colaborador,empresa,gestor de equipes,liderança,produtividade,projetos,resultados,

13 de dezembro de 2018

Produtividade na empresa: importância de concluir projetos


Líderes e gestores de equipe estão sempre em busca de soluções para ampliar a produtividade na empresa. Existem diferentes caminhos para isso, mas poucos são tão eficazes quanto um time bem treinado para concluir projetos.

Para um bom gestor, pode soar óbvio que o sucesso de um negócio está ligado à sua capacidade de concluir com êxito os projetos ligados a ele. Porém, a produtividade na empresa tende a patinar quando há dificuldade em dar andamento aos grandes projetos.

Profissionais que se acostumam a interromper atividades de rotina logo vão achar normal que um projeto seja encerrado no meio do caminho. Dessa forma, cabe ao gestor demonstrar como é fundamental concluir aquilo que está proposto para que a empresa siga em evolução.

Esse artigo reforça a importância da conclusão de projetos como forma de potencializar a produtividade na empresa. Entenda por que o gestor de equipes deve dar grande atenção a esse aspecto.

As várias etapas de um projeto

Envolva a equipe nas diferentes etapas do projeto

A produtividade na equipe muitas vezes esbarra na incapacidade de concluir uma série de atividades. Há muitas pessoas que começam bem, mas perdem o ânimo quando percebem que ainda há muitas tarefas pendentes.

Projetos têm a vantagem de serem divididos em várias etapas. Cada uma delas é composta por algumas atividades a serem executadas pelos colaboradores. Quando o time está envolvido em um projeto, existe aquele espírito coletivo de fazer as ideias saírem do papel.

As diferentes etapas do projeto se tornam desafios a serem superados. Isso faz com que os funcionários se familiarizem progressivamente com a ideia de concluir tarefas em seu dia a dia. Quando o projeto for finalizado, fica o sentimento de dever cumprido e de participação ativa em suas etapas.

Planejamento como hábito

O hábito de planejar ajuda no aumento da produtividade na empresa

Por ser composto de diversas etapas, um projeto exige planejamento do gestor responsável e também das equipes envolvidas. É fundamental cumprir prazos para que avance conforme o previsto inicialmente.

Muitas pessoas têm problemas para lidar com datas de entrega. Alguns deixam tudo para a última hora, outros simplesmente não tomam nota e perdem os prazos. Como resultado, em ambos os casos, a equipe terá uma grande queda de produtividade.

A participação em grandes projetos da empresa leva os colaboradores mais dispersivos a desenvolverem o senso de compromisso. Eles sabem que o sucesso da empreitada depende, em grande medida, de seus resultados individuais.

É natural que o projeto garanta um legado positivo, uma cultura de planejamento dentro da empresa. As pessoas passam a compreender que cumprir prazos é uma obrigação e que a atitude leva a melhores resultados.

Como diferenciar tarefas e projetos

Aprenda a diferenciar o que é uma tarefa e um projeto

Quando falta produtividade a uma equipe, é provável que uma das razões seja a má gestão das atividades por parte dos colaboradores. É comum a confusão entre tarefas, compromissos, projetos, processos e entregas.

Cada um desses grupos tem papel decisivo na produtividade da equipe. As tarefas são a base de uma rotina produtiva, ou seja, são aquelas atividades que preenchem as horas de trabalho. Já os projetos são maiores e podem ser compostos por uma série de entregas, tarefas, processos e compromissos.

O envolvimento da equipe em um projeto aproxima as pessoas de um novo grau de produtividade. Elas passam a compreender o valor das tarefas como componentes de um projeto e não apenas como atividades corriqueiras, com pouco impacto no andamento do negócio.

O impacto na motivação dos colaboradores

Desperte a motivação em seus colaboradores

O conceito de propósito tem aparecido em muitas discussões a respeito da evolução na gestão de pessoas. Há uma tendência, sobretudo entre os jovens, de buscar empresas com as quais eles se identifiquem de forma genuína. Não por acaso, a rotatividade de empregos tem crescido nessa faixa etária.

Se a sua empresa deseja reter talentos, é recomendável despertar essa ideia do propósito. Há diferentes formas de fazer isso, mas uma das mais simples e objetivas é desenvolver projetos de forma consistente.

Negócios que crescem com solidez e pautados na concretização de projetos passam segurança aos colaboradores. Ainda que não sejam projetos ligados a causas sociais ou à sustentabilidade, por exemplo, a seriedade com que são tocados podem trazer à tona a ideia do propósito.

Em resumo, o jovem que faz parte de uma organização que realiza grandes projetos tende a se sentir mais seguro. Ele percebe que não se trata de um castelo de areia, mas de uma construção muito bem alicerçada. A consequência é o ímpeto de produzir ainda mais no projeto seguinte para fazer parte da história de uma empresa em evolução.

Muito além da produtividade na empresa

Concluir projetos é uma forma de valorizar o trabalho de seus colaboradores

O incremento de produtividade na empresa é uma consequência natural da boa gestão dos projetos. Mas o líder deve entender também o caráter mais amplo do planejamento dentro do negócio.

Os projetos são pilares do crescimento de uma empresa. É por meio deles que um negócio ganha corpo e se destaca em seu segmento de atuação. Interromper um projeto no meio é, como diz o ditado, “morrer na praia”. Em geral, grandes equipes são mobilizadas para tocar projetos, por isso sua paralisação ou conclusão parcial representa uma derrota coletiva.

Imagine quantas horas de trabalho dos colaboradores são dedicadas a um projeto. Concluí-lo é também uma forma de valorizar esse esforço, assim como de valorizar o capital da empresa.

Produtividade na equipe: a grande transformação

Projetos bem estruturados elevam a empresa a outro patamar

Bons projetos levam empresas a novos patamares e estreitam os vínculos com aqueles que fazem parte desse sucesso. Mas, para que os projetos saiam conforme planejados, é preciso método e trabalho duro.

O desafio de organizar dezenas de tarefas em uma régua de tempo não é simples, mas é a base para que o projeto caminhe. Gestores de equipes que recorrem a um software têm maiores condições de triunfar.

Uma das melhores ferramentas do mercado para gerenciar equipes e administrar bem o tempo é o Neotriad. Com o software, líderes e colaboradores podem entender bem como estão usando o tempo e encontrar formas de aperfeiçoar os processos. No desenvolvimento de projetos, isso vale ouro.

Otimize a gestão da sua equipe!

 

Nesse webinário para líderes e gestores, você irá aprender técnicas simples, que irão facilitar o processo de delegação de tarefas, te ajudar a mensurar os resultados do seu time e como planejar melhor os seus projetos.

 

CLIQUE AQUI E ASSISTA

 




Deixe seu comentário