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3 de janeiro de 2019

Planejamento de equipe: como ter mais sucesso em 2019


A virada do ano é uma oportunidade para os líderes empresariais refletirem a respeito do que foi feito e o que pode ser aprimorado. No planejamento de equipe, algumas iniciativas podem ser determinantes para que 2019 seja um ano mais positivo para as empresas.

Preparamos uma lista especial com orientações relacionadas ao planejamento de equipe. Todas elas podem ser adotadas ainda em janeiro para projetar um 2019 de bastante sucesso. Vale destacar que o capital humano é certamente a grande riqueza de um negócio, por isso é importante aperfeiçoar alguns pontos.

Avalie a situação atual da empresa

Faça um mapeamento dos pontos altos e baixos do ano anterior

O planejamento da equipe para um novo ano deve ser iniciado primeiramente com um olhar para dentro. Os líderes têm um papel central nesse processo, pois o mapeamento do ano anterior permitirá a percepção sobre o que deu errado e o que há de legado positivo.

Analisar a situação de momento da empresa passa não apenas pelos resultados numéricos que foram alcançados. Entram na avaliação também os projetos implementados, produtos e serviços lançados ou descontinuados, além de outras escolhas feitas em 2018 que interferem nos rumos do negócio.

Identifique oportunidades de mercado

Um dos caminhos para empresas crescerem é identificar oportunidades em seus segmentos de atuação. Em 2018, quais foram as iniciativas mais transformadoras em seu mercado? Quais marcas sobressaíram em relação à concorrência? Houve algo que “chacoalhou” o segmento?

Esse olhar a respeito do mercado em que a empresa atua é bastante importante para projetar um ano de mais sucesso. Afinal, com base nas oportunidades identificadas, os líderes poderão pensar em estratégias para preencher lacunas e superar os rivais.

Nessa etapa, é válido envolver alguns colaboradores nas discussões, pois um número maior de opiniões enriquece o debate. Gestores de áreas e funcionários de confiança podem compor essa espécie de comitê de planejamento.

Dê mais atenção à gestão do tempo

Tome cuidado com a má gestão de tempo!

A má gestão do tempo é um dos vilões que prejudicam empresas dos mais diversos nichos. A perda de produtividade derruba os resultados e acarreta em prejuízos significativos.

Uma das razões para a negligência sobre um fator tão importante é certamente a dificuldade em mensurar o impacto da má gestão do tempo. Cabe aos líderes colocar no papel a produção individual e coletiva da empresa, bem como a quantidade de urgências que surgem no dia a dia.

Minimizar a ocorrência de tarefas urgentes é o primeiro passo para uma gestão mais inteligente do tempo. Ou seja, gestores de equipes devem se dedicar a criar uma cultura de produtividade e bom uso do tempo entre os colaboradores.

Pense bem: quantos dias foram perdidos por falta de organização ao longo de 2018?

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Tenha conversas individuais com os colaboradores

Vale mais uma vez a lembrança: o capital humano de uma empresa precisa ser muito valorizado. Por isso, gestores de equipes têm de cuidar de seus colaboradores de forma próxima para acompanhar a sua evolução.

A conclusão de um ano é o momento ideal para uma conversa individual bem franca. A ideia é propor ao colaborador que faça uma avaliação de seu próprio desempenho e de pontos positivos e negativos da rotina da empresa.

Com base nas respostas, o gestor vai oferecer um feedback construtivo para projetar um ano ainda melhor em 2019. Há situações em que o funcionário deixou bastante a desejar, por isso merece uma atenção especial. Naturalmente, existem também aqueles casos em que o desligamento será a opção natural da empresa.

Valorize os profissionais da empresa

Conversar individualmente com os colaboradores é uma forma de demonstrar como cada um deles é valioso para a empresa. No entanto, essa iniciativa deve ser complementada por uma valorização real dos profissionais.

Converse com seus colaboradores para aperfeiçoar o planejamento do ano

A virada do ano é uma oportunidade para criar um novo plano de benefícios para os colaboradores, por exemplo. Empresas que trabalham com vendas se encaixam muito bem nesse tipo de iniciativa.

A perspectiva de premiações – ainda que não sejam grandiosas – dá aos colaboradores uma motivação extra para executar as suas funções no dia a dia. É claro que isso tem de ser feito de forma equilibrada para que não se perca o controle.

Outra forma de valorização é o aumento salarial, que pode ser considerado como forma de reter talentos que chamam a atenção do mercado.

Estabeleça metas e objetivos, levando em conta o planejamento de equipe

Tenha metas e objetivos claros

Empresas que desejam crescer em 2019 precisam pavimentar o caminho para esse sucesso. Como você vai chegar lá sem metas e objetivos claros?

A definição de metas é uma etapa essencial no início de um novo ciclo. Estabeleça objetivos condizentes com as boas práticas do seu mercado e lembre-se que as metas devem ser realistas sem fincar demais os pés no chão. Porque um pouco de ambição não faz mal a ninguém.

Outro ponto de destaque é a comunicação das metas para os colaboradores. Todos devem estar cientes do que a empresa busca atingir em 2019 para que contribuam da melhor forma para isso.

Crie projetos com começo, meio e fim

Na hora de planejar, se atente para estabelecer início, meio e fim

Provavelmente, a sua empresa já teve algum grande projeto que parecia promissor e acabou encerrado no meio do caminho. De fato, esse problema afeta negócios de vários portes e segmentos.

Empresas que se organizam para concluir os projetos sem interrupções abruptas tendem a se dar muito bem. Portanto, a melhor maneira de manter a regularidade é desenhar o esqueleto do projeto de forma bem detalhada desde o início.

Ao estabelecer um novo projeto, crie metas parciais com datas definidas que indiquem o seu progresso. Essa é uma forma de manter toda a equipe engajada e a fim de fazer o projeto se consolidar como um case para a empresa.

(Para saber mais a respeito da importância de concluir projetos, confira este post)

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