gestão de processos,processos,

22 de Fevereiro de 2018

Entenda como a tecnologia está melhorando a gestão de processos


Os grandes avanços dos últimos anos impactaram a vida das pessoas de diferentes formas. Do ponto de vista corporativo, a adoção de certas tecnologias traz muitos benefícios. A gestão de processos – um desafio constante na rotina empresarial – foi aprimorada com a adoção de ferramentas específicas.

Mas de que forma exatamente a tecnologia afeta a gestão de processos? No artigo de hoje, vamos apresentar todas as vantagens que uma ferramenta focada na gestão de processos proporciona ao negócio.

 

Agilidade

A economia de tempo tem um caráter decisivo para o sucesso de qualquer negócio. Enquanto os processos eram apenas analógicos, muitas horas tinham de ser gastas e vários colaboradores perdiam produtividade. A chegada de ferramentas focadas na gestão de processos provocou uma verdadeira revolução em termos de agilidade.

A automatização contribui para um fluxo de trabalho mais natural e veloz. Com isso, todos conseguem produzir mais e os resultados da empresa tendem a crescer. O ciclo virtuoso se conclui com a satisfação dos clientes, que recebem serviços em um prazo muito menor do que antes.

 

Planejamento

A gestão de processos é uma tarefa permanente nas empresas. A passagem do analógico para o digital trouxe não apenas agilidade, mas um maior fôlego para planejar. Antes, a definição de metas e objetivos de negócio ficava restrita à lentidão na gestão de processos. Por exemplo, determinado projeto só poderia ser aprovado se fosse factível em uma realidade de limitação na gestão de processos.

O planejamento se tornou menos engessado com os avanços tecnológicos. Mais do que isso, existe uma margem para crescimento muito maior. Líderes têm a oportunidade de ousar e traçar objetivos ambiciosos, pois não estão “presos” a uma gestão de processos lenta.

Outro benefício da automatização dos processos é que elas facilitam inclusive a construção do planejamento. Em um ambiente digital acessível a todos os colaboradores, os gestores podem distribuir os projetos e acompanhar sua evolução.

(Leia também: Planejamento estratégico: como superar seus desafios com Neotriad?)

 

Lideranças

Uma ferramenta que automatiza processos beneficia todos os colaboradores, mas o impacto mais positivo se dá sobre os líderes. Quem comanda precisa ter disponibilidade de tempo para se dedicar a seus subordinados e a projetos paralelos. Em uma realidade analógica, os líderes ficavam sobrecarregados porque gastavam tempo e energia em questões burocráticas.

O modelo mais moderno coloca os gestores em uma posição mais condizente com sua responsabilidade. Eles passaram a perder menos tempo com processos para poderem coordenar os projetos e aperfeiçoar o planejamento estratégico. Trata-se de uma mudança bastante significativa, pois melhora o fluxo de trabalho e proporciona a criação de novos projetos.

 

Equipes otimizadas

O impacto da tecnologia na gestão de processos se dá também no rendimento coletivo. À medida que a empresa consegue economizar horas em procedimentos burocráticos, os colaboradores têm mais tempo para outras tarefas.

A otimização das equipes acontece por meio de uma ação dos gestores, que direcionam os funcionários para as atividades importantes. A maior agilidade nos processos também aumenta o rendimento de cada membro da equipe. Dificilmente acontecem aqueles casos em que um colaborador fica “preso” em uma tarefa mecânica por duas horas. A automatização da gestão de processos se encarrega disso e a força de trabalho pode ser mais bem aproveitada.

(Para otimizar as equipes, é fundamental delegar tarefas com sabedoria. Confira as 7 dicas para delegar com sucesso)

 

Gestão de crises

Uma ferramenta pensada para a gestão de processos também demonstra seu valor quando imprevistos acontecem. Qualquer empresa está sujeita a situações de crise que precisam ser controladas com rapidez e eficiência. Neste sentido, a tecnologia funciona bem como extintor na gestão de crises. Há duas razões básicas para isso:

  • Identificação imediata: empresas que dispõem de uma ferramenta para a gestão de processos são alertadas assim que um imprevisto acontece. As tecnologias mais recentes são ágeis tanto para dar andamento aos processos quanto para identificar eventuais falhas.
  • Colaboradores aptos a resolver: se a crise é identificada ainda no início, fica menos complicado resolvê-la. Por isso, basta o líder designar essa tarefa para um funcionário capaz de cumpri-la. Claro que em alguns casos o próprio gestor tem de tomar a frente para evitar que o incêndio tome proporções maiores.

Competitividade

O aumento significativo da eficiência na gestão de processos tem um efeito natural sobre a competitividade da empresa. E isso é válido para diversos segmentos. A conta é bastante simples: se outros players ainda estão no formato analógico, certamente estão produzindo menos a cada dia. E os resultados não demoram a aparecer. Clientes atendidos com maior agilidade e por colaboradores que não estão sobrecarregados se tornam fiéis àquela empresa.

Isso serve de alerta para as companhias que ainda resistem em adotar um software focado em gestão de processos. Se a implementação de uma ferramenta gera resultados quase imediatos, o caminho inverso também se aplica. Empresas que ficam para trás podem amargar verdadeiras crises com a perda de clientes e, consequentemente, de faturamento. A escolha mais lógica é abraçar a tecnologia e entendê-la como uma evolução decisiva na gestão de processos.

(Aumentar a competitividade não é garantia absoluta de novos clientes batendo à sua porta. Confira outras 5 estratégias eficazes para conquistar novos clientes)

Afinal, como ter acesso a todas essas vantagens?

É realmente notável como a tecnologia revolucionou a gestão de processos. Você deve estar se perguntando onde encontrar uma ferramenta que traz tantos benefícios para a rotina de uma empresa.

O software Neotriad está entre os grandes destaques no atual cenário de tecnologias focadas na gestão de processos. A ferramenta proporciona um verdadeiro salto nos resultados corporativos. Equipes que utilizam bem seu tempo produzem muito mais. O Neotriad automatiza os processos e simplifica o trabalho dos gestores, que passam a ter um controle pleno sobre a produtividade de seus subordinados.

O Neotriad funciona em um ambiente digital e intuitivo, acessado por todos os colaboradores da empresa. Com isso, eles têm acesso aos projetos em andamento e podem executar tarefas de maneira mais inteligente. A gestão de processos também se torna mais eficaz por meio dos relatórios gerados pelo software, que possibilitam revisões pontuais. Aproveite esta oportunidade e converse com um de nossos especialistas, temos soluções personalizadas para a sua equipe!

 





Deixe seu comentário