estresse,livre de estresse,

setembro 28, 2017

Conheça 4 caminhos para ter uma vida livre de estresse


A rotina de pressão que encaramos dia após dia pode gerar um quadro de estresse que compromete a produtividade e a saúde. Manter a calma traz uma série de benefícios, dentre os quais um bem-estar mental que ajuda a manter o bom desempenho profissional. Sucumbir diante do estresse também causa problemas pessoais, por isso é importante encontrarmos maneiras de driblar esse fantasma.

Uma vida livre de estresse não é tão difícil quanto parece. Colocar algumas atitudes em prática pode lhe ajudar a manter a estabilidade emocional e não se irritar excessivamente diante de adversidades. Neste artigo, elencamos quatro caminhos para você se ver livre do estresse e ter um ganho pessoal e profissional.

(Leia também: Como o estresse no trabalho pode afetar minha produtividade?)

 

1 Evite ter pressa pela manhã

Um ritual matinal é o primeiro passo para começar o dia com o pé direito e se blindar contra o estresse. Esqueça aquela história dos 10 minutinhos a mais de sono que lhe obrigam a correr uma verdadeira maratona para chegar a tempo no trabalho. Vale a pena estabelecer uma rotina que lhe permita fazer tudo com calma pela manhã. Ler e meditar são dois exercícios bastante recomendados para iniciar o dia. Também é importante tomar o café da manhã sem pressa e, de preferência, com uma boa variedade e quantidade de nutrientes.

Esse mindset de calma e tranquilidade pela manhã tende a nortear o seu dia e ajudá-lo a lidar melhor com situações de pressão. Ao mesmo tempo, quando o ritual matinal é de correria e cansaço mental, o reflexo pode também se dar no ambiente de trabalho.

Outra grande ajuda é planejar o dia seguinte na noite anterior. Nada mais do que cinco minutos em que você escreve uma lista com os afazeres previstos. Essa atitude simples ajuda a limpar a mente para uma noite de sono mais plena. Mas é evidente que o planejamento de atividades não deve se resumir a isso, o mais indicado é mapear suas tarefas e compromissos com dias de antecedência.

(Leia também: Primeiros passos para o gestor de equipes usar o Neotriad)

 

l3

2 Entenda como você lida com situações de estresse

O autoconhecimento é a chave para muitos problemas, inclusive para lidar com o estresse. Há pessoas que reagem instintivamente de forma dura diante de situações de pressão ou pessoas mal educadas. Entender esses momentos que funcionam como gatilhos de ativação do estresse na sua rotina pode ajudar a domá-los. Possivelmente, você não conseguirá anular os gatilhos com 100% de eficiência, mas reconhecê-los vai permitir uma preparação mental para quando esses momentos surgirem. Criar essa espécie de barreira reduzirá a ansiedade e pode ser uma atitude decisiva no combate ao estresse.

Em relação aos gatilhos do estresse no dia a dia, existem alguns tipos bem comuns. Por exemplo, um ambiente de trabalho hostil e barulhento é considerado um gatilho considerado natural, pois você não pode evitá-lo. Há também os gatilhos invisíveis, que podem ser combatidos com autoconhecimento. Um bom exemplo é aquela prática de matutar por horas e horas sobre uma preocupação. Por mais que pareça prudente pensar muito sobre aquilo, o resultado pode ser um acúmulo de estresse que romperá a barragem a qualquer momento.

(A busca pelo autoconhecimento pode ser aplicada de diferentes formas. Nesse vídeo, Christian Barbosa – maior especialista do Brasil em produtividade e gestão do tempo – ajuda você a entender em quais horário é mais produtivo)

 

l5

3 Demonstre gratidão pelas pequenas coisas

O pensamento positivo é um santo remédio para reduzir a ansiedade e lidar melhor com situações difíceis. Parte desse mindset tem relação direta com o grau de gratidão que demonstramos diariamente. Essa ideia de se mostrar agradecido não se resume a buscar grandes aspectos da sua vida pelos quais você acha justo demonstrar gratidão. É claro que eles são importantes, mas você não pode se esquecer das pequenas coisas que ajudam a tornar a sua vida melhor. Uma dica é anotar em um caderninho situações ou atitudes corriqueiras que você julgou positivas e gostaria de demonstrar gratidão em relação a elas. Às vezes, pode ser até mesmo um fenômeno natural como uma chuva que chega após semanas de tempo seco.

Anotar as pequenas coisas tem um efeito positivo sobre o corpo e a mente que vão muito além da redução da ansiedade. Trata-se de um hábito simples que traz um resultado poderoso. Portanto, vale a pena reservar alguns minutos durante o dia para isso.

 

l

4 Evite ser uma pessoa multitarefa

Alguém pode imaginar que fazer várias coisas ao mesmo tempo é um sinal de eficiência e alta produtividade. Ledo engano. O conceito da multitarefa é um problema sério porque muitas pessoas pensam cumprir várias atividades simultaneamente e, de fato, não conseguem fazer nada direito. Não devemos confundir a correria da rotina com a necessidade de multitarefar. Para cumprir todas as atividades, é preciso organização para conseguir encaixá-las ao longo do dia.

A dedicação a uma tarefa de cada vez é o melhor caminho para elevar a produtividade individual e coletiva. Outro benefício é a redução da ansiedade, já que a multitarefa cria uma série de pendências simultâneas que tiram qualquer um do sério. Ou seja, multitarefar é a porta de entrada para uma vida inundada pelo estresse. Com método e planejamento, é possível cumprir as tarefas – uma a uma – e perceber como o dia rende quando nos dedicamos a uma atividade por vez.

(A multitarefa já foi assunto aqui no blog. Nesse artigo, apresentamos os 7 mitos produtividade, dentre os quais a multitarefa)

 

Comece a se planejar

Como criar uma organização eficaz e evitar a multitarefa? Anote as atividades e monte um planejamento semanal. Acredite, isso fará você ganhar horas preciosas na sua semana e aumentará a produtividade de maneira surpreendente. Um dos melhores métodos para se organizar e melhorar a gestão do tempo é o software Neotriad. A ferramenta digital ajuda a aumentar a produtividade pessoal e profissional, com a possibilidade de gerir equipes de forma simples e eficiente. Conheça o Neotriad e faça o teste grátis por 14 dias.

6 Comentários

  1. Fabio Cassiano disse:

    Gostaria de receber outras informações sobre melhor gestao da equipe de vendas.
    Sou supervisor de uma equipe com 15 vendedores aqui no RJ.
    Obrigado

  2. Luciene Martins disse:

    Agradeço por esses e outros artigos que recebo. A leitura é agradável e de muito aprendizado. As lições servem para o trabalho e para a vivência de uma vida mais feliz. Isso que é legal!

  3. silvana disse:

    o app do neotriad já está mandando notificações dos compromissos e tarefas?




Deixe seu comentário