Assertividade: como ter no ambiente de trabalho?

assertividade, homem conversando com equipe em pé

Os melhores resultados profissionais advêm de diferentes fatores. Um dos mais relevantes é a habilidade de comunicação. Se você observar as pessoas de maior destaque profissional, provavelmente perceberá um ponto em comum: a capacidade de comunicação efetiva. Aprender a expor suas ideias e conseguir se fazer ouvido é uma habilidade que requer prática consciente. A comunicação assertiva é uma habilidade que traz esse tipo de benefício para a carreira.

Comunicação passiva x comunicação agressiva

A comunicação assertiva é o meio entre a comunicação passiva e a agressiva. Você está se comunicando de forma passiva quando apenas ouve a opinião dos demais e permanece calado sem expressar sua vontade.

Nesses momentos você simplesmente aceita o que foi decidido pelo restante da equipe de trabalho. As razões para agir dessa forma podem ser variadas. Uma pessoa pode assumir essa postura, por exemplo, por não estar a fim de entrar numa discussão pois isso pode lhe gerar incomodação.

No outro extremo temos a comunicação agressiva. Você está se comunicando agressivamente quando tenta impor a sua opinião de qualquer forma. Levanta a voz e utiliza palavras que afrontam a outra pessoa.

Nesses casos, a pessoa que está falando com você acaba se sentindo ignorada ou ameaçada, por exemplo. O problema dessa abordagem é que tende a fechar o canal de comunicação com o outro lado e você também não consegue o que quer.

(Leia também: 6 hábitos que atrapalham a comunicação interna da sua empresa)

Como funciona a comunicação assertiva?

Já a comunicação assertiva elimina esse lado problemático das outras duas, trazendo benefícios. A assertividade significa em primeiro lugar se expor e dar a sua opinião.

Ao contrário da comunicação passiva, não se esconder. Você fala o que gostaria de dizer. Isso traz alguns benefícios. Você tira aquela angústia causada quando fica calado e se deixa passar pela vontade alheia.

Ao apresentar suas ideias, você está de fato lutando pelo que quer.  Adicionalmente você passa a ser mais respeitado por ser alguém que se posiciona frente às situações.

Ao mesmo tempo, a assertividade é uma forma de comunicação sem agressividade. É uma comunicação calma, clara e precisa. Sem rodeios. Simples e direta. Você apresenta o seu ponto de vista e ao mesmo tempo está aberto a ouvir e respeitar a opinião dos demais.

Dessa forma, cria um vínculo com as outras pessoas de tal modo que fiquem mais receptivas a ouvir o que você tem à dizer. A comunicação assertiva também foca nos fatos e não na pessoa.

Assertividade na prática

Imagine que a sua equipe de trabalho esteja discutindo como resolver um determinado problema no projeto que estão trabalhando. Adotar uma comunicação passiva seria se abster de dar a sua opinião e deixar que os outros decidam sobre o curso a seguir.

Por outro lado, comunicar-se de forma agressiva seria se dirigir a um colega dizendo algo como “A sua ideia não é boa. Você não tem conhecimento nessa área assim como eu tenho”.

Por fim, temos a opção da assertividade.

Dessa maneira você diria algo como “Sugiro adotarmos este curso de ação pois os fatos A, B e C apontam que esta é a melhor solução”.  Procura apontar fatos e não apontar o dedo para o outro.

Habilidade de comunicação é essencial no ambiente de trabalho. Pode fazer uma tremenda diferença.

A comunicação assertiva é uma forma de você se posicionar sem deixar de ser ouvido. Ao mesmo tempo, manter um bom canal de comunicação com os demais. Ouvindo e sendo ouvido. Uma habilidade que pode trazer contribuição significativa para o seu crescimento profissional!

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