procrastinação,procrastinar,

20 de dezembro de 2016

Saiba como reduzir a procrastinação de uma vez por todas!


Procrastinação é um dos maiores inimigos de quem quer ser bem-sucedido na vida: ela atrapalha seu rendimento, diminui sua competitividade no mercado, prejudica seu tempo de lazer, entre outros malefícios. Para evitá-la, existem estratégias simples, porém efetivas, que você pode adotar em seu dia a dia. É mais simples do que você imagina. Confira como parar de procrastinar de uma vez por todas:

Quais são os malefícios da procrastinação para sua vida?

Em um mundo onde há constante necessidade de conciliar diferentes tarefas ao mesmo tempo, se atualizar e ainda manter em dia uma rotina pessoal, profissional e acadêmica, produtividade é um conceito importante. Nesse contexto, qualquer tipo de hábito que atrapalhe essa produtividade pode ser extremamente frustrante e prejudicial. Por quê? Veja:

post-125

Diminui sua qualidade de vida

É inevitável: quem procrastina, acaba prejudicando sua saúde física e mental. Preocupa-se constantemente com a entrega de prazos, com a realização de tarefas de última hora e com a necessidade de receber a compreensão das pessoas ao seu redor. As horas extras acabam se tornando parte de sua rotina, o que também atrapalha a realização de outras atividades que você eventualmente tenha se programado para fazer.

Provoca constantes atrasos de projetos pessoais e profissionais

Em termos profissionais e pessoais, a procrastinação gera uma série de atrasos. Você acaba tendo que se desculpar constantemente pelo descumprimento de prazos. Recorre às mais diferentes estratégias para evitar ainda mais atrasos: café e guaraná em excesso, sessões de trabalho nos finais de semana, perda de horas de sono e de tempo com a família.

Gera frustrações no local de trabalho

No ambiente profissional, procrastinadores são rechaçados por suas ações. A impressão que eles passam é a de alguém que está sempre justificando sua falta de preparo. Diminuem-se as expectativas em relação ao seu trabalho e você acaba sendo preterido para promoções e outras progressões de carreira.

Dissemina uma cultura de procrastinação para pessoas ao seu redor

Se você chefia uma equipe ou lidera algum projeto, as consequências são ainda piores. Procrastinadores disseminam a cultura do atraso para as pessoas ao seu redor, já que uma tarefa depende da outra. Como resultado, todos os membros acabam sendo prejudicados.

Gera conflitos indesejáveis

Procrastinação também é fonte de conflitos, independentemente do ambiente em que você esteja. Quando em família, cônjuge e filhos se frustram com a falta de cumprimento de promessas. No trabalho, o resultado é um estresse nas relações profissionais, com conflitos que poderiam muito bem ser evitados por meio de uma atitude mais proativa.

Afinal, como parar de procrastinar?

Mas qual o segredo para acabar de vez com a procrastinação? Existem, na verdade, mais de uma atitude que você pode adotar em seu dia a dia para eliminar esse mau hábito da rotina. Confira algumas estratégias que, em conjunto, vão te ajudar nessa tarefa:

post-08

 

1. Entenda quais são seus gatilhos de procrastinação

Todos os procrastinadores possuem gatilhos, algo que os faz iniciar a falta de produtividade, a desconcentração e a inação. Como isso é algo muito subjetivo, cada indivíduo deve fazer uma auto-avaliação e identificar aquilo que te faz iniciar esse processo.

Por exemplo: há quem se distraia por meio de mensagens em redes sociais, apps e e-mail. Há também aquelas pessoas que param tudo que estão fazendo para verificar sites de notícias, televisão e outras fontes de distração que nada têm a ver com o trabalho.

Se você já sabe o que te tira de uma rotina de produtividade, por que não eliminar essas distrações de vez? Esse é o primeiro passo para parar de procrastinar!

2. Divida suas pendências em tarefas menores

Uma das razões pelas quais as pessoas procrastinam é o número cada vez maior de tarefas e pendências que vão se acumulando na sua frente. Não se sabe por onde começar e uma reação natural acaba sendo simplesmente não fazer nada.

Para te ajudar na gestão do tempo e dessas atividades, é indicado que você divida suas pendências em atividades menores, por meio de uma lista detalhada. Isso ajuda muito a garantir um senso de realização quanto ao que já foi feito e motivá-lo a eliminar as pendências que restam.

3. Mude de ambiente

Cansou de trabalhar no escritório? Você trabalha em home office, mas em casa não há como se concentrar atualmente, porque as distrações são cada vez maiores? Que tal uma mudança de ambiente?

Alguns procrastinadores têm relativo sucesso ao manter certa novidade nos lugares em que trabalham, como bibliotecas, cafés, salas de reunião e outros espaços de convivência. Esse tipo de estratégia nos estimula e impede a acomodação aos velhos hábitos.

4. Estabeleça metas ambiciosas, mas também alcançáveis

Se você não tem obtido muito sucesso na realização de metas pessoais e profissionais recentemente, talvez seja porque você não tem estabelecido objetivos corretamente. É importante que eles sejam ambiciosos o suficiente para manter um desafio constante a seus níveis atuais produtividade.

No entanto, devem também ser metas possíveis e alcançáveis, caso contrário você vai ser frustrar por não atingi-las e logo desistirá dessa estratégia.

5. Recompense a si mesmo pelo seu progresso

Segundo a teoria cognitivo-comportamental, o ser humano trabalha melhor por meio de ciclos de estímulos, trabalho e recompensas. Assim, se você quer estimular sua produtividade e deixar a procrastinação de lado, o ideal é que recompense seus progressos.

Conseguiu a aprovação de um projeto no qual trabalho duro? Se parabenize com um jantar de comemoração! Conseguiu render todo um dia sem distrações? Aproveite para deixar o trabalho de lado durante a noite!

6. Saiba o que te motiva a produzir

Por falar em recompensa, também é importante ter em mente o que te motiva a trabalhar, produzir e ser uma pessoa melhor. Se você atua na área em que gosta de trabalhar, na profissão que deseja ter, fica mais fácil enxergar, em um futuro próximo, aquilo que te faz ser mais produtivo.

Se não, que tal se organizar para isso? Tenha bem claro quais são seus objetivos profissionais e trabalhe para isso. É mais realista deixar de procrastinar realizando algo que terá resultados efetivos para o futuro que você deseja.

Agora que você já tem em mãos essas dicas sobre como parar de procrastinar, que tal baixar nosso e-book sobre organização pessoal? Ele vai te ajudar ainda mais nessa tarefa

3 Comentários

  1. Eduardo Macedo disse:

    Muito Show, hoje realmente temos muitas distrações e acabamos deixando
    algumas coisas importantes em segundo plano, o que pode afetar muito nosso
    meio profissional como familiar, também criei um artigo falando sobre “Procrastinação”,
    espero que gostem:

    http://rendapro.com.br/comoparardeprocrastinar/

  2. Ramom disse:

    muito bom o seu conteúdo, também gostei desse artigo! http://boraempreendimentos.com/como-vencer-a-procrastinacao/

  3. Ramom disse:

    ótimo conteúdo bem legal esse artigo, também gostei desse outro artigo: http://boraempreendimentos.com/como-vencer-a-procrastinacao/




Deixe seu comentário