colaboradores,empresa,estratégia,liderança,produtividade,

6 de junho de 2019

Trabalho em equipe nas empresas deve ser incentivado


O que leva uma empresa ao sucesso? Palavras como inovação, criatividade, eficiência, gestão, planejamento e processos costumam fazer parte das respostas. Mas não podemos nos esquecer da importância do trabalho em equipe nas empresas. A força do conjunto é indispensável para que um negócio prospere. 

Muitos líderes encontram dificuldade para desenvolver o trabalho em equipe nas empresas. É provável que falte um incentivo para mais cooperação entre os funcionários. Pois é fato que um time entrosado tem muito mais condições de entregar resultados expressivos. 

Nesse post, reforçamos a importância do trabalho em equipe nas empresas e ajudamos você a desenvolver esse mindset em seu negócio. 

Trabalho em equipe não é simples de ensinar 

A primeira orientação a um líder que deseja incentivar o trabalho em equipe na sua empresa é ter paciência. Porque o espírito coletivo não aparece de uma hora para outra, ele costuma seguir um processo gradual. 

Muitas pessoas estão acostumadas a executar as próprias tarefas no dia a dia sem dar grande atenção ao que está ao seu redor. Por um lado, isso indica foco e pode proporcionar bons resultados com agilidade. Porém, a postura implica em uma dificuldade maior em trabalhar em equipe. 

Para que a sua empresa cultive um ambiente de cooperação, é preciso mostrar o valor disso aos colaboradores. Ensinar trabalho em equipe não é como passar uma fórmula ou técnica a alguém. Trata-se de um processo de convencimento e entendimento de como um negócio pode funcionar melhor. 

Valorize a comunicação 

A comunicação é um dos principais pilares do trabalho em equipe.

Se você deseja despertar um senso coletivo em seus colaboradores, é indispensável que eles interajam com frequência. Por isso, a comunicação é um dos pilares do trabalho em equipe. 

O papel do líder é mostrar aos funcionários que eles podem contar uns com os outros para esclarecer dúvidas e ajudar na resolução de problemas. O sentimento de troca e de cumplicidade tende a crescer e o trabalho em equipe pode aflorar com mais facilidade. 

Uma das maneiras de fortalecer a comunicação da equipe é promover jogos e interações. Algumas dinâmicas pautadas nas conversas com os colegas para encontrar caminhos são bastante positivas nesse processo. Veja alguns exemplos de exercícios que podem funcionar: 

Pintar um mural público: que tal reunir a sua equipe para uma manhã de trabalho voluntário? Pintar um grande muro é uma oportunidade para as pessoas perceberem a contribuição de seus colegas e como a soma dos esforços individuais leva a um resultado coletivo consistente. Além disso, uma atividade lúdica como essa proporciona conversas informais que nem sempre aparecem dentro da empresa. 

Realizar uma trilha: outra atividade ao ar livre com bom potencial é uma trilha em uma montanha, praia ou floresta. Ao longo do percurso, haverá obstáculos e situações de pressão em que a colaboração entre as pessoas terá papel decisivo. Essa necessidade de cooperação cria um sentimento de união que pode se refletir na rotina corporativa. 

Fazer uma simulação de sobrevivência: alguns jogos de simulação são muito bons para promover o trabalho em equipe. Em situações extremas como a queda de um avião, as pessoas têm de tomar decisões sob pressão para se manterem vivas no game. Como o foco é o bem-estar coletivo, esse tipo de dinâmica envolve votações pelo melhor caminho a se tomar e também muita argumentação para convencer os companheiros. Isso faz com que as pessoas escutem umas às outras e fortaleçam a confiança.  

Esteja de prontidão para resolver conflitos 

Resolver conflitos rapidamente deve ser uma responsabilidade do líder.

À medida que os profissionais se aproximam e passam a interagir mais, é natural que alguns desentendimentos aconteçam. Resolver rapidamente questões é importante e deve ser uma tarefa assumida pelo líder. Procure ouvir os envolvidos e buscar a compreensão entre eles para evitar que o problema reapareça mais à frente. 

O líder presente e atento a eventuais problemas de relacionamento tem outro trunfo importante. Portanto, sua participação na resolução dos conflitos permite conhecer melhor a equipe e as particularidades de cada um. 

(Leia também: Como o gestor de equipes deve atuar na resolução de conflitos

Seja exemplo em todas as situações 

Deseja que seu time demonstre maior unidade em suas ações? Então, seja um exemplo positivo!  

Comandantes que ouvem a opinião dos colaboradores e evitam centralizar demais as decisões mostram à equipe que todos podem ajudar e que a cooperação vai ser o motor na busca por resultados cada vez melhores. 

A ideia de ser um bom exemplo vale para diferentes situações de uma empresa. O líder deve se mostrar firme nas decisões e, ao mesmo tempo, ser um bom ouvinte das sugestões de seu time. Além disso, é importante transparecer tranquilidade para encarar problemas pontuais que podem surgir em qualquer negócio. 

Mantenha o pensamento positivo 

É fundamental manter o ânimo da equipe, mesmo em momentos difíceis.

Há momentos em que os resultados são pouco animadores, mas isso não pode se refletir na postura do líder. É fundamental manter a altivez para não deixar o ânimo da equipe baixar. 

O pensamento positivo é importante para que o time não perca a sua coesão. Do contrário, os conflitos podem voltar com força total, pois algumas pessoas começam a apontar o dedo para colegas diante de resultados negativos. Uma possível queda no astral da equipe leva as pessoas a se tornarem mais individualistas e confiarem menos em seus companheiros para resolver problemas. 

A ferramenta ideal para o trabalho em equipe! 

Existem diferentes caminhos para promover o trabalho em equipe nas empresas. Além das dicas apresentadas até aqui, vale a pena recorrer à tecnologia para que seu time funcione como um grande organismo. O Neotriad é a melhor ferramenta para organizar projetos e atividades do dia a dia. Por meio desse software, o líder tem o controle total sobre a rotina de seus colaboradores e dos processos da empresa. Conheça todos os benefícios do Neotriad e faça um teste gratuito durante duas semanas!




Deixe seu comentário