neotriad,planejamento,planejamento estratégico,superar desafios,

maio 2, 2017

Planejamento estratégico: como superar seus desafios com Neotriad?


Na era da informação, em que o conhecimento circula por satélites e fibras óticas quase tão rápido quanto o pensamento, é preciso estar respaldado por técnicas e ferramentas que não deixam as organizações à deriva na busca por seus oceanos azuis. Uma dessas técnicas é justamente o planejamento estratégico.

A partir dele, uma empresa pode aproveitar melhor seus negócios e até criar demandas ainda não exploradas. Entendendo a necessidade de pontuar estes benefícios, preparamos um conteúdo especial que ajudará você e a sua empresa a entender melhor a importância de um planejamento estratégico e como potencializá-lo com o Neotriad. Acompanhe!

A importância de uma postura estratégica

Quando uma organização assume uma postura estratégica perante o mercado, ela deixa de ser reativa. Embora as ações reativas possam gerar bons resultados imediatos, elas são, na verdade, apenas paliativos. Ou seja, são ações para recuperar algum tipo de prejuízo. Porém, ao atuar de forma estratégica e planejada, uma empresa é capaz de aumentar a sua competitividade de forma sustentável e segura.

Contudo, para que os gestores sejam capazes de atingir este nirvana corporativo, eles precisam superar os principais desafios da implementação e manutenção de um planejamento estratégico.

Os principais desafios do planejamento estratégico

Mudar uma simples característica da cultura organizacional pode ser traumático. Imagine, então, mudar toda essa cultura. Quando uma empresa decide definir um planejamento estratégico e incorporar esta prática ao seu DNA, ela certamente enfrentará muitos obstáculos, mas fica muito mais fácil superá-los quando a empresa conta com uma ferramenta que ajuda seus gestores a identificar o que é mais importante para alcançar suas metas.

A seguir, confira os 5 principais desafios do planejamento estratégico e como superá-los com o auxílio do Neotriad 5.0, uma completa solução digital para gestores que desejam compartilhar tarefas e multiplicar os resultados positivos de suas equipes.

1. Execução da estratégia corporativa

Ao decidir seguir um planejamento estratégico, a empresa precisa estabelecer as metas que cada uma de suas equipes deve alcançar. Para que seja possível atingir tal objetivo, o plano deve apresentar estratégias para seus times de profissionais. E, geralmente, é neste ponto que os gestores pecam e acabam por prejudicar todo o planejamento.

Na realidade, tais estratégias são os projetos que as equipes deverão executar a fim de cumprir as metas estabelecidas. E a execução destes projetos pode ser facilmente administrada pelos gestores por meio do Neotriad, já que a ferramenta suporta a criação destas estratégias e dos processos de trabalho que deverão ser seguidos para atingir as metas definidas. Ao padronizá-los, os processos se tornam muito mais rápidos e com menor incidência de erros.

2. Delegação de tarefas

Para que uma empresa tenha sucesso com seu planejamento estratégico, seus gestores devem aprender a confiar em seus colaboradores e delegar tarefas. E este é um dos mais difíceis desafios a serem superados por alguns estilos de liderança, como os centralizadores.

Porém, quanto maior for a empresa ou equipe, menor será a capacidade humana de resolver todos os problemas. Assim, os gestores precisam agilizar a tomada de decisões reduzindo, por exemplo, o volume de reuniões e a necessidade de suas equipes avalizarem qualquer decisão com eles.

E, de fato, pode ser assustador para o gestor se ele não estiver bem preparado para tal desafio ou não contar com uma ferramenta que possibilite o mapeamento das atividades e responsabilidades delegadas.

É exatamente isso que o Neotriad permite: distribuir demandas para diferentes colaboradores e equipes, possibilitando ao gestor fazer o gerenciamento de tarefas delegadas para cada um dos profissionais. Com isso, o tempo é otimizado e a ocorrência de tarefas urgentes diminui, reduzindo também o estresse no trabalho.

3. Cooperação sinérgica dos profissionais

Quando um gestor delega as tarefas de um planejamento estratégico, é importante que elas sejam executadas de forma cooperada e com sinergia entre os colaboradores. É o que chamamos de sinergia empresarial.

Pode-se dizer que este ponto é o tempero do prato principal: os resultados. Se  uma tarefa é realizada de forma menos cuidadosa ou mais lenta do que outra que está sendo realizada em paralelo, por exemplo, o resultado sofrerá com a falta de padrão de qualidade e coesão.

Para ilustrar, podemos pensar que a empresa precisa funcionar como uma engrenagem: cada uma das peças tem uma função e seus resultados influenciam diretamente no desempenho das demais peças, assim como de todo o sistema.

Para facilitar o alinhamento e direcionamento necessários, o Neotriad tem recursos que integram as diferentes equipes e permitem valorizar melhor os talentos diferentes de cada um dos colaboradores. Assim, a comunicação de toda a empresa e o trabalho dos gestores são facilitados, viabilizando a sinergia empresarial necessária para atingir as metas.

4. Gestão de indicadores

Por mais que você defina metas, estabeleça estratégias e estimule a sinergia das diferentes equipes da sua empresa, não será possível apreciar os resultados se a gestão dos indicadores não for bem-feita.

Qualquer planejamento estratégico deve ser elaborado com o entendimento de que ele pode precisar de ajustes. Ou seja, um dos pilares do sucesso de um planejamento estratégico é a lógica PDCA. Planejar (Plan) e fazer (Do) é preciso, mas é fundamental analisar (Check) e executar ações corretivas (Act) para melhorar os processos.

Essa prática de checar os processos para agir corretivamente no que precisa ser otimizado, só é possível através da gestão de indicadores. Exatamente por isso que a ferramenta Neotriad fornece diversos indicadores para os gestores. Por meio deles, é possível analisar o desempenho das equipes e avaliar a execução das tarefas com o objetivo de mensurar os resultados das estratégias definidas.

5. Otimização de resultados e recursos

Qualquer empresa tem — ou deveria ter — o objetivo de fazer mais com menos. Independentemente das crises econômicas que obrigam as empresas a ficarem mais enxutas, a premissa de uma empresa é otimizar o lucro. E isso é possível melhorando seus resultados com os mesmos investimentos — ou até menores. Para tal, é preciso eliminar gastos desnecessários e fazer com que os recursos internos sejam aplicados de forma mais inteligente.

De fato, este desafio é a cereja do bolo empresarial. Ao ser capaz de resolver os quatro desafios anteriores com excelência, a empresa certamente se regozijará com a otimização dos resultados e recursos.

No entanto, o trabalho não deve parar por aqui. Afinal, o negócio deve se manter sustentável e, para isso, parte da melhoria dos resultados deve ser destinada ao próprio negócio, como a expansão ou o investimento em inovação dos processos, produtos e serviços.

O primeiro passo para superar os desafios

Se outras empresas conseguem, a sua também pode. Se outros gestores são capazes, você também é. Talvez, o primeiro passo seja apenas entender melhor o processo para formatação e execução de um planejamento estratégico.

Ou, ainda, você apenas precise entender a importância de usar uma plataforma na gestão de equipes e escolher a ferramenta certa para explorar todo o seu potencial, otimizando os resultados da sua equipe. Então, entre em contato conosco e não deixe para trabalhar amanhã em prol dos resultados que precisam começar a melhorar hoje mesmo.




Deixe seu comentário