organização pessoal,

junho 15, 2016

Qual a importância da organização pessoal para seus resultados?


A falta de motivação e de produtividade são consequências da incapacidade — ou percepção de inaptidão — de um indivíduo para se organizar e gerir o próprio tempo com desenvoltura. Qualquer empreendimento, seja ele individual ou em equipe, só terá suas potencialidades plenamente exploradas e desenvolvidas caso os envolvidos saibam otimizar seu tempo e foco em prol dos objetivos estabelecidos.

Além disso, sem uma boa articulação em relação às tarefas cotidianas, as pessoas tendem a desperdiçar seu tempo com atividades secundárias que pouco — ou nada — agregam às suas metas de vida. Logo, frequentemente tornam-se estressadas, improdutivas e frustradas consigo mesmas e com o trabalho.

O Neotriad 5.0 foi desenvolvido com base na Metodologia Tríade, criada por Christian Barbosa, que atualmente é considerado o maior especialista em gerenciamento de tempo e produtividade pessoal do País. Defina prioridades, trace metas e objetivos, pense na estratégia, planeje a gestão do tempo e priorize a execução.

Se você está em busca de mais produtividade na sua vida ou, até mesmo, de felicidade e realização, acompanhe o texto, acesse o site Neotriad.com e entenda melhor a importância da organização pessoal para seus resultados.

 

v1

Quais são os eixos fundamentais da organização pessoal?

Para que qualquer propósito seja bem sucedido, é preciso um bom planejamento estratégico, não é verdade? A lógica é exatamente a mesma para indivíduos e times que buscam um melhor aproveitamento de tempo. Portanto, a organização está estreitamente vinculada a planos de ação eficientes.

O primeiro passo para que você consiga realizar seus anseios é simplesmente parar de encará-los como “sonhos”. Sonho é, por definição, aquilo que é fruto da imaginação, utópico e sem fundamento. Portanto, a partir do momento em que você encara suas metas com racionalidade e objetividade, você conseguirá se organizar melhor.

As habilidades centrais de uma boa organização pessoal pressupõem quatro eixos fundamentais. São eles: meta, prazo, estratégia e plano de ação. Entenda cada um:

Meta

O seu projeto deve ter uma meta bem estabelecida. Pode ser o aumento do faturamento da empresa em 10%, a aprovação em um concurso ou vestibular, conseguir uma promoção ou aumento, melhorar a percepção de marca, dentre muitos outros. Não importa o seu intento, desde que ele esteja bem definido.

Prazo

Após a determinação da sua meta, você precisa estabelecer prazos. Deadlines funcionam como mini metas — na medida em que as cumprimos, nos sentimos mais motivados e satisfeitos. Elas são importantes porque promovem a sensação de realização pessoal em prazos mais curtos — o que acaba estimulando e combatendo o desânimo.

Estratégia

Nessa etapa, você estabelecerá quais são as suas responsabilidades para determinadas parcelas de tempo. Exemplo de estratégia: durante as manhãs, concluir todos os relatórios e conteúdos que precisam ser entregues no dia, e as tardes serão reservadas para leituras, reuniões e análises de eficiência do time.

Plano de ação

No plano de ação determinam-se os métodos de aplicação da estratégia definida. Por exemplo: de que maneira absorvo melhor as informações que leio e assisto? Quais são meus horários mais produtivos? Quais técnicas de memorização ou de condução de reuniões devo aplicar?

Tudo isso deve ser documentado e monitorado por meio de checklists ou, preferencialmente, de plataformas de gerenciamento de atividades.

 

v2

Como o gerenciamento de produtividade pode me ajudar?

Parafraseando os sábios dizeres de Henry Ford: “poucas pessoas fracassam, a maioria desiste”. Com uma boa administração pessoal, torna-se muito mais fácil combater e evitar a insegurança, a falta de motivação e o ócio. Isso ocorre porque, com o estabelecimento de metas em diferentes lapsos temporais, cria-se uma espécie de sistema de recompensas.

Em outras palavras: tornamo-nos mais eficientes e proativos quando nossas realizações e conquistas — por mais simples que sejam — são gradativas e constantes. Quando conseguimos concluir exatamente o planejado para períodos curtos nos sentimos mais confiantes e não nos permitimos esmorecer ou desistir. Afinal, nossos sonhos deixam de ser possibilidades vagas e intangíveis e passam a ser projetos palpáveis e com grandes chances de êxito.

Como me tornar mais motivado e eficiente?

Todo objetivo ou escolha envolve algum tipo de sacrifício, em menor ou maior grau. Logo, estabelecer prioridades é fundamental. Não dá para passar horas nas redes sociais, tomar chopp várias vezes na semana com os amigos ou dispender longos períodos de tempo com jogos, filmes e séries se você tem algum objetivo que requer uma dedicação para mais.

Tenha uma agenda ou cronograma com todos os seus afazeres e nunca deixe de seguir seu plano de ação e ser responsável com os seus prazos. Desse modo, você evita acúmulos de tarefas e consegue reservar tempo para o lazer sem comprometer sua meta e projeto.

É importantíssimo lembrar que o tempo livre e o relaxamento são tão determinantes para a sua eficiência e sucesso quanto seu trabalho e comprometimento. Pessoas descansadas e equilibradas são extremamente mais saudáveis, articuladas e, consequentemente, mais produtivas e felizes. Além disso, investir em qualidade de vida é pré-requisito básico para se evitar problemas físicos e psicológicos de todo tipo.

Portanto, após concluir suas obrigações do dia, vá a algum lugar que aprecie, escute uma música, beba um vinho ou cerveja (com moderação), assista um filme ou realize qualquer outra atividade que lhe seja prazerosa.

Outro ponto que influi sobre nossa capacidade de concentração e eficiência é a escolha — e condição — do local de trabalho. Para que ele seja propício e estimulante, certifique-se que seja um ambiente calmo, bem organizado, afastado de distrações e muito bem arejado e confortável. Se possível, priorize um espaço silencioso.

Caso esta não seja uma possibilidade, escute músicas (em volume moderado para não agredir os tímpanos) para isolar a agitação externa. Canções apenas instrumentais — sem letras — são as mais recomendadas. Ademais, é importante que não seja sua música favorita, pois poderá ficar distraído com as notas e acordes queridos.

A organização pessoal é essencial para o melhor aproveitamento do tempo, para a criação de melhores condições de trabalho e para o desenvolvimento pessoal de qualquer pessoa. Com uma vida mais organizada, torna-se muito mais fácil encontrar soluções criativas para os mais diversos tipos de problemas.

 

E aí, o que achou do nosso artigo? Animado para investir na sua organização pessoal e obter resultados muito melhores tanto na sua vida pessoal quanto na esfera profissional? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Compartilhe sua opinião ou pergunta nos comentários abaixo!

 

4 Comentários

  1. PEDRO disse:

    Muito bom o artigo!
    Já estabeleci minhas metas bem claras, os deadlines, e como executar, com certeza serei mais produtivo!

  2. Waldir Franke disse:

    Muito agradável a leitura do texto apresentado.
    Sua proposta me incentivou a melhor o estabelecimentos de minhas metas e ações para concretizá-las. Agradeço a equipe por postar esta matéria. Acredito que me tornarei mais produtivo

  3. Maria Patrícia dos disse:

    Muito bom. Estou lendo A Triade do Tempo. Vou ser organizada!

  4. Roberta Ribeiro disse:

    Olá,

    Gostei muito do texto, bem útil e aplicável. Estou organizando uma cartilha para capacitação para empregadas domésticas e o primeiro assunto é Organização do Tempo. Vou inserir a META/PRAZO/ESTRATÉGIA/PLANO DE AÇÃO nesse programa.

    Grata, Christian Barbosa, quero lhe conhecer em uma breve oportunidade.

    Atenciosamente,
    Roberta Ribeiro
    Singular Desenvolvimento Humano
    71 99151 2231




Deixe seu comentário