colaborador,conflito,empresa,Gestão de equipes,gestor de equipes,liderança,metas,Motivação,planejamento,produtividade,

30 de agosto de 2018

Remuneração acima da média oferece vantagens na gestão de equipes


Líderes empresariais têm como um de seus principais desafios encontrar a fórmula ideal para remunerar seus colaboradores. Ao mesmo tempo em que desejam vê-los satisfeitos, sabem que a conta tem de fechar ao final de cada mês. A gestão de equipes passa por essa decisão a respeito da remuneração dos colaboradores.

Você sabia que pagar salários acima da média do mercado pode ser benéfico para um negócio? É natural que empresários vejam essa ideia com desconfiança, pois sabem que a pressão sobre o caixa aumentará. A grande questão é que os ganhos em termos de gestão de equipes tendem a compensar essa “sobrecarga” nas finanças da empresa.

(Leia também: Gestão de equipes: 10 lições vindas do futebol)

Dinheiro não é o único fator que motiva os colaboradores

Alguém pode supor que a remuneração acima da média é a prova de que as pessoas são movidas a dinheiro. Por essa lógica, um salário compatível com o que se pratica no mercado seria sinônimo de desmotivação.

É fato que existem pessoas apegadas ao dinheiro, mas isso não é regra. Um bom salário não é o único fator que motiva os colaboradores; há outras questões envolvidas. Trata-se, porém, de um aspecto bastante relevante. Não espere que uma pessoa “dê o sangue” pela empresa se o seu salário estiver muito defasado.

Motivação e salário não seguem uma fórmula tão simples. A ideia de remunerar acima da média se baseia em outros aspectos que podem trazer vantagens ao seu negócio. Veja a seguir quais são elas.

Motivar colaboradores com salários altos ajuda a gestão de equipes

1- Elevação nas expectativas de resultados

O padrão salarial definido por uma empresa passa, de forma indireta, uma mensagem a seus colaboradores. Quando a remuneração é média, eles entendem que a expectativa é por resultados também dentro do padrão do mercado.

Já uma política de salários mais altos “elevam o sarrafo”, ou seja, tiram os funcionários da zona de conforto. Eles sabem que terão de performar acima do normal para justificar sua remuneração. Do contrário, correm o risco de perder seus postos para outros profissionais interessados em trabalhar nessa empresa que paga mais do que a concorrência.

Um ambiente em que todos procuram superar seus próprios resultados é bastante saudável para qualquer negócio. A tendência é que isso crie um ciclo virtuoso, em que os colaboradores se motivam ao notarem que seus pares atuam sempre na busca da excelência.

2- Redução do turnover de funcionários

Um dos maiores desafios em diferentes mercados é reter talentos. Os mais jovens demonstram inquietude e, dificilmente, passam mais de um ano em uma mesma empresa.

Como se blindar contra essa realidade? Remunerar acima da média do mercado está entre as melhores soluções. Se o salário oferecido na sua empresa for superior ao que se vê na concorrência, os colaboradores pensarão duas vezes antes de buscar outro posto de trabalho.

Quanto mais tempo você mantiver os funcionários, mais terá a ganhar. Assim, colaboradores se tornam mais comprometidos com o passar do tempo e lidam melhor com a cultura da empresa.

3- Facilidade para atrair grandes talentos

Em mercados cada vez mais competitivos, as empresas que possuem os melhores profissionais têm muito mais condições de triunfar. Oferecer salários acima da média é uma das maneiras de atrair os grandes talentos para seu negócio.

Trata-se de um investimento que pode se pagar rapidamente. Grandes profissionais podem elevar os resultados e, por consequência, a receita. Em outras palavras, o salário mais alto dificilmente impedirá que a conta feche.

Outra vantagem em buscar os maiores talentos é demonstrar força perante a concorrência. Pense que, se você não for atrás desses profissionais, seus concorrentes irão. Remunerar acima da média não apenas fortalece a sua empresa como também impede que seus rivais ganhem corpo.

Atrair grandes talentos com remunerações mais altas

4- Redução das preocupações individuais com dinheiro

Uma remuneração insatisfatória leva as pessoas a acumularem preocupações em seu dia a dia. A partir do momento em que a falta de dinheiro se torna um problema, o desempenho fica comprometido.

Portanto, elevar a média salarial da empresa é uma forma de aumentar o foco dos colaboradores. Se eles não têm de se preocupar em pagar suas contas ao final de cada mês, conseguem voltar grande parte de sua energia para os resultados. Esse é mais um aspecto que se reflete em aumento de produtividade individual e coletiva.

(Leia também: Vida pessoal e profissional: como manter o equilíbrio)

5- Maior respeito pela empresa em seu mercado

Se uma empresa que remunera abaixo da média acaba mal vista no mercado, o contrário também é verdadeiro. Salários considerados altos produzem um efeito positivo perante o mercado.

Quando uma empresa sobressai em termos salariais, o respeito vem de diferentes formas. As concorrentes interpretam que há solidez para arcar com uma remuneração mais generosa. Os profissionais em busca de recolocação, por sua vez, se veem mais propensos a optar por sua empresa.

6- Otimização das tarefas e aumento de produtividade

Se uma empresa é composta por colaboradores médios, a realidade é uma. Porém, se ela for capaz de atrair os melhores profissionais, as tarefas de rotina podem ser totalmente remanejadas.

Equipes compostas por funcionários de primeira linha rendem muito mais. Isso porque algumas das tarefas que exigiam o esforço de duas ou três pessoas podem ser executadas por apenas uma.

Em resumo, salários mais altos não necessariamente significam uma folha inchada. É possível que você possa liberar alguns profissionais diante do aumento da produtividade proporcionado por uma reunião de craques. Esse modelo é excelente para empresas de pequeno e médio porte em processo de expansão.

Uma solução para os colaboradores e para a empresa

Os seis pontos elencados neste artigo demonstram como uma remuneração acima da média pode beneficiar empresas. Não se trata apenas de agradar os colaboradores, mas de procurar compor a melhor equipe possível. Os profissionais de excelência merecem um salário compatível com a sua competência.

E por falar em solução boa para os colaboradores e para a empresa, que tal conhecer o Neotriad? O software de gestão de equipes é ideal para melhorar o controle no dia a dia e aumentar a produtividade. Entenda como o Neotriad funciona e faça um teste grátis por 14 dias.




Deixe seu comentário