientes competitivos. Em outras palavras, confiança vale ouro. O tenista Rafael Nadal é um ótimo exemplo de solidez mental. Grande parte de suas glórias se deve a essa virtude que ele apresenta em doses cavalares. Saber lidar com momento adversos e encontrar caminhos para superá-los são atributos valiosos para qualquer profissional. Veja a seguir as principais características de pessoas mentalmente fortes.

 

Controle emocional

Desde a infância, somos repreendidos quando demonstramos descontrole emocional. Fato é que todas as pessoas têm emoções, mas saber lidar com elas é o que diferencia quem tem maior força mental. Em linhas gerais, ninguém deve ser “refém” das próprias emoções. Elas devem aparecer nos momentos oportunos para não interferir no desempenho profissional. Claro que cabe a ponderação de que há pessoas que naturalmente pendem mais para o emocional do que para o racional e vice-versa.

 

mentalmente fortes 2

Convívio saudável com o passado

Viver o presente pode ser mais desafiador do que parece. Muitas vezes, viajamos nos pensamentos e começamos a imaginar o que poderia ter sido diferente. Divagar de vez em quando não tem problema. O importante, porém, é manter o foco nas boas memórias, justamente o que fazem as pessoas com maior força mental. Isso traz alegria e força para o dia a dia.

 

“Maria vai com as outras”? Jamais!

As pessoas mentalmente fortes não têm medo de remar contra a maré, não fazem as coisas porque todo mundo faz. Suas ações são reflexo daquilo que enxergam como correto. São pessoas que não têm medo de se posicionar e colocar sua opinião, mesmo que isso seja diferente da maioria.

 

Flexibilidade às mudanças

Mudar causa resistência à maioria das pessoas, mas devemos ter em mente que o medo do novo pode impedir o progresso. A partir do momento em que você percebe a mudança como parte da vida e componente importante do sucesso, dá mais um passo para se tornar forte mentalmente. Se um hábito não funciona mais, abandone-o e abrace a mudança.

(Aproveite e assista ao vídeo com Christian Barbosa: Liderança e mudanças sustentáveis)

 

mentalmente fortes 4

Desistir nunca é uma opção

Muita gente desiste diante das dificuldades. As pessoas mentalmente fortes, por outro lado, sabem que a vida está repleta de imprevistos. Essa imprevisibilidade torna necessário o impulso de sempre se levantar diante dos obstáculos que, certamente, vão aparecer. Seguir em frente deve funcionar como um mantra.

(Você sabia que essa característica tem tudo a ver com resiliência? Conhece esse conceito? Confira mais sobre o tema nesse post)

 

O medo não transparece

Acreditar que pessoas destemidas são superiores é um erro comum. Nenhum ser humano está imune aos erros. Entretanto, os mais fortes mentalmente procuram guardar seus medos para si e encontrar maneiras inteligentes de enfrentá-los. Em geral, tendem a sentir menos medo por serem autoconfiantes e terem pensamento positivo.

 

Reclamações são perda de tempo

No momento em que reclamamos, deixamos de caminhar para frente. Reclamar da vida é uma atitude de conformismo com a derrota, de entender que o destino colocou o fracasso como uma rota inevitável. As pessoas mentalmente fortes evitam, a qualquer custo, ficar estagnadas com o pensamento em algo que não deu certo.

 

mentalmente fortes 3

Disciplina acima de tudo

Ao cumprir uma meta, o que você faz? Se você para por um longo período para curtir aquela conquista, não está totalmente errado. Porém, as pessoas mentalmente fortes são inquietas por natureza, vão atrás da meta seguinte assim que atingem a anterior. A disciplina é um aspecto fundamental do sucesso.

 

Riscos nos levam para frente

Muitas pessoas deixam de fazer algo pelo risco de não dar certo. Esse instinto de enxergar o pior cenário logo de cara não tem nada a ver com força mental. Quem possui esse atributo vê o risco como algo que será recompensador quando bem dimensionado. A habilidade de esticar a corda até o limite entre o risco e a insanidade também está entre as virtudes das pessoas mentalmente fortes.

(Quando convivemos com riscos, alguns tombos são inevitáveis. Se você é empreendedor ou pensa em empreender, veja nesse post como as crises devem ser enfrentadas)

 

Plano de vida bem definido

Ter um planejamento de longo prazo mantém as pessoas em constante desenvolvimento. Esse mindset é típico de quem tem muita força mental. Indivíduos assim não deixam que sua vida se torne uma sucessão de eventos desconexos e imprevisíveis. As pequenas metas compõem um plano que deve ser trilhado por toda a vida. Em linhas gerais, pessoas assim conquistam grandes coisas por saberem desde sempre o que desejam alcançar.

 

mentalmente fortes 5

Ser independente potencializa o sucesso

Pessoas fortes mentalmente não querem jamais depender dos outros para cumprir suas realizações. Se veem como responsáveis diretos por seu sucesso ou fracasso, por isso não querem delegar esse peso para outras pessoas. Algo como fazer o seu próprio destino.

 

A vida é uma só!

Poucas vezes paramos para pensar nisso, mas a vida passa em um piscar de olhos. Quem possui força mental acima da média tem plena consciência dessa efemeridade da vida. Por isso, faz valer cada minuto para ter experiências únicas que façam a vida valer a pena. A vontade de aprender coisas novas não se resume ao desenvolvimento profissional, mas passa também pela busca de relações pessoais mais ricas.

Para fechar, é fundamental ressaltar que as pessoas mentalmente fortes não nascem assim. Essa é uma habilidade desenvolvida ao longo da vida. E um ótimo pontapé inicial pode ser colocar em prática ao menos cinco das dicas que elencamos neste artigo.




Deixe seu comentário